Buscar

Tarefa Dissertativa Organização do Trabalho Acadêmico ESAB

Prévia do material em texto

Acesse  a biblioteca virtual e pesquise o livro virtual:
https://campusonline.esab.edu.br/bibliotecavirtual/index.cfm
 
MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Ibpex, 2011.
Leia o capítulo 8 (Habilidades de leitura, interpretação e escrita, páginas 123 a 134) e elabore uma resenha com aproximadamente 25 linhas.
Resposta:
O capítulo 8 (Habilidades de leitura, interpretação e escrita) do livro de Munhoz nos mostra a importância da leitura, da interpretação do que é lido e da nossa escrita, a importância do desenvolvimento dessas três habilidades. Ele nos diz também quão precário está nosso mercado corporativo, não apenas no chamado "chão de fábrica", mas também nos mais elevados níveis, repletos de "analfabetos funcionais". 
	Esta precariedade é observada em análises de estatísticas apresentadas sobre a educação brasileira, nas quais um número grande de alunos saem do ensino fundamental e ensino médio para ingressar em cursos técnicos, tecnólogos e de bacharelado, sem as habilidades de leitura e compreensão de texto e de escrita e o maior exemplo disso são as redações feitas para ingresso nos vestibulares.Nossa sociedade tem um desafio a ser superado: aprender a ler e a escrever.
	O capítulo aponta também a facilidade de contornar essa dificuldade do aluno tradicional, com a intervenção do professor ou com explicações mais diretas e exercícios desenvolvidos em classe, porém ressalta a dificuldade enfrentada pelo aluno no AVA, pois nele deve haver um guia escrito que deve ser lido e compreendido, sendo que a atividade deve ser desenvolvida e devolvida de forma escrita. Para o aluno do AVA superar esse problema, o aluno deve estudar materiais complementares e ser auxiliado pela orientação acadêmica, quando houver. Há também programas imediatos na forma de tutoriais direcionados que indicam como trabalhar nessas habilidades e cursos de nivelamento, normalmente fora do programa de cursos.
	Já no tópico 8.2 Orientação à Leitura, o livro dá algumas dicas em forma de tópicos do texto de Neves et al. (1998). No tópico 8.3 Orientação à interpretação, o livro faz referência a Campanaro (2007), com algumas dicas fundamentais para que haja sucesso na interpretação de um texto. Por fim, no tópico 8.4 Orientação à escrita, o livro cita mais uma vez Neves et al. (1998) com algumas recomendações que se deve seguir para desempenhar a função do “escrever bem”.

Continue navegando