Buscar

Relatório de Estágio Fundamental nota 98

Prévia do material em texto

16
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARISA PAIVA MONTEIRO DE MORAIS, RU: 1388274, TURMA: 05/2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARISA PAIVA MONTEIRO DE MORAIS, RU: 1388274, TURMA: 05/2016
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 	 03
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA	 04
3 A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA	 06
3.1 OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSORA	 06
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS	 07
5 REFERÊNCIAS 	 08
6 PLANO DE AULA 	 08
6.1 IDENTICAÇÃO 	 08
6.2 CONTEÚDO	 08
6.3 OBJETIVOS 	 08
6.4 MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS	 09
6.5 SÍNTESE DO ASSUNTO	 09
6.6 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO	 09
6.6.1 Divisão de tarefas	 10
6.6.2 Avaliação	 10
6.7 REFERÊNCIAS	 11
ANEXO A – IMAGENS DE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO 	 12
ANEXO B – FICHA DE FREQUÊNCIA 	 13
ANEXO C – FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTÁGIO 	 15
1 INTRODUÇÃO
A grade curricular do curso de Pedagogia do Centro Universitário Uninter inclui o Estágio como uma disciplina articuladora das habilitações previstas através das disciplinas ministradas e dos projetos desenvolvidos em cada UTA, que tem a carga horária do Estágio distribuída entre elas. Dessa forma, é possível enfatizar a relação entre a teoria e prática, dos conhecimentos discutidos nas disciplinas que compõem a unidade. Constitui uma experiência indispensável a formação integral dos acadêmicos. 
Portanto, este memorial reflexivo apresenta o processo da realização do Estágio Supervisionado Ensino Fundamental, realizado na escola EMEF “Prof.ª Homera da Silva Braga, localizada na Rua Joaquim de Paula, n° 670, Jardim Morumbi, CEP: 12236-450, na cidade de São José dos Campos no Estado de SP. A escola é pertencente ao município desde 2008.
O número para contato com a escola: (012) 3937-9166 e o e-mail: emefhomera@sjc.sp.gov.br. A supervisora da unidade é a senhora Rosana Falaska, formação acadêmica em Licenciatura em Pedagogia. E a professora regente da sala de aula que estagiei no 3º ano, é Priscila, também formada em Licenciatura em Pedagogia.
A escola funciona no horário de 07h00min. Às 17h30min.
Atualmente oferta atendimento à 957 alunos, sendo 567 alunos nos Anos iniciais – compreende do 1º ao 5º ano no período vespertino e 390 alunos nos Anos finais – compreende do 6º ao 9º, no período matutino, portanto, alunos de 6 a 14 anos.
Quanto aos alunos da inclusão, a escola oferece atendimento: 6 alunos com Síndrome de Down, 8 alunos com (TEA) – Transtorno do Espectro Autista, 01 aluno com Paralisia Cerebral Espástica.
A organização das carteiras, normalmente, é enfileirada, mas sempre que têm alterações de posições é de acordo com a atividade proposta no dia. A organização auxilia na aprendizagem facilitando a interação entre professor e aluno. As crianças que possui dificuldade cognitiva por exemplo, a professora regente Priscila, coloca com outro aluno, para auxiliar e estimular à aprendizagem. 
O estágio foi realizado no período de 11 de junho de 2019 a 05 de julho de 2019, no período vespertino, na sala do 3° ano do Ensino Fundamental , com 28 alunos entre 8 e nove anos.
Atualmente a escola encontra-se em ótimo estado de conservação, possui 20 salas de aula com boa iluminação e arejada; 80 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, sala de leitura, parque infantil, banheiros dentro do prédio, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, almoxarifado e garagem para funcionários.
A metodologia utilizada para elaboração desse memorial reflexivo foram visita pessoal na instituição estagiada, entrevista com a equipe diretiva, leitura do Projeto político pedagógico da escola, videoaulas UTA Uninter, leitura de livros para fundamentação teórica.
