Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre família e a escola. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	a existência da família por si só, assegura o processo formativo e o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis;
	
	
	nos dias de hoje, a escola tem que substituir a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos;
	
	 
	é função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens;
	
	
	a escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens;
	
	
	as conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família; se fazendo necessário repassar a responsabilidade de educar aos profissionais da educação;
	
	
	
		
	
		2.
		O processo de ensino e aprendizado requer do professor uma organização e flexibilidade para que ele seja efetivo e adaptado as reais necessidades e interesses dos alunos. Isso significa que:
	
	
	
	
	Quando a educação acontece mediada pela reflexão do educador sobre as reais necessidades dos alunos é considerada educação tradicional.
	
	
	O processo de ensino, dessa forma, demonstra que o processo a partir do dueto aluno e professor deve considerar apenas o conteúdo ministrado pelo professor através da memorização.
	
	
	Quando o processo de ensino é efetuado desse modo temos a aprendizagem engessada, o que leva a formação não crítica dos alunos.
	
	
	Esse tipo de processo de ensino incorpora os preceitos behavioristas da educação técnica.
	
	 
	O processo de ensino quando acontece a partir das necessidades e interesses dos alunos, permite que haja a aprendizagem significativa.
	
	
	
		
	
		3.
		(IFB - 1/2016 - DOCENTE - Q 09) Sobre a construção da identidade docente que respalda a prática em perspectivas progressistas, considere as assertivas abaixo.
I. É um processo concluído após a licenciatura, pois durante a formação inicial recebe-se conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social.
II. Para construí-la é preciso que desenvolva a capacidade de compreensão da própria prática e, a partir dela, construir e transformar seus saberes-fazeres docentes.
III. A profissão do professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade que a torna definitiva.
IV. O crescimento quantitativo dos sistemas de ensino não tem correspondido a um resultado formativo (qualitativo) adequado às exigências da população envolvida, nem às exigências das demandas sociais, demonstrando assim a necessidade de uma nova identidade profissional do professor.
V. Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão e da revisão constante dos significados sociais da profissão.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS.
	
	
	
	 
	II, IV, V
	
	 
	I, II, III, IV, V
	
	
	II, III, IV
	
	
	I, III, V
	
	
	I, II, IV, V
	
	
	
		
	
		4.
		Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
	
	
	
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	
	
		
	
		5.
		A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Os conteúdos são baseados em temas geradores. Assim, pode ser um exemplo de aula o professor:
	
	
	
	
	 da zona rural pode trabalhar a temática do campo da seguinte forma: aula expositiva usando vídeo durante todo o seu horário e na aula seguinte aborda um outra tema relativo à zona rural
	
	
	 fazer a exposição de um dado tema para os alunos e em seguida aplicar um exercício de fixação
	
	 
	 trazer uma temática social para ser debatida pelos alunos
	
	
	 da zona rural trabalha uma temática do campo usando vídeo durante todo o seu horário e pede para os alunos realizarem uma lista de tópicos sobre o vídeo para finalizar o conteúdo e na aula seguinte aborda outro conteúdo.
	
	
	expor a sua aula em forma texto e em seguida pede para os alunos elaborarem um resumo.
	
	
	
		
	
		6.
		Hoje, com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão de informação, novas reflexões sobre o papel da educação e das organizações educacionais tomam cada vez mais espaço na vida social. O mundo moderno marcado pela globalização da economia vem exigindo cada vez mais mudança no perfil do trabalhador. Autonomia, saber trabalhar em equipe, capacidade de argumentação, visão crítica de mundo são algumas competências que o professor deve mobilizar em seus alunos. Entretanto, para que o professor desenvolva essas competências, é preciso que, ele igualmente, busque sua emancipação social e se aproprie criticamente acerca de modelos teóricos/pedagógicos já existentes. Sendo assim, é preciso que o professor seja:
	
	
	
	
	carismático
	
	 
	pesquisador
	
	
	conteudista
	
	
	tecnicista
	
	
	pragmatista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Arroyo (2000), no livro "Ofício de Mestre: imagens e autoimagens" defende que o professor só encontrará o sentido educativo do seu ofício, se descobrir a humana docência. Para isso, segundo o autor, é necessário que o professor:
	
	
	
	 
	reconstrua seu papel, estabelecendo relações mais humanas com seus alunos através do diálogo e da reflexão crítica.
	
	
	difundao entendimento da preponderância do aspecto disciplinar no processo de aprendizagem.
	
	
	reforce seu papel como o detentor do conhecimento no processo ensinoaprendizagem do aluno.
	
	
	avalie seu aluno de forma somativa, preponderando as aspectos quantitativos sobre os qualitativos
	
	
	evite a transgressão pedagógica, considerando o risco de fracasso e prejuízo para as políticas públicas.
	
	
	
		
	
		8.
		"As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos - liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não-críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais:
	
	
	
	 
	escola nova e tecnicista
	
	
	critico-social e tradicional
	
	 
	libertadora e tradicional
	
	
	histórico-críticas e libertadora
	
	
	tradicional e libertária

Mais conteúdos dessa disciplina