Buscar

Faça valer a pena 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faça valer a pena
 1. Relacione as concepções e ideias sobre a avaliação educacional com os respectivos teóricos.
 1. Jussara Hoffmann 
2. Ana Maria Saul . 
3. Ralph Tyler 
4. Luiz Carlos de Freitas e Mara Regina Lemes de Sordi 
5. Cipriano Carlos Luckesi 
a. ( ) Concebe a avaliação como procedimento que permite verificar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados pelo programa e fornece informações sobre o desempenho dos alunos, verificando se as experiências de aprendizagem tal como planejadas e desenvolvidas estão atingindo os resultados esperados. 
b. ( ) Fundamenta suas ideias na perspectiva da construção do conhecimento e defende que a avaliação deve ter uma função dialógica e que sirva para promover os seres moral e intelectualmente, tornando-os críticos, participativos, inseridos no seu contexto social e político
c. ( ) Afirma que a avaliação não pode limitar-se a medir, a verificar, mas deve informar o professor sobre o processo de ensino-aprendizagem para tomar decisões sobre o planejamento educacional, orientando as práticas pedagógicas no sentido de garantir a aprendizagem de todos os alunos. 
d. ( ) A avaliação deve estar comprometida com o futuro, com o que se pretende transformar, a partir do autoconhecimento crítico do concreto, do real. A avaliação deve iluminar o caminho da transformação.
e. ( ) Considera que a avaliação deva ser transformadora, contínua, comprometida com o desenvolvimento do aluno significa e deva questionar os objetivos da escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos teóricos as suas respectivas ideias.
a) a3; b1; c5; d2; e4.
b) a5; b2; c3; d4; e1.
c) a2; b4; c1; d3; e5
d) a4; b3; c5; d1; 
e2. e) a3; b2; c4; d5; e1.
2. Segundo Charles Hadji (2001, p. 19), uma das funções da avaliação é a de “contribuir para uma boa regulação da atividade de ensino (ou de formação no sentido amplo). Trata-se de levantar informações úteis à regulação do ensino/aprendizagem”. Essa função da avaliação expressa por Hadji indica a concepção de: 
a) Avaliação classificatória. 
b) Avaliação somativa.
 c) Avaliação emancipatória. 
d) Avaliação tradicional.
 e) Avaliação formativa
3. Os teóricos da avaliação assinalam que uma das funções da avaliação na escola tem sido a decidir sobre a aprovação e a reprovação dos estudantes no final do ano letivo. A esse respeito, Vasconcellos (1998, p. 23) afirma que “esta função tem sido tão bem exercida que temos os famosos índices de 50% de reprovação já na 1ª série do ensino fundamental e mais de 60% de evasão até o término da 8ª série”. Os dados estatísticos mais atuais indicam uma melhora nos índices de reprovação e abandono (evasão) da escola brasileira, como podemos observar na tabela a seguir.
	Etapa Escolar 
	Reprovação 
	Abandono 
	Aprovação 
	Anos Iniciais
	5,8% 902.890
	reprovações 1,0% 153.221
	93,2% 14.506.294 aprovações
	Anos Finais
	11,1% 1.376.686 reprovações
	3,2% 393.448 abandonos
	85,7% 10.598.674 aprovações
	Ensino Médio
	11,6% 922.910 reprovações
	6,8% 545.949 abandonos
	81,6% 6.514.218 aprovações
Observando o quadro com dados do Censo Escolar de 2015 e considerando as afirmações feitas por Celso Vasconcellos em 1998, assinale a alternativa correta: 
a) Nas últimas duas décadas houve uma melhora considerável dos índices de reprovação e abandono, pois o autor, Celso Vasconcellos, indica que na 1ª série do ensino fundamental o índice de reprovação era de 50% e, em 2015, esse número é de 5,8% nos cinco anos iniciais do ensino fundamental. Esse é um indicador de uma importante mudança nas concepções de avaliação. 
b) A análise dos dados estatísticos indica que, à medida que os estudantes vão avançando nas etapas de escolarização, as taxas de reprovação e abandono também vão aumentando. Podemos afirmar que a diminuição das taxas de reprovação nos iniciais do ensino fundamental é resultado mudanças nas concepções e práticas avaliativas. 
c) Quando analisamos os dados e vemos que nos anos iniciais os índices de reprovação e abandono são menores e que nos anos finais e no ensino médio as taxas aumentam, uma hipótese que poderia explicar esse aumento está relacionada à organização do ensino. A organização das escolas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio é mais fragmentada que das escolas dos anos iniciais. Os professores dos anos iniciais passam mais tempo com o mesmo grupo de alunos e têm menos alunos que os professores das outras etapas, o que favorece processos de avaliação mais formativos.
 d) Quando comparamos os dados estatísticos apresentados por Celso Vasconcellos em 1998 e os dados de 2015 apresentados na tabela, não podemos negar que houve uma considerável melhora nos índices, revelando que as concepções e práticas avaliativas atuais modificaram muito. 
e) Os teóricos da avaliação assinalam a necessidade de democratizar a escola, de promover a aprendizagem e da escola ser inclusiva. Os dados de 2015 são indicativos de que a escola já se democratizou e que a inclusão é uma realidade.

Continue navegando