As partes que compõe este trabalho são: Introdução, Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa, A realização da docência: os desafios de aprender ser professora, Conclusão – dificuldades e superações, Referência, Plano de aula, Referência do Plano de aula, anexos Ficha de frequência e Avaliação de desempenho Estágio Supervisionado.
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
De acordo com o Projeto político Pedagógico (PPP) da escola, observei que a matriz do trabalho escolar e todos os segmentos devem participar da elaboração desse projeto: gestores, educadores, funcionários, alunos e pais, definindo o tipo de sociedade e o tipo de cidadão que se pretende formar. Trata-se de uma relação recíproca entre a dimensão política e a dimensão pedagógica, caráter político e cultural (VEIGA, 2001).
A escola em sua função social, possui a finalidade de possibilitar o exercício da cidadania proporcionando aos educandos a aquisição de valores e conhecimentos essenciais para vida.
Assim, a rotina da sala de aula também fundamentada pelo Projeto político-pedagógico, que têm como objetivos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visa o desenvolvimento integral do aluno a partir da flexibilização do currículo para que seja adequado as condições dos discentes, respeitando seu caminhar próprio e favorecendo o processo escolar.
Dessa maneira, a escola estagiada é criativa e segue seu trabalho pedagógico com metodologias e alternativas de ensino que possibilitam a todos os alunos o acesso ao currículo.
Nesse contexto, a escola apresenta como concepção de educação , a mediação do processo de construção do conhecimento possibilitando o aluno contextualizar o ensino estabelecendo relação entre seus conhecimentos adquiridos e na interação com seu meio através de troca de experiências, desenvolvimento da criticidade, do respeito ao outro e da sensibilidade. 
Portanto, o estágio no Ensino Fundamental 3º ano Anos iniciais, possibilitou o contato direto com a realidade escolar e especificidades do trabalho pedagógico, relativos a essa etapa de ensino além de que as crianças me acolheram de forma muito receptiva demonstrando interesse pela minha participação em sala de aula quando a professora regente me solicitava em determinados momentos, como também manter a organização do local.
As atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa foram acompanhar a entrada e saída dos alunos em sala de aula, participar do recreio, auxiliar à professora na correção e aplicação de atividades diárias.
No decorrer dos dias, fiz-me presente para auxiliar a professora ao atendimento a alunos com dificuldade na assimilação de informações como leitura de textos reais, com alunos que ainda estão tentando ler e a escrita pelos que ainda estão aprendendo sistema alfabético.
A professora da turma mostrou ser muito atenciosa e em seu planejamento diário ela dedica a maior parte do tempo à alfabetização, mas garante que haja espaço para matemática, história, geografia, etc. Para ela, se o aluno tem pouco contato com a escrita a aprendizagem fica prejudicada. Alfabetizar crianças deve ser mais do que ensiná-las a decifrar o código das letras ou simplesmente traçá-las, deve auxiliá-las a compreender que por trás das letras há significados que podem ser utilizados para continuar aprendendo ao longo da vida.
Primeiramente, a professora organiza a turma em roda para garantir que os pequenos não desviem a atenção com facilidade, pois é impossível acompanhar todos, o tempo todo em suas carteiras. Em voz alta ela escolhe a leitura conforme o objetivo de trabalho que ela estabelece para cada dia, de diferentes tipos de texto como contos, poemas,notícias, receitas entre outros para que a turma familiarize com esses gêneros textuais e assim aos poucos, amplie seu repertório. Na atividade a criança familiariza com a linguagem dos livros, dos jornais, dos manuais e, assim, começa a perceber a diferença entre a língua falada e a escrita. 
Em complemento a atividade a professora abriu a conversa estimulando a turma a expor suas ideias e propõe que, registre no caderno o que relembrar da história lida por ela com auxílio do dicionário, para buscar a grafia correta e exercitar a escrita.
Neste momento da observação participativa foi muito valiosa, alfabetizar não é uma tarefa fácil, mas se as atividades forem bem planejadas os alunos aprendem muito uns com os outros, mesmo que o professor não consiga intervir junto a todos os alunos todos os dias.
