Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII
Discentes: Elisia Samaia, Emilly Hervennys, Silma Carla
Curso/Turma/Turno: Pedagogia 4° semestre noturno
Disciplina: Teatro e Música	Docente: Ana Claúdia Oliveria Freitas
TEATRO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A BNCC traz o teatro dentro do campo de experiências da Educação Infantil como forma de conhecer o corpo, gestos e movimentos, afim de que as crianças se comuniquem e se expressem no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem, e também nos traços, sons, cores e formas vivenciando diversas maneiras de expressão e linguagens.
A Base, objetivando a aprendizagem e o desenvolvimento, propõe trabalhar o corpo em suas várias formas de expressar sentimentos, sensações e emoções tanto no dia a dia como nas brincadeiras escolares. Pode-se também criar olhares, gestos e mímicas no ensino de teatro na escola.
Esse campo de experiência busca trabalhar com o corpo da criança, para que a mesma reconheça seu espaço, interagindo com o ambiente, tendo noções de frente, atrás, no alto, embaixo, etc. trabalhar nas brincadeiras, os jogos, a escuta, reconto de histórias e também atividades artísticas para que assim o aluno venha a demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras 
No Ensino Fundamental, a BNCC apresenta o Teatro dentro do componente curricular Arte, inserido nas linguagens junto com as Artes Visuais, a Dança e a Música. Tem como forma de articular os vários saberes que envolvem o viés artístico bem como, criar, ler, produzir, exteriorizar e refletir fazendo com que o educando no seu processo de aprendizagem expresse a sensibilidade, o pensamento, as emoções, a intuição e suas subjetividades. Além de contribuir também para a criticidade do aluno perante a complexidade do mundo, respeito as diferenças, o diálogo e o exercício da cidadania. 
A Arte, como um todo proporciona o conhecimento sobre as culturas, reconhecendo as diferenças e semelhanças entre todos. É necessário permitir que os alunos sejam protagonistas e criadores destas, pois as manifestações artísticas não podem ser comprimidas às produções apenas pelas instituições culturais e conduzidas pela mídia, tampouco a prática artística pode ser vista como mera aquisição de códigos e técnicas, para isso, é necessário que as produções artísticas alcancem a experiência e vivencias da mesma como prática e formação social.
A Base Nacional Comum Curricular, aborda que na experiência com o Teatro, o corpo é o lugar de criação de tempo, espaço e sujeito, tanto de forma verbal, não verbal e também na ação física. Tem que se fazer o processo da criação teatral trabalhando de forma coletiva e colaborativa por meio de jogos, improvisação, atuação e encenações para uma interação com os atuantes e espectadores, pois essa, proporciona uma imensa troca de experiências e saberes entre alunos e docentes, aprimorando cada vez mais a imaginação, memória, a consciência corporal e outras tantas vantagens para a formação social e humana da criança.
Como unidade temática da Base do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, o teatro visa trabalhar contextos e práticas, elementos da linguagem e o processos de criação, que por meio da ludicidade, propicie uma continuidade em relação à Educação Infantil.
Para que isso ocorra, é necessário trabalhar algumas habilidades, tais quais o educando reconheça e aprenda a apreciar as diversas manifestações do teatro presentes em vários contextos, aprenda a ver e ouvir histórias dramatizadas para que cultive a percepção e a imaginação. Saber identificar os elementos teatrais, como por exemplo, a entonação da voz, tipos de narrativas, as variedades de personagens, etc. Também é de suma importância exercitar nos alunos a imitação e o faz de conta, dando um novo sentido aos objetos e fatos, experimentando no lugar do outro acontecimentos, seja por meio de música, imagens, textos ou outros meios.
Levando-se em consideração tudo o que foi mencionado sobre o Teatro na BNCC, é necessário ressaltar a importância da mesma, uma vez que o ensino do teatro não deve ser trabalhado apenas como forma de reproduzir apresentações artísticas e em datas comemorativas, mas sim fazer com que o aluno reconheça a importância cultural, social e também corporal, durante todo o seu processo de aprendizagem, podendo trabalhar das mais variadas formas como citadas acima. O ensino da Arte como um todo traz os mais variados conhecimentos, podendo também fazer um aluno mais crítico, criativo e que reconheça-se como cidadão.