Buscar

ARTICULAÇAO MEMBROS SUPERIOS MI TIRAR COR

Prévia do material em texto

As articulações do membro inferior são basicamente articulações sinoviais. Sendo as mais importantes: articulação do quadril, articulação do joelho, articulação do tornozelo e as articulações do pé.
Articulação do Quadril ou Coxofemural
É a articulação existente entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Ela é classificada como sinovial esferóide e permite movimentos amplos em todos os eixos como rotação, adução, abdução, flexão, extensão e circundução. 
. Os ligamentos que unem essa articulação são:
Ligamento iliofemoral: é um feixe fibroso muito resistente que se origina da espinha ilíaca antero-superior e caminha em direção a linha intertrocantérica.
Ligamento pubofemural: origina-se da crista obturatória e do ramo superior do pube.
Ligamento isquiofemural: é uma fita triangular de tecido fibroso denso que se inicia no ísquio distal e caminha em direção a cápsula articular.
Ligamento redondo da cabeça do fêmur: é um ligamento intra-articular que fixa a fóvea da cabeça do fêmur a incisura do acetábulo.
Articulação do Joelho
É uma articulação complexa que pode ser dividida para facilitar seu estudo. Existe uma articulação sinovial plana entre o fêmur e a patela (articulação femoropatelar). Outra sinovial do tipo gínglimo entre os côndilos do fêmur e os côndilos da tíbia.
Os movimentos da articulaçao do joelho são: flexão, extensão e rotação (diminuta e somente quando está fletido). Os ligamentos que fixam o joelho são:
Ligamento patelar: é a parte central do tendão do quadríceps femoral, sai das margens adjacentes ao ápice da patela indo se inserir na tuberosidade da tíbia.
Ligamento poplíteo obliquo: é largo e achatado, se origina do côndilo lateral do fêmur e cruza a articulação indo se inserir no côndilo medial da tíbia.
Ligamento poplíteo arqueado: é pequeno em relação aos demais. Fixa o processo estilóide da cabeça da fíbula ao côndilo lateral do fêmur.
Ligamento colateral tibial: é uma fita membranosa que une o côndilo medial do fêmur ao côndilo medial da tíbia.
Ligamento colateral fibular: é um cordão fibroso que une o processo estilóide da cabeça da fíbula ao côndilo lateral do fêmur.
Ligamentos cruzados: são ligamentos intra-articulares formados por feixes fibrosos muito resistentes que se cruzam. O ligamento cruzado anterior se origina da eminência intercondilar da tíbia e da face anterior do menisco lateral e se insere no côndilo medial do fêmur. O ligamento cruzado posterior se origina da fossa intercondilar da tíbia e se insere no côndilo medial do fêmur.
Ligamento transverso: é uma faixa fibrosa que une anteriormente o menisco lateral ao menisco medial.
Menisco medial: é quase semicircular, mais largo em sua porção externa do que interna para criar uma cavidade que limita o côndilo do fêmur, está fixado ao outro menisco pelo ligamento transverso do joelho.
Menisco lateral: é quase circular, ocupa quase toda a face articular do condilo lateral da tíbia. Da parte anterior da sua margem surgem feixes fibrosos que se estendem em direção a menisco medial para formar o ligamento transverso do joelho.
Articulações entre a Tíbia e a Fíbula
As uniões entre a tíbia e a fíbula se dão pela articulação tibiofibular proximal, tibiofibular distal e pela membrana interóssea que se estende entre os ossos em quase toda sua extensão.
Articulação Tibiofibular proximal
É uma articulação sinovial plana entre a face articular da cabeça da fíbula e a face articular fibular da tíbia. As superfícies contíguas desses ossos são planas e ovalares, estão cobertas por cartilagem e unidas pela cápsula articular e pelo ligamento anterior e posterior. Permite apenas diminutos movimentos de deslizamento. Os ligamentos:
Ligamento anterior: vai da cabeça da fíbula à face anterior do côndilo lateral da tíbia.
Ligamento posterior: origina-se da parte posterior da cabeça da fíbula e se insere no côndilo lateral da tíbia.
Membrana Interóssea
Articulação Tibiofibular distal
É uma sindesmose formada entre a face articular do maléolo lateral e a incisura fibular da tíbia
Articulação do Tornozelo ou Talocrural
É uma articulação sinovial em gínglimo que se forma quando a extremidade distal da tíbia e seu maléolo, o maléolo da fíbula e o ligamento tibiofibular anterior, que em conjunto formam o encaixe que recebe a extremidade convexa superior do Tálus e suas faces articulares. Os movimentos que o tornozelo é capaz de fazer são muito amplos e se constituem pelo somatório de extensão, flexão, inversão e eversão do pé. Os ligamentos que unem esta articulação são:
Ligamento deltóide: tem forma de triângulo e une o maléolo medial ao osso calcâneo.
Ligamento talofibular anterior: une o maléolo lateral ao tálus.
Ligamento talofibular posterior: é o mais forte ligamento do tornozelo, fixa o maléolo lateral ao osso tálus pela face posterior. Ligamento calcaneofibular: é uma corda fina e longa que une o maléolo fibular ao tubérculo do calcâneo.
Articulações do Pé
Articulações do Tarso
A articulação Tálus-calcânea é uma sinovial tropóide-esferóide combinada. Permite movimentos de supinação e pronação
Articulações Tarsometatarsais
Articulações Intermetatarsais
Articulações Metatarsofalângicas
Articulações Interfalângicas

Continue navegando