Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ENSINO MEDIO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
JANAÍNA OSES RU: 1511317 TURMA: 2016/07
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO: 
PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA.
PEDERNEIRAS
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO 
INTERNACIONAL UNINTER
JANAÍNA OSES RU: 1511317 TURMA: 2016/07
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio: planejamento e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional UNINTER.
PEDERNEIRAS
2018
SUMÁRIO
1. Introdução..........................................................................................................3
2. A escola: E.E.Prof. Edir Helen Sgavioli Faccioli................................................3
2.1 Concepção pedagógica da escola...................................................................4
2.2 Descrição e analise reflexiva das atividades de estágio..................................5
2.3 Caracterização estrutural.................................................................................5
2.4 Caracterização dos profissionais que atuam na escola...................................6
2.5 Caracterização das turmas estagiadas............................................................6
2.6 Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado....................7
2.7 Observação das aulas.....................................................................................7
Considerações finais.............................................................................................10
 Referências..........................................................................................................11
Anexos..................................................................................................................12
	
1. INTRODUÇÃO
O estágio curricular supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. 
O estágio curricular supervisionado, considerando a legislação vigente, é a disciplina que concede ao aluno o exercício da atividade profissional que irá exercer, sendo, portanto, um momento em que se prioriza a vivência do aluno da licenciatura na realidade educacional.
Sendo assim, o estágio curricular supervisionado é o eixo no qual o estagiário deve vivenciar várias práticas e vários modos de ser professor, já que os docentes que irão atuar na Escola Básica não podem ser vistos, de acordo com o que está disposto no artigo 13 da LDBEN, como profissionais que atuarão somente na sala de aula, pois deverão participar da vida da escola de um modo geral, o que requer a sua atuação em atividades como elaboração da proposta pedagógica da escola, elaboração e cumprimento de planos de trabalho levando em consideração essa proposta, zelo pela aprendizagem do aluno, estabelecimento de estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento, participação nos períodos de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional, colaboração com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Portanto neste relatório serão abordados itens como: identificação da escola, concepção pedagógica, caracterização estrutural, comportamento dos alunos, metodologia e interação entre alunos/professor.
2. A ESCOLA: E.E. PROF. EDIR HELEN SGAVIOLI FACCIOLI
O Estágio Supervisionado: ensino fundamental-pesquisa do contexto escolar e observação de aula, foi realizado na escola: E.E. Prof. Edir Helen Sgavioli Faccioli, situada à Rua Antônio de Freitas Pereira, n° 213, centro, localizada na cidade de Boraceia, CEP 172070-000, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser através do telefone (14) 3295-1515 e do e-mail: ee025756@yahoo.com.br.
A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende um total de 416 alunos.
2.1 CONCEPÇAO PEGAGÓGICA DA ESCOLA
Através da entrevista com coordenadora pedagógica da escola, foi possível identificar que a instituição tem uma política focada no projeto pedagógico seguindo as exigências propostas pelo Parâmetro Curricular do estado de São Paulo, garantindo desenvolvimento e sucesso na educação. A proposta caracteriza-se pela busca de uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento dos educandos visando também prepará-los para o exercício da cidadania da pratica e cumprimento de direitos e deveres. Seu papel social, consiste em preparar os alunos através dos conteúdos interdisciplinares e projetos baseados em questões vivenciadas no dia a dia de cada um, preparando o aluno para ser atuante no mundo, formando cidadãos conscientes, proporcionando um ambiente de aprendizagem que respeita as diferenças e que contempla as potencialidades.
 A escola busca formas de estimular e incentivar os jovens à cultura, a vivencia em família, e na responsabilidade social. Por se tratar de uma cidade pequena, a escola encontra-se no centro da cidade e desenvolve projetos para aproximar as famílias e comunidade, principalmente nos fins de semana com o programa Escola da Família. 
A professora com quem realizei o estágio, trabalha nesta escola há seis anos e já lecionou em outras instituições. É formada em Licenciatura Plena em História. Leciona história para alunos do ensino fundamental II e ensino médio.
2.2 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVDADES DE ESTÁGIO
No ambiente escolar, fui bem recebida por todos os funcionários da instituição, e como conclui toda minha etapa escolar até o ensino médio nessa escola, já conhecia as dependências e a maioria dos docentes que ali trabalham forma meus professores.
Alertada pela coordenadora pedagógica sobre as dificuldades e barreiras que possivelmente iria enfrentar, mas, no entanto, minha adaptação ao estágio ocorreu de forma tranquila, dessa forma pude conhecer cada aluno, e as necessidades e desafios que os professores enfrentam no dia a dia escolar. Pude observar o processo de ensino e o processo de aprendizagem. 
2.3 CARACTERIZACÃO ESTRUTURAL
Trata-se da única pública da cidade, é um prédio antigo, porém bem conservado e em ordem, inclusive a pintura. Conta com bom espaço interno, cada classe conta com cerca de 30 a 40 alunos, o número de professores também e equilibrado. Todas as salas possuem cortinas, ar condicionado na maioria das salas, (as poucas salas que não possuem ar condicionado têm ventilador de teto) o quadro negro foi trocado pela lousa branca. A biblioteca conta uma quantidade razoável de livros didáticos, revistas, jornais e livros de literatura. A escola conta ainda com uma quadra aberta, estacionamento para funcionários, um pátio amplo, com a maior parte coberta e outra parte descoberta. Cozinha. Banheiros masculino e feminino para os alunos. A escola passou recentemente por reformas incluindo adaptações para cadeirantes e rampas de acesso.
