Buscar

SIMULADO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
	Simulado: SDE0392_SM_AV1_201609038673 V.1 
	Aluno(a): NICOLE NASCIMENTO SOARES
	Matrícula: 201609038673
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Data: 07/09/2018 11:23:10 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201609794724)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É correto afirmar que, entre as atribuições específicas que compete ao nutricionista da UAN , não se inclui:
		
	
	Supervisionar o andamento do processo produtivo de refeições.
	 
	Preparar, proporcionar e distribuir as refeições, executando as atividades operacionais com sua equipe.
	
	Planejar e executar a adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios.
	
	Participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros.
	
	Administrar a UAN.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609786515)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que atende 2000 usuários, são consumidos diariamente 120Kg de tomate na salada. Considerando que o fator de correção para o tomate seja de 1,3 e que o seu per capita seja 60g, quantos quilos deste vegetal deve ser comprado para o consumo de salada em dois dias?
		
	 
	312Kg
	
	198Kg
	
	240Kg
	
	120Kg
	
	156Kg
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610185463)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	" Possui menor custo para a UAN e, consequentemente, apresentará menor número de opções nas refeições". Esta é uma característica do cardápio tipo:
		
	
	Diretoria.
	
	Institucional.
	 
	Básico.
	
	Intermediário.
	
	Mensalista.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609153922)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação a Unidade de Alimentação e Nutrição, avalie as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Para evitar problemas de U.A.N. uma boa iluminação é essencial. Para isso é relevante observar nas áreas que não haja ofuscamento, sobras, reflexos fortes. Não interferindo a cor da parede no tipo de iluminação. Outro detalhe é que as janelas ou outras aberturas deverão não incidir luz direta na superfície de trabalho. 
( ) Nas áreas de preparações prévias de refeições, preparo de carnes, verduras sobremesas e sucos. Caso o serviço exija outras áreas (lanches desjejuns e dietas) devem ser dimensionadas. Porque nunca se pode usar uma área definida para um tipo de preparação, para outro tipo de pré-preparo. 
( ) A localização da U.A.N. do hospital Santa Casa de Misericórdia em Ponta Grossa está no local inadequado fica no subsolo próximo a entrada e saída de carros, reduz trabalho desnecessário no recebimento de produtos, mas não facilita futuras instalações e o trabalho operacional. 
( ) As principais áreas de uma U.A.N. podem ser divididas em: aprovisionamento, processamento, distribuição. Nessas as portas possuem borrachas de vedação; a ventilação pode ser cruzada, janelas teladas.
( ) Os tipos de distribuição podem ser: cafeteria refeição distribuída no balcão térmico, francesa e inglesa que usa garçom, americano com os alimentos dispostos em mesas. Sendo qualquer desses formas de distribuição indicadas para pequenos e grandes números de refeições.
Marque a sequência correta:
		
	
	F, F, F, F, F
	
	F, V, F, V, V
	
	F, V, F, V, F
	
	V, V, F, F, V
	 
	F, F, V, F, F
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610138598)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para se obter um quantitativo adequado de gêneros para o atendimento ao número total de refeições servidas, é fundamental que ferramentas de controle de processo sejam implantadas e efetivadas. Um exemplo disso é o monitoramento do fator de correção na fase de pré-preparo, cujo resultado depende diretamente de outros elementos como qualidade dos gêneros adquiridos, das condições de armazenamento e qualificação da mão-de-obra. Outro elemento que influencia o fator de correção é:
		
	
	instalações físicas;
	
	índice de absenteísmo
	
	tipos de refeições servidas.
	 
