Buscar

estagio fundamental

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
	
	
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Ensino Fundamental
MONTENEGRO
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
	
MONTENEGRO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTAGIADO.....04
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERIODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA.....................................................................05
3 A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR(A)...............................................................................................06
4 DIFICULDADE E SUPERAÇÃO....................................................................08
5PLANO DE AULA...........................................................................................09
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................11
REFERÊNCIAS.................................................................................................13
	
1. INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL ESTAGIADO
O estágio supervisionado constitui em escolher uma escola para ser investigada e pesquisada com a autorização da direção, fazendo assim a interação do futuro docente com o ambiente escolar.Neste trabalho será apresentada a concepção pedagógica bem como experiências vivenciadas através da investigação e observação.
	Por meio das observações realizadas na escola é que o futuro pedagogo conseguirá ter uma melhor concepção do processo de ensino e aprendizagem, propicia ao aluno de pedagogia um primeiro contato com o ambiente escolar podendo vivenciar o dia a dia de uma sala de aula com os alunos e com a prática pedagógica. Mediante o estágio supervisionado os conhecimentos são refletidos, analisados e reformulados pelo futuro docente. 
A pesquisa e observação do Estágio Supervisionado foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, que localiza-se na periferia de Montenegro, é de fácil acesso, situada na Rua Padre Alberto Trasel, n° 347, Bairro Cinco de Maio, CEP 95780-000, o contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51) 3632 4251 e pelo e-mail emef.cincomaio@montenegro.rs.gov.br 
Pertence a uma comunidade que acolhe e ajuda na sua preservação, os moradores reconhecem e valorizam o trabalho que a instituição de ensino desenvolve.
O bairro apresenta problemas de infra-estrutura, saneamento básico e iluminação. A segurança é apontada como uma das príncipais dificuldades da população que tem nível sócio-econômico baixo.
A carência econômica de grande parte desta comunidade tem reflexos na vida das famílias, nos aspectos sociais, culturais, políticos, educacionais. A maioria das famílias é numerosa, com baixa ou com nenhuma escolaridade, desempregados ou atuando em subempregos. Esta realidade faz com que a população seja socialmente excluída, sendo que, as famílias delegam à Escola as expectativas de inclusão social.
A escola oferta as modalidades de Educação Infantil (pré escola) e ensino Fundamental do(1º ao 9º ano), com funcionamento nos períodos da manhã e tarde.
A instituição atende a um número total de 571 alunos, sendo que deste total 12 são crianças de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 01 de novembro de 2018 à 07 de dezembro de 2018 no turno da tarde sendo observadas as aulas da turma do 3º ano do Ensino Fundamental regidas pela professora Lisandra Machado que conta com 24 alunos de 8 a 9 anos em classe.
A sala de aula é bem organizada e possui dois Armários, 25 carteiras quadradas azuis, 01 Lousa, 02 Ventiladores de teto e 01 de parede e a sala é muito bem decorada.
 As carteiras são organizadas em duplas ou trios, segundo a professora esse método de organização é para que os alunos com mais facilidade de aprendizagem possam também auxiliar os seus golegas que não conseguem aprender com a mesma facilidade.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERIODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPAÇÃO
Durante o período de observação participativa, teve como objetivo principal a investigação da metodologia utilizada pelos professores.
No meu primeiro dia de estágio fui recebida pela diretora da escola que me levou até a sala de aula aonde fui apresentada a professora que já estava me esperando fui apresentada a turma e a monitora de inclusão, pois na sala observada tem dois alunos que necessitam deste acompanhamento um deles é deficiente intelectual e o outro menino é autista, fui bem recebida por todos, mais como toda criança quando se impacta com alguma novidade ficaram um pouco agitados mais com o decorrer do tempo se acostumaram com a minha presença.
A professora se mostrou muito dedicada à aprendizagem de seus alunos fazendo trabalhos convencionais, mais ao mesmo tempo usando estas atividades para pazer brincadeiras didáticas para facilitar a compreensão do que estava sendo ensinado a seus alunos não tornando as aulas monótonas e sem interesse o fato de estarem em dupla ou trio facilita o trabalho da professora pois as crianças se ajudam entre elas.
 	Em relação aos alunos de inclusão eles tem os seus materiais pedagógicos adaptados num nível que eles conseguiam realizar as tarefas, mais mesmo assim para o menino com paralesia cerebral é muito díficil acompanhar o que a professora lhe passa para fazer, mais a monitora me relatou que o menino é muito dedicado e está se esforçando bastante já o aluno com autismo teve grande evolução durante o ano letivo está conseguindo realizar bem as suas tarefas.
Nas atividades desenvolvidas durante o período de observação, tive a oportunidade de auxiliar o professora na sala de aula com correções de atividades dos alunos, e participei do recreio podendo observar as brincadeiras na hora do intervalo.
