Buscar

Administração de novos negócios

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 
Aula 1-GLOBALIZAÇÃO E MUDANÇAS
Ambiente Organizacional
Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. 
As empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo principal é:Lucro
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes; Ambiente é o universo que envolve a organização; Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, elas precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas. Chamamos esse processo de Sistemas Abertos.
Sistemas:
Macroambiente: cenário econômico
Microambiente: concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
Ambiente geral: 
Ambiente de tarefa: Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos (clientes, fornecedores e concorrentes)
Possuem: 
Cultura organizacional
Recursos
Regulamentos
Hierarquia
Diferenças entre organização e empresa:
Organização:
organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
Empresa:
Mudança Organizacional
Globalização:
gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
exige um diferencial competitivo das empresas.
gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
gerou a queda das barreiras entre os países.
 aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando um cliente cada vez mais exigente
Da Revolução Industrial foram herdados os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresa
pesquisa de mercado:
É possível identificar as tendências evidenciadas pelo mercado, servindo de diagnóstico para determinar futuras ações de alavancagem
Surgem as informações necessárias para verificar o avanço ou declínio dos concorrentes
Se destaca a importância da diferenciação e quais são as peculiaridades do mercado que devem ser respeitadas
É significativamente importante a informação sobre quais e quantos são os competidores e seus volumes de negócios
Aula 2- ESCOLHA DO NEGÓCIO
Um empreendedor precisa de experiência, apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e, por volta dos 30 anos, tais condições podem ter sido construídas.
Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar licenciar o produto.
Tipos de empresa:
Empresa tradicional: É uma entidade que possui como objetivo o lucro utilizando para tal transformação e fornecimento de bens e serviços.
Empresa familiar.
Franquia.
Home office.
 Cooperativa: a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência e constituída para prestar serviços às pessoas que se associam a ela.
Fontes para novos negócios:
Novos negócios com base em novo conceito; 
novo negócio com base em conceito existente, 
necessidades dos consumidores, 
aperfeiçoamento de negócio, 
exploração de hobbies.
Derivação de ocupação.
Empreendedor:
é capaz de transformar ideias em Oportunidades de negócios
Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
Características:
Ambição: o empreendedor procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e um empreendedor deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.
Automotivação e entusiasmo: pessoas empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessita de prêmios externos, como compensação financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
Aceitação do risco: o empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra ele.
Plano de negócio
Sumário Executivo: A etapa que representa um extrato competente e motivador do Plano de Negócios, onde deve ser dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro.
Resumo da Empresa: Esta etapa deve apresentar, ademais, a forma jurídica, sob que tipo de sociedade ela será constituída.
Esta etapa deve apresentar, ademais, a oportunidade vislumbrada, diante das pesquisas realizadas, à receptividade do negócio no mercado em que irá atuar.
Esta etapa deve apresentar, ademais, a apresentação da empresa, descrevendo a atividade fim, como ela irá atuar no mercado.
Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais abrangente e detalhado do que o exposto no Sumário Executivo.
níveis de concorrência
concorrência perfeita: Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos, a ponto de não influenciarem os preços individualmente.
Tipos de Sociedade:
Sociedade em Nome Coletivo
Sociedade Comandita Simples
Sociedade Comandita por Ações
Sociedade Limitada: tipo de sociedade cujo capital é dividido em cotas e seus sócios tem responsabilidade limitada e solidária
Sociedade Anônima
Avaliação de novos negócios deve-se considerar: Viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno
Aula 3-CONJUNTURA ECONÔMICA
O Departamento de Recursos Humanos tem autoridade funcional para definir os critérios de recrutamento e seleção para toda a empresa.
 No sentido administrativo, organizar significa definir as responsabilidades de cada pessoa ou grupo de pessoas que trabalha para a empresa.
Compondo o Planejamento financeiro, no tópico de cálculo do Ponto de Equilíbrio, deve estar demonstrado uma previsão do mínimo de vendas que a empresa deve perseguir, afim de que não tenha prejuízo, que deve ser calculado apartir da fórmula:
PE = Custo Fixo Anual /(Receita Prevista Anual - Custo Variável) * 100
A implementação da estratégia desdobra-se em outros planos e meios, sendo os principais: estrutura organizacional; planejamento nas áreas funcionais; políticas; planos operacionais e projetos.
Planejamento financeiro contempla o tópico de Projeção de Resultados, onde deve estar demonstrado uma previsão da taxa do Retorno do Investimento Anual, que deve ser calculado a partir da fórmula:
Lucro Líquido Anual /Investimento total 
O processo de elaboração de um plano estratégico envolve a análise da missão e da situação estratégica; análise de pontos fortes e fracos da empresa; análise externa, envolvendo ameaças e oportunidades do mercado e a definição de estratégias (para onde devemos ir?).
Planejamento financeiro
métodos utilizados para analisar o negócio:
O método utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento, é

Continue navegando