Sua estrutura interna é composta por vinte e uma salas de aula, uma biblioteca, uma secretária, um almoxarifado, duas salas de direção, uma sala para coordenador pedagógico, uma sala de professores, dois sanitários para professores.
2.4 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA
 A escola conta com uma diretora, uma vice-diretora, uma coordenadora pedagógica, três supervisoras, três secretarias. Dentre os funcionários da escola, 40% trabalham na instituição há mais de quinze anos.
Todos os profissionais atuam para que a escola caminhe da melhor forma possível, solucionando problemas, participando dos projetos e interações, sempre disponíveis para ajudar e estabelecer um melhor convívio dos alunos. Colocando sempre o bem-estar dos alunos em primeiro lugar.
2.5 CARACTERIZACAO DAS TURMAS ESTAGIADASOs alunos do ensino médio, são jovens com idades próximas e expectativas diferentes, de classe média e baixa, demonstram um pouco mais de interesse e ambição para o rendimento escolar em virtude da aproximação do processo seletivo do vestibular. Nessa turma, a professora de História é também muito querida e respeitada pelos alunos. 
 O desenvolvimento em sala é bom. O diálogo entre professor/alunos é uma ferramenta muito utilizada pela docente, pois é atreves deste que consegue prender a atenção dos alunos no tema abrangido e a forma de linguagem clara e simples usada por ela, proporciona uma interação entre os colegas de sala, mantendo o interesse e o foco, no tema abordado pela professora.
Em conversa com a turma estagiada, as aulas de história costumam ser as mais esperadas em virtude da abordagem usada pela professora para ministrar suas aulas e por sua postura diante dos alunos.
2.6 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 As aulas são ministradas com muita dedicação pela professora, os alunos mantem respeito por ela, existe um bom relacionamento entre eles. O que predomina nessa relação é o diálogo e a postura da docente que demonstra interesse na aprendizagem dos alunos e é muito responsável com sua profissão. 
Ela utiliza a lousa branca, os alunos copiam em seus cadernos, além do uso do livro didático.
As avaliações são feitas através de provas individuais e trabalhos.
A professora consegue mobilizar os alunos para a aprendizagem de forma clara, estabelecendo sequências de aprendizagem coerentes, conseguindo gerenciar o tempo de forma eficaz, proporcionando aos alunos iguais oportunidades de participação, usando recursos e materiais adequados ao nível etário e de ensino dos mesmos, dominando os conteúdos e explicando-os com clareza.
2.7 OBSERVAÇÃO DAS AULAS:
Data: 17/04/2018
Assunto da Aula: Renascimento Cultural
Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro um texto sobre ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo.
Data: 18/04/2018
Assunto da Aula: Renascimento Cultural
Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto sobre os fatores do renascimento e em seguida um questionário sobre o assunto da aula para que os alunos respondessem em casa as questões propostas.
Data: 18/03/2018
Assunto da Aula: Renascimento Cultural
Comentários: A professora fez a chamada e em seguida correção das questões e dialogo e debate sobre o tema proposto.
Data: 19/04/2018
Assunto da Aula: As indulgencias e os protestantes.
Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um texto sobre o assunto da aula.
Data: 20/04/2018
Assunto da Aula: As indulgencias e os protestantes.
Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um texto sobre o assunto da aula.
Data: 24/04/2018
Assunto da Aula: As indulgencias e os protestantes.
Comentários: A professora fez a chamada e em seguida iniciou dialogo para explicação do conteúdo e esclarecimento de dúvidas.
Data: 25/04/2018
Assunto da Aula: As indulgencias e os protestantes.
Comentários: A professora fez a chamada e em seguida propôs uma pesquisa em dupla sobre Martin Lutero.
Data: 26/04/2018
Assunto da Aula: Avaliação do Bimestre.
Comentários: A professora fez a chamada e em seguida distribuiu as avaliações aos alunos.
Data: 27/04/2018
Assunto da Aula: A Utopia, o Príncipe e a Cocanha.
Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um texto sobre o assunto da aula.
Data: 02/05/2018
Assunto da Aula: A Utopia, o Príncipe e a Cocanha.
Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um questionário sobre o tema da aula anterior para os alunos iniciarem debate e responderem em sala.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa – coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar.
Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso e é a oportunidade para que os professores em formação exercitem os princípios de cidadania e de responsabilidade social.
Citando Roerch (1999), Tracz e Dias (2006 p. 1) “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Não só isto, é no momento do estágio que o acadêmico vê realmente como é a realidade cotidiana e a complexidade da sua futura área profissional. 
Esses autores citam também Bianchi (1998), que diz que se o estágio supervisionado for visto como:
...uma atividade de que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito à sua formação, certamente trará resultados positivos, além de estes tornarem-se ainda mais importantes quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade. (TRACZ e DIAS, 2006, p. 2)9).
Ainda mais levando em conta a importância de ser pôr em prática essa atitude reflexiva logo no início da formação docente.
Levando em considerações que um professor deve apresentar, entre outras, a competência teórica, a aplicada, a Institucional e a afetiva. Não basta apenas saber. O verdadeiro professor precisa saber: para que ensinar, o que ensinar e como ensinar. É preciso usar esse saber de forma significativa para o aluno
Porque de acordo com Vygotsky (1984) “ o saber que não vem da experiência não é realmente saber”.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.108 p. 
BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996. 
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 1a. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1984.
ANEXOS

Continue navegando