Durante as atividades de observações notei que os alunos se interessam pela aula, porém em determinados momentos eles demonstram ficar dispersos e agitados, sendo necessária a intervenção da professora para retomar a aula.
A rotina em sala de aula é fundamentada pelo Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, está mencionado que o PPP é um instrumento de vital importância na escola.
A Instituição escolar tem como missão promover uma educação humanizadora, através de parcerias e trabalho em equipe, colaborando na construção de uma sociedade solidária e sustentável.
Tem como visão ser uma escola comprometida com a formação de cidadãos críticos, participativos, provocadores de mudanças pessoais que favoreçam a qualidade de vida da comunidade.
Princípios respeito ao outro, solidariedade, particiapação, cooperação, responsabilidade, diálogo reflexivo, integração interdisciplinar, visão crítica.
A ação pedagógica fundamenta-se nos níveis de desenvolvimento e construção do conhecimento da criança enquanto cidadã, oportunizando-lhes experiências enriquecedoras e significativas, através de uma postura democrática.
A metodologia de ensino abrangerá situações de aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios e a cultura da comunidade, bem como propiciando o acesso ao saber local, regional e universal da comunidade, em busca de uma educação interdisciplinar. Além disso, visa o desenvolvimento das competências intelectuais, ética e estéticas necessárias a formação de um ser humano apto a interagir na sociedade de seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade sócio-econômico-cultural.
Objetivos da Educação Inclusiva é garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimentoe altas abilidades/superdotação, nas escolas regulares em igualdade de condições com os demais.
2. A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR(A)
No inicio da nossa carreira profissional como professor guarda emsi caracteristicas específicas compreendendo desde a aprendizagem sobre aprender a ensinar até aprender a ser, quando nos propomos a entrar nesta carreira sabemos que iremos enfrentar muitas dificuldades pois são muitos os desafios a serem encarados sabemos dentro da sala de aula; como conflitos vivenciados com relação ao comportamento dos alunos, diferença sócio-econômica, resistência dos alunos em querer fazer parte da atividade proposta pelo professor dentre muitas outras situações inesperadas. Deste modo o professor deve encarar estas difíceis situações como uma aprendizado, pois estes são momentos ricos na construção de saberes ligados a prática docente.
	Sabe se que para ser professor temos que nos redescobrir a cada momento e nos aperfeiçoar, somos eternos alunos e sempre estamos aprendendo. Temos a importante missão de contribuir para uma transformação qualitativa da sociedade.
Cumprir o estágio supervisionado foi de extrema satisfação, ter esta experiência me mostrou a verdadeira rotina escolar podendo assim compreender melhor a gestão escolar.
Durante os dias do estágio supervisionado, compreendi que para ser professor temos que estar sempre nos renovando e atualizando para que possamos preparar aulas atrativas para que os alunos sintam se atraídos a prender e facilitar o foco nos estudos. Observei também que é muito difícil administrar o tempo para fazer todas as atividades que são solicitadas.
O professor necessita ser flexível, habilidoso e estar seguro de suas habilidades para lidar com situações diárias que acontecem em sala de aula. Aprendi como planejar e colocar em o plano de ação dentro do cronograma, obtive muitas informações sobre os alunos sejam suas dificuldades.
Portanto, através do estágio tive a oportunidade de ter contato direto com o ambiente educativo, aprendendo com os gestores, professores e toda a equipe como funciona o ambiente escolar. sendo assim os conhecimentos que adquiri, servirão de experiência que deverá ser usada no meu percurso como professora.
4. DIFICULDADES E SUPERAÇÕES
Neste período de estágio tive a oportunidade de aplicar o plano de aula para a turma do 3º ano a qual observei durante este estágio.
Entretanto no momento da execução do plano de aula tive algumas situações que não estavam previstas, pois na aula que tinha planejado é baseada na disciplina de matemática com o uso do material dourado como ferramenta didática, separei os alunos em grupos de quatro membros cada para que no momento da atividade podessem conversar entre si e resolver a atividade oferecida com maior facilidade, porém no momento em que fomos executar as tarefa notei que um grupo estava bastante disperso e conversando assuntos que não cabiam á aquela aula, então parei e observei qual dos alunos estava começando o assunto e dispersando os demais colegas e chamei ele até mim para poder conversar com ele, chamei a atenção dele para a importância da atividade e pedi para que ele retornasse para o seu lugar e continuasse a fazer a tarefa proposta.
Observei a partir deste processo de docência o quanto é importante a postura do professor em frente a turma no momento de um fato que não é esperado como o exemplo citado anteriormente, sendo assim o professor deve tomar alguma atitude para a que o processo de ensino aprendizagem da turma não seja prejudicado diante de estes possíveis imprevistos garantindo as relações adequadas entre a teoria e a pratica sempre visando as necessidades de aprendizagem da turma.
5. PLANO DE AULA
MODELO DE PLANO DE AULA	
1) IDENTIFICAÇÃO:
Estagiária: Tamara Pereira dos Santos
