Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
UNEB CAMPUS XII
 Componente curricular: TEC 1 
Discente: Jéssica Mendes Rodrigues 
Biografia Carl Orff
Nome completo: Carl Heinrich Maria Orff
Nascimento: 10 de Julho de 1895, (86 anos)
Origem: Munich, Bayern, Alemanha
País: Alemanha
Faleceu: há 36 anos em 29 de Março de 1982 , Alemanha
Carl Orff, de nacionalidade alemã, estudou na Academia de Música de Munique. A sua vida está envolta em polémica, uma vez que a sua obra-prima a cantata “Carmina Burana” adquiriu um sucesso extraordinário na Alemanha Nazi, em Francoforte, em 1937.
Partindo de uma visão holística e integradora do aluno, Orff foi um educador preocupado com a integração das linguagens artísticas. Criou o conceito de “música elementar”, isto é, uma música primordial, que oferece oportunidades significativas para o educando. Suas composições, de início, tiveram como referência as transformações musicais do início do século XX. O contato com a música de Gustav Mahler, Claude Debussy, as combinações de som e ruído, a enarmonia dos futuristas e a proposta atonal de Arnold Schoenberg proporcionaram-lhe a perspectiva de um novo universo musical. 
Carl Orff desenvolveu um estilo de composição baseado em experimentos criativos. Fez obras para coro e instrumentos, para voz e piano e produziu ainda peças para coro a cappella e para coro falado. No percurso de sua produção artística, aprimora uma nova concepção de palavra, movimento e som, em que o último deixa de ser o elemento dominante para estar a serviço da cena e da palavra.
Ao término da guerra, Orff retomou seu trabalho e resolveu desenvolver, com a ajuda de Gunild Keetman, também professor de música, práticas musicais para atuar diretamente com as crianças pequenas. 
Sua tônica era a de que nada substitui a experiência e a pratica, o “fazer musical”. A partir desta ideia, desenvolveu o conceito de “música elementar”, ou seja, música que oferece oportunidades para vivências significativas, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo. Experiências estas que valerão na vida adulta. Segundo Orff, essa “música elementar” é “uma espécie de húmus para o espírito.”
O conjunto de instrumentos musicais criado por Orff é conhecido como “Orff-Instrumentarium” (Instrumental Orff). São instrumentos para a utilização em sala de aula, projetados e adaptados para que as crianças consigam manuseá-los.
É composto por flautas doces, xilofones e metalofones, tambores, pratos, platinelas, triângulos, castanholas, pandeiros, maracas e outros instrumentos pequenos de percussão.