Buscar

memorial reflexivo

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional Uninter
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Aldineia Feitosa Soares de Oliveira
Memorial Reflexivo
Colatina
2017
Centro Universitário Internacional Uninter
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Aldineia Feitosa Soares de Oliveira
Memorial Reflexivo
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)
Colatina
2017
Sumário
Introdução.......................................................................................04
Atividades Desenvolvidas.............................................................05
Realização da Docência.................................................................06
Conclusões......................................................................................08
Referências......................................................................................10
Introdução
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado educação infantil, realizado na Pré Escola Municipal Carlos Roberto Menegatti, esta escola está localizada na Rua Jacinto Bassetti, nº 98, no Bairro São Silvano em Colatina – Espírito Santo.
A estrutura da escola está em perfeitas condições de ensino, oferece tranquilidade e conforto para seus alunos, além de proporcionar acomodações necessárias para crianças portadoras de deficiência, no momento está passando por modificações, para melhor receber a todos.
O objetivo geral da escola é proporcionar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias, através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo de ordem física, ética, de relação interpessoal e inserção social.
A pré-escola atua com crianças de 3 a 5 anos.
Estagiei no turno vespertino no horário de 12h30min à 16h40min, no período de 11/09/2017 a 21/10/2017.
A sala que estagiei era bem arejada, cada criança sentada em suas cadeiras, somente deveres preparados, cada sala possui cadeira de rodas para crianças portadoras de deficiência, armários para guardar os pertences de cada, nesta sala, havia a estagiária que auxiliava a professora com um aluno autista.
Atividades Desenvolvidas
No decorrer em que estive em sala de aula, pude aprender muitas coisas, principalmente o dominó, pude participar da pesagem de todas as crianças, preparei as filas em ordem e levei até o pátio, em sala de aula pude também acompanhar a semana da Escola onde ela estava completando seus 49 anos, todo planejamento da professora era sequência das aulas, pude estar perto de um aluno com autismo, a satisfação da professora estagiária o acompanhando.
A importância desse estágio para mim foi satisfatória, pois, enxerguei com outros olhos a vida de um professor.
Estudei a história da escola, foi fundada em 10 de setembro de 1968, pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, recebeu esse nome em homenagem ao sobrinho do antigo proprietário do terreno em que a escola está construída. A criança faleceu ainda bebê.
Passados 30 anos, a pré-escola, deixou de ser estadual e passou a ser municipal, e desde então passa por mudanças, para melhorias na administração e no atendimento as crianças.
A escola hoje conta com laboratório de informática, sala de planejamento dos professores, biblioteca, salas de vídeo, brinquedoteca, internet, alem de toda a escola no seu interior ser revestida de cerâmica e ser toda reformada.
Desde 2010 é dirigida por Maria Antonia Bohrer que em 2014 passou novamente pelo processo de eleição onde foi renovado por mais três anos.
Diretores que passaram pela Instituição no decorrer do período:
Maria Angela Shultz – 1959 a 1968 
Leida Maria Benevides – 1970 a 1975
Lucia Helena dos Santos Marino – 1976 a 1983
Lenina Signorelli – 1985 a 1992
Marta Bortoline Storch – 1993 a 2002
Maria Eliza Trevizani Pinotti – 2003 a 2007
Samia Torres do Vale – 2008 a 2010
Maria Antonia Bohrer – 2010 a 2013 (2013 a 2017)
Realização da Docência
A realização foi satisfatória, pois, nunca tinha colocado o pé numa escola para ver o que acontece realmente.
O processo ainda é muito lento, tenho que me dedicar mais, o tema foi escolhido através de outras professoras, outros alunos, para por em prática, fiquei muito nervosa, pois, era a primeira vez que iria me apresentar para as crianças. Elas são muito espertas, interagiram fazendo perguntas, e claro, temos que estar sempre preparados.
A minha dificuldade foi que a diretora e a professora estariam presentes, o ponto positivo foi minha determinação, as crianças me cativaram muito, é totalmente gratificante essa nova etapa e experiência em minha vida.
Desenvolvi um plano de aula sobre parlendas para trabalhar com as crianças, com o objetivo de despertar nelas curiosidade para aprender a cantar e sobre alguns animais. Trouxe as seguintes parlendas em forma de figuras:
Conclusões 
Esse Estágio me proporcionou ver a vida com outros olhos, superei meus medos, meu nervosismo, essa nova etapa da minha vida me fez aprender que os professores não são reconhecidos como devem. Educar é duro, difícil, mas, necessário para implantarmos no mundo pessoas de bem, porque para se tornar alguém na vida, todos precisam de nós professores.
Todo o trabalho da escola em se importar com as crianças que tem deficiência, ou, são superdotadas, em sua inclusão na sociedade. Pensar na inclusão é pensar na garantia de direitos a todos os alunos, no acesso a escolas, permitindo que esse aluno cresça, desenvolva e participe ativamente em toda a sociedade.
A escola se empenha para firmar uma ação educativa digna, que abraça todos os seus alunos com comprometimento, esforço e participação do coletivo, lutando para fazer da escola lugar de todos.
As experiências das crianças em brincar e interagir com os adultos, faz com que repensemos nossos princípios, porque escolhemos outras carreiras e não a de ser professor? Porque culpam os professores pela queda na educação brasileira, mas, quando saem nas ruas em busca de seus direitos, são vistos com maldade, achando que deveriam estar fazendo seu trabalho, mas, já pararam para pensar que eles não lutam só para terem seus direitos, mas, para um bem maior, para que sejam feitas reformas em escolas que não tem condições nenhuma de ter crianças lá, porém mesmo assim está em funcionamento. Os professores são julgados sem ao menos a sociedade ouvir seu grito de socorro em prol dos alunos, por uma educação e uma escola digna.
A minha vida sempre pensei que a vida do professor é fácil, hoje de perto presenciei tantas dificuldades que passam, mas mesmo assim não se deixam abater, pois o prazer de educar é tão gratificante que se esquecem dessas dificuldades, pois, nada paga o sorriso dos nossos pequenos nos agradecendo, por ensiná-los coisas novas e a se tornarem águias, para voarem alto e sempre buscarem seus sonhos.
Estou muito feliz, pois, vou comemorar meu primeiro dia dos professores, o Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Como trabalho todos os dias de segunda a sábado, em tempo integral, pois trabalho em um supermercado, não passei muito tempo com as crianças, mas, o que passei foi suficiente para aumentar o meu amor por essa profissão.
Não foi fácil chegar até aqui, foi uma trajetória longa e árdua, mas cheguei até o final, grata de que venci mais uma etapa da minha vida.
Agradeço a todos que me ajudaram, e principalmente a Deus, por ter me dado forças.
Aprender essa é a nossa dádiva.
“A missão desse ensino é transmitir não o mero saber, mas uma cultura que permita compreender nossa condição e nos ajude a viver, ao mesmo tempo, um modo depensar potente, aberto e livre.”
(Edgar Morin, 2000)
Referências
“PEM Carlos Roberto Menegatti”
Endereço: Jacinto Bassetti nº 98
Bairro: São Silvano 
Supervisora: Marta Freire da Silva
Estagiária: Aldineia Feitosa Soares de Oliveira
Endereço: Antonio Engracio nº 267
Bairro: Nossa Senhora Aparecida
Trecho retirado da Internet
Dados sobre o dia do professor disponível em : <https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-professor/>

Continue navegando