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio
Disciplina: Matemática
Turma: 3º ano
2) CONTEÚDO
Problemas matemáticos
3) OBJETIVOS
- Desenvolver o raciocínio matemático; 
- Resolver desafios matemáticos;
- Ler e interpretar problemas; 
- Armar e efetuar adições, subtrações, multiplicações;
4) SÍNTESE DO ASSUNTO
O material dourado é um excelente recurso didático para a aprendizagem matemática, pois este material facilita a construção de conceitos sobre números e operações, além do uso deste material facilitar a aprendizagem do aluno também serve como uma espécie de jogo despertando neles o prazer e o interesse em aprender.
De acordo com a teoria de Maria Montessori o material dourado tem o intuito de destinar-se a atividades com o objetivo de despertar a vontade e a atenção da criança, sendo assim a mesma tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. Os materiais criados por Montessori têm papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
- Primeiramente a professora explica aos alunos que eles terão uma aula diferenciada apresentara a eles um novo material didático chamado material dourado, explicando que irá trabalhar com a turma com grupos de quatro integrantes.
- A professora então forma os grupos analisando as características de cada aluno.
- Oralmente ela explica com o material dourado as operações matemáticas que irão ser realizadas naquela tarefa.
- Após distribui o material dourado a cada grupo e dá alguns minutos para que eles possam conhecer e pegar o material.
- Em seguida a professora entrega as atividades impressas aos alunos e pede para que eles leiam com bastante atenção para que possam responder usando o material dourado e que não se esqueçam que estão trabalhando em grupo, eles devem expor a montagem das contas com o material dourado , eles devem expor na mesa separadamente cada uma delas, os integrantes devem fazer a sua atividade individualmente, porém podem trocar idéias a respeito da atividade com os demais do grupo e é neste momento que a interação acontece entre eles, a professora fica entre os alunos a disposição para auxiliar.
 - Dado o tempo necessário a professora então começa a corrigir oralmente usando e expondo o material dourado junto com a turma. 
6) RECURSOS
Livros, apostilas, equipamentos eletrônicos, jogos, material dourado todos vem ao encontro de uma aprendizagem mais sólida dentro da sala de aula.
7) AVALIAÇÃO
Durante a aula ministrada a professora lê alguns problemas matemáticos e pede para que prestem bastante atenção em seguida pede para que eles resolvam usando o material dourado e lhe digam a resposta oralmente.
6.. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado nos possibilita ter uma visão mais ampla entre a teoria e a prática do futuro docente. 
Ao realizar a prática de Estágio Supervisionado, o futuro docente vivencia o espaço escolar, amplia seus conhecimentos, observa na prática o que foi aprendido na teoria. 
Conforme Silva e Ubanetz ( p. 27).
Portanto, refletindo sobre a importância do estágio em alfabetização no processo de formação profissional do professor e do pedagogo, destacamos que este estágio pode contribuir para que os alunos do curso de Pedagogia compreendam, a partir da análise da realidade da alfabetização, os fundamentos teóricos que explicam a importância, as características e as possibilidades metodológicas do processo de alfabetização no sistema educacional brasileiro.
Neste presente estágio tive a oportunidade de executar o plano de aula o qual tinha planejado e pude vivenciar alguns dos desafios que irei enfrentar como futura docente, percebi que é em momentos como estes que nos deparamos com fatos inusitados que não havíamos pensado no momento o qual planejamos uma aula, mas que também é nestes momentos que temos a oportunidade de criarmos novas práticas que vai nós enriquecendo no nosso desenvolvimento profissional e então temos a oportunidade de reafirmar nossas escolhas e continuarmos firme na nossa caminhada.
No momento em que ingressamos em uma graduação sabemos que a todo o período que estamos cursando, nós somos semelhantes a um depósito de informações, aonde vão sendo armazenados muitas referenciais teóricas e duranteos estágios vamos adquirindo a cada etapa mais conhecimento, enriquecendo nossa caminhada pedagógica.
No momento da prática temos a oportunidade de usarmos o que aprendemos na teoria e aplicar em sala de aula diante de uma dificuldade ou situações inesperadas que possam acontecer,vimos que passamos de estudantes para a função de docente tendo sempre novos desafios a serem enfrentados esituações que devemos aprender a contornar na melhor forma possível.
 Por isso que somos a todo momento a todos os dias uma aprendizagem constante sempre no intuito da construção do saber quebrando paradigmas para que se obtenha um processo de ensino e aprendizagem sempre com o máximo de aproveitamento.
REFERÊNCIAS
SILVA, Mônica Caetano Vieira, Urbanetz, Sandra Terezinha, O Estágio no curso de Pedagogia, Editora Intersaberes. Curitiba, 2014.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007. Disponível em:http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/0 19.df >. Acesso em: 10 de Jun. de 2018.
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Daniele.Saberes, Tempo e Aprendizagem do trabalho no Magistério.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.° 9.395/96. Brasília: 1996.
FUNDESCOLA. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola. Brasília: MEC, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor.
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Daniele.Saberes, 2000, Tempo e Aprendizagem do trabalho no Magistério
3

Continue navegando