Buscar

O que é Psicologia Humanista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Psicologia Humanista? A 3ª força da Psicologia.
Psicologia humanista salienta o crescimento, a liberdade pessoal, autodeterminação e auto-realização
Psicologia humanista, também muitas vezes referida como humanismo, surgiu durante a década de 1950 como uma reação à psicanálise e behaviorismo que dominavam a psicologia no momento. A psicanálise estava focada em compreender as motivações inconscientes que orientam o comportamento, enquanto o behaviorismo estudava os processos de condicionamento que produzem comportamento. Pensadores humanistas sentiram que tanto a psicanálise quanto behaviorismo eram demasiado pessimistas, quer focando o mais trágico das emoções ou não levando em conta o papel da escolha pessoal.
Psicologia humanista foi focar no potencial de cada indivíduo e salientou a importância do crescimento e auto-realização. A crença fundamental da psicologia humanista é que as pessoas são naturalmente boas e que os problemas mentais e sociais resultam de desvios desta tendência natural.
Humanismo também sugere que as pessoas estão motivadas para o livre arbítrio para seguir as coisas que irão ajudá-las a alcançar todo o seu potencial como seres humanos. Esta necessidade de realização e crescimento pessoal é um motivador chave de todo o comportamento. As pessoas estão sempre à procura de novas formas de crescer, tornarem-se melhores, para aprend coisas novas, e experimentar um crescimento psicológico e auto-realização.
Durante o final dos anos 1950, Abraham Maslow e outros psicólogos realizaram reuniões para discutir o desenvolvimento de uma organização profissional dedicada a uma abordagem mais humanista da psicologia.
Eles concordaram que temas como auto-realização, criatividade e individualidade, e assuntos relacionados fossem os temas centrais desta nova abordagem. Em 1961, eles oficialmente estabeleceram a Associação Americana de Psicologia Humanista.
Em 1962, Abraham Maslow publicou Toward a Psychology of Being , em que descreveu a psicologia humanista como a “terceira força” em psicologia.
A primeira e segunda forças eram behaviorismo e a psicanálise, respectivamente.
No entanto, não é necessário pensar nessas três escolas de pensamento como elementos concorrentes. Cada ramo da psicologia tem contribuído para o nosso entendimento da mente e do comportamento humano. Psicologia humanista acrescentou ainda outra dimensão que tem uma visão mais holística do indivíduo.
O movimento humanista teve uma enorme influência sobre o curso de psicologia e contribuiu com novas formas de pensar sobre a saúde mental. Ele ofereceu uma nova abordagem para a compreensão de comportamentos humanos e motivações e levou ao desenvolvimento de novas técnicas e abordagens para a psicoterapia.
Algumas das principais ideias e conceitos que surgiram como resultado do movimento humanista incluem uma ênfase em coisas como:
Conceito próprio
Hierarquia de necessidades
consideração positiva incondicional
livre arbítrio
terapia centrada no cliente
Auto atualização
pessoa em pleno funcionamento
experiências de pico
Grandes Pensadores na Psicologia Humanista
O desenvolvimento inicial da psicologia humanista foi fortemente influenciado pelas obras de alguns teóricos fundamentais, especialmente Maslow e Rogers.
Abraham Maslow
Carl Rogers
Rollo May
Erich Fromm
Eventos importantes da Psicologia Humanista
1943 – Abraham Maslow descreveu sua hierarquia das necessidades em “A Teoria da Motivação Humana”, publicado na Psychological Review.
1951 – Carl Rogers publica Terapia centrada no cliente, que descreveu sua abordagem humanística, dirigida pelo cliente para a terapia.
1961 – A Associação Americana de Psicologia Humanista é formada e o Jornal de Psicologia Humanista foi estabelecido.
1971 – A psicologia humanista torna-se uma divisão da APA.
Críticas à psicologia humanista
Psicologia humanista é muitas vezes vista como muito subjetiva; a importância da experiência individual faz com que seja difícil de estudar objetivamente e medir fenômenos humanistas. Como podemos objetivamente dizer se alguém é auto-realizado? A resposta, claro, é que não podemos. Nós só podemos contar com a avaliação do próprio indivíduo de sua experiência.
Outra grande crítica é que as observações não são verificáveis; não há nenhuma maneira precisa de medir ou quantificar essas qualidades.
Pontos fortes da psicologia humanista
Um dos principais pontos fortes da psicologia humanista é que ela enfatiza o papel do indivíduo. Esta escola de psicologia dá às pessoas mais crédito no controle e determinação do seu estado de saúde mental.
Ela também leva influências ambientais em conta. Em vez de se concentrar unicamente nos nossos pensamentos e desejos internos, a psicologia humanista também credita a influência do ambiente em nossas experiências.
psicologia humanista continua a influenciar a terapia, educação, saúde e outras áreas.
psicologia humanista ajudou a remover parte do estigma associado à terapia e tornou mais aceitável para indivíduos normais e saudáveis explorar suas habilidades e potencial através de terapia.
Psicologia Humanista hoje
Hoje, os conceitos centrais de psicologia humanista podem ser vistos em muitas disciplinas, incluindo outros ramos da psicologia, educação, terapia, movimentos políticos e outras áreas. Por exemplo, a psicologia transpessoal e psicologia positiva bebem fortemente de influências humanistas.

Continue navegando