3 A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
3.1 OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSORA
A produção ou planejamento de aula pelo docente é muito importante, hoje no mundo digital temos uma geração de crianças e adolescentes estafados, mais questionadores, apresentam dificuldades de prestar atenção às explicações, distraindo-se e consequentemente conversando mais durante a aula. O professor precisa diversificar suas estratégias de aula a partir de critérios já conhecidos e possibilitar a interação do aluno com os conteúdos a serem aprendidos. O professor precisa criar mobilidade mental em seus alunos, fazendo com que reflitam, participem dos conteúdos e tenham vontade de aprender a partir de desafios e propostas que apresenta a eles.
Assim, a seleção do Conteúdo sobre Sustentabilidade e a relação do homem com a natureza já estava sendo pesquisados pela turma na disciplina de Ciências. Então, a professora sugeriu manter a mesma proposta para a apresentação do Plano de aula. As dificuldades encontradas para colocar o em prática foi em relação ao pouco tempo de aula que temos para dar conta de tudo.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado Ensino Fundamental foi imprescindível para meu aprendizado e para a reafirmação da prática aliada a teoria demonstrando assim, que ambas são indissociáveis e que irão servir de base para o futuro professorado. Além disso, entende-se que a teoria não altera a realidade- quem o faz são as pessoas na vida concreta do dia a dia. Mas para compreendemos melhor a realidade da educação brasileira, será preciso buscarmos apoio na teoria.
O que observamos, que é grande a influência que o docente exerce sobre os alunos e por isso, é grande a responsabilidade para influenciá-los positivamente. São muitos os desafios da profissão. Os paradoxos, contradições, dificuldades e a constante necessidade de formação continuada, discussão e estudos nos instiga a refletir sobre as exigências reais da educação na contemporaneidade. 
Mesmo assim, o professor poderá desenvolver uma prática que seja transformadora, significativa e pertinente ao contexto social dos alunos contemplados, a partir do momento que utilizam a reflexão como um suporte para a melhoria de sua prática, que investigam os problemas recorrentes da mesma, que buscam encontrar soluções e viabilizar a resoluções destes, utilizando recursos teóricos em conjunto com a prática pedagógica, acreditando que a educação poderá alcançar uma efetiva mudança.
Conclui-se, portanto, que os momentos do processo de realização da disciplina Estágio Supervisionado Ensino Fundamental anos iniciais, foram de grande importância para meu crescimento pessoal e profissional. Oportunizou o estudo busca da fundamentação teórica, a pesquisa e observação da instituição e da sala de aula, e extensão Regência de sala - que são os elementos basilares da formação universitária.
5. REFERÊNCIAS 
VEIGA, I. P. A. (Org.). Escola Espaço do Projeto Político Pedagógico. 4 eds. São Paulo: Papirus, 2001.
6 PLANO DE AULA
6.1 IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Marisa Paiva Monteiro de Morais
Escola: EMEF “Prof.ª Homera da Silva Braga
Componente curricular: Ciências da natureza
Turma: 3° Ano – Ensino Fundamental
6.2 CONTEÚDO
Sustentabilidade e a relação do homem com a natureza.
6.3 OBJETIVOS
Apresentar conceitos sobre meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação;
Conscientizar os alunos sobre a importância da conservação ambiental com uso racional da natureza, através de manejo sustentável que permite a presença do homem na natureza, porém, de maneira harmônica.
6.4 MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS
Imagens de lixões e aterro sanitário em São José dos Campos, utilizadas durante as aulas, para ilustrar a degradação ambiental devido ao descarte incorreto de resíduos por parte da sociedade;
DVD “Conservação da natureza”;
Visita ao aterro sanitário;
Folhas de papel sulfite e lápis coloridos.
6.5 SÍNTESE DO ASSUNTO
O homem ao longo da história, modificou e modernizou os processos envolvidos para atender as necessidades de seu meio social, sem um planejamento sustentável e consciente de suas repercussões que resultaram em danos irreversíveis à natureza. 
Diante desse cenário, defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade. “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (citado por UNESCO, p.29, 2005).
Segundo Vasconcelos (1997), para que a Educação Ambiental ocorra é preciso reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e com seus semelhantes. 
Nesse