	equipamentos disponíveis;
	
	fluxo de produção;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201609929350)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Avalie as definições a seguir e marque a alternativa verdadeira. I - Alimentação Coletiva ¿ área de atuação do nutricionista que abrange o atendimento alimentar e nutricional de clientela ocasional ou definida, em sistema de produção por gestão própria ou sob a forma de concessão (terceirização). II - Empresas Fornecedoras de Alimentação Coletiva ¿ aquelas definidas pela legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), quais sejam, operadoras de cozinhas industriais e fornecedoras de refeições preparadas e/ou transportadas, administradoras de cozinhas e refeitórios institucionais (concessionárias de alimentação) e fornecedoras de cestas de alimentos para transporte individual. III - Pequena Refeição ¿ refeição com menor aporte calórico e fornecida em horários que correspondem ao desjejum, lanche da tarde, lanche noturno e ceia padrão simples. IV - Ficha Técnica de Preparações ¿ conjunto de formulários que contêm ingredientes, método de preparo, rendimento e tempo de preparo, de receitas específicas utilizadas na produção culinária, em conformidade com os cardápios. V - Receituários ¿ formulário de especificação de preparações dietéticas, destinado aos registros dos componentes da preparação e suas quantidades per capita, das técnicas culinárias e dietéticas empregadas, do custo direto e indireto, do cálculo de nutrientes e de outras informações, a critério do serviço ou unidade de alimentação e nutrição.
		
	
	Apenas a alternativa I e II são verdadeiras;
	
	Apenas as alternativas II e V são verdadeiras;
	 
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas III e V são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I e IV é verdadeiras
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201609296626)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O diretor de um Hospital ao definir a estrutura organizacional da Unidade de Alimentação e Nutrição definiu como características a divisão do trabalho e o desenvolvimento de especializações. Essa estrutura a qual gera multiplicidade de comando é do tipo:
		
	
	Matricial
	
	Comissional
	
	Mista
	 
	Funcional
	
	Linear
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201610133397)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Iluminação, ventilação, temperatura e sonorização são fatores que interferem na produção em Unidades de Alimentação e Nutrição. Nesse contexto, marque a opção CORRETA.
		
	
	Para reduzir a concentração de som no ambiente de trabalho, recomenda-se instalar os equipamentos das Unidades de Alimentação e Nutrição junto às paredes.
	 
	Há uma tendência ao uso de lâmpadas incandescentes nas Unidades de Alimentação e Nutrição, visando à manutenção da cor natural dos alimentos.
	
	A iluminação natural é mais econômica e pode ser assegurada por meio de aberturas nas paredes equivalentes a 1/10 da área do piso a ser projetada.
	
	Para a circulação do ar ambiente nas Unidades de Alimentação e Nutrição, são recomendadas aberturas nas paredes com área equivalente a 1/15 A 1/4 da área do piso projetado.
	 
	Considera-se compatível com as atividades realizadas em Unidades de Alimentação e Nutrição, de um modo geral, manter a temperatura do ambiente de trabalho na faixa de 22 a 26ºC.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201610138183)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A administração de Unidades de Alimentação e Nutrição poderá ser semelhante a de qualquer outro tipo de empresa inclusive com a aplicação de teorias administrativas e técnicas da administração contemporânea. Dentro desse contexto é correto afirmar:
		
	
	A Teoria Neoclássica surgiu como opositora a Teoria Clássica;
	
	Benchmarking é uma técnica de observação e espionagem industrial.
	
	A Análise de Swot é contrária ao estudo da competitividade de uma organização baseando-se em variáveis;A Teoria Científica tem o seu foco voltado para as tarefas do funcionário e a Teoria Clássica na estrutura da empresa;
	
	A Teoria das Relações Humanas afirma que motivação econômica é o principal fator na determinação do rendimento do trabalhador;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201610130049)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um gerente precisa organizar uma área de pré-preparo, e isto deve ser feito da maneira mais produtiva segundo a Organização Racional do trabalho, proposta por TAYLOR (Teoria da Administração Científica). Analise as duas afirmativas a seguir: ¿ A organização racional do trabalho, uma importante contribuição da teoria ou escola da administração científica à melhoria da produtividade das organizações, tinha como objetivo a organização das tarefas de forma que as atividades fossem realizadas em menor tempo e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. ¿ Henry Ford (1863-1947) contribuiu para fundamentar a Administração Cientifica. Ele afirmava que: ¿para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários¿. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, com cada operário realizando uma única tarefa.
		
	 
	Ambas as afirmativas são verdadeiras;
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira;
	
	A primeira afirmativa e a segunda afirmativa são falsas;
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa;
	
	A primeira afirmativa é falsa e não tem correlação com a segunda afirmativa que é verdadeira.

Continue navegando