A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 4   Sistemas de Avaliação da Qualidade - 100%

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Como uma das grandezas mais utilizadas na indústria, a vazão tem diversas aplicações desde medição de vazão de água em estações de tratamento e residências até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas como a vazão de sangue no sistema circulatório. Em linhas gerais, a escolha correta de um determinado instrumento para mediação de vazão depende de vários fatores. Dentre eles pode se destacar a confiabilidade e incerteza requerida sobre o valor medido. Para garantir a qualidade das medições, é importante registrar os cálculos de incerteza da medição.
Ter em mãos os cálculos de incerteza ao fazer a medição de vazão é importante, pois:
I. A incerteza é o parâmetro associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando.
II. A incerteza de uma medição é uma evidência da diferença que pode existir entre o verdadeiro valor da grandeza medida e o resultado obtido com a medição.
III. Sem a informação sobre a incerteza, pode-se considerar que o resultado de uma medição não está completo.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação II é correta
	
	B
	Somente a afirmação III é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e III são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Para verificar a qualidade dos componentes e materiais recebidos de fornecedores, bem como dos produtos intermediários e finais, são necessárias medições e verificações com base em padrões previamente definidos. A metrologia é utilizada pelas organizações para controlar a qualidade destes componentes por meio de medição direta ou indireta. Para tanto são utilizados instrumentos de medição, cada qual adequado a um tipo de situação.
Leia as afirmações a seguir sobre estes instrumentos:
I. O paquímetro é utilizado para medir dimensões lineares internas e externas e de profundidade de uma peça, bem como ressaltos
II. O micrômetro permite a leitura de uma espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico
III. O relógio comparador é utilizado para a medição da excentricidade de peças, o alinhamento e a centragem de peças nas máquinas, o paralelismo entre faces e medições internas e de detalhes de uma peça de difícil acesso.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	Somente a afirmação III é correta.
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A Folha de Verificação é um importante formulário usado para facilitar a coleta e registro dos dados, no qual os itens a serem examinados já estão impressos no quadro de lançamento.
Analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta que afirma sobre os tipos mais empregados de coleta de dados:
I.   distribuição de frequência de um item de controle de um processo;
II.  classificação de defeitos;
III. localização de defeitos;
IV.  inclui as relações e responsabilidades dos fornecedores;
V.   identificação de causas de defeitos;
	
	A
	II, III, V
	
	B
	I, II, III, IV
	
	C
	I, II, III, V
	
	D
	III, IV, V
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Uma das ferramentas utilizadas no Controle Estatístico de Processo (CEP) é o gráfico de controle. O gráfico de controle serve para separar causas assinaláveis (possíveis de serem identificadas e acompanhadas) de causas aleatórias (cuja ocorrência não pode ser prevista). Na figura pode-se observar um destes gráficos e verificar as seguintes situações:
1. Há pontos em que o processo está fora de controle tanto no LSC (Limite Superior de Corte) como no LIC (Limite Inferior de Corte).
2. Os pontos que estão entre o LSC (Limite Superior de Corte) e o LIC (Limite Inferior de Corte) são valores aceitáveis para o processo.
3. O processo atende às especificações em todas as amostras feitas.
É correto o que se afirma:
	
	A
	Somente em 1.
	
	B
	Somente em 1 e 2
	
	C
	Somente em 2 e 3.
	
	D
	Em 1, 2 e 3.
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Analise as afirmações e verifique se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F), com relação aos Tipos de Histogramas. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
(    ) O valor médio localiza-se fora do centro do gráfico, é uma característica do Histograma do tipo Assimétrico;
(    ) A frequência diminui de modo abrupto de um ou dois lados do gráfico, é uma característica do Histograma do tipo Despenhadeiro;
(    ) Pode ocorrer quando a variável é contínua e não existem restrições para os valores que podem ocorrer, é uma característica do Histograma do tipo Ilhas isoladas;
(    ) A frequência é baixa no centro do gráfico e existe um pico a direita e outro a esquerda, é uma característica do Histograma do tipo Simétrico;
(    ) É usualmente encontrado quando não é possível a variável assumir valores mais altos ou mais baixos do que um determinado limite, é uma característica do Histograma do tipo Bi - modal;
	
	A
	V, F, F, V, V
	
	B
	V, V, F, F, F
	
	C
	F, F, V, F, V
	
	D
	F, V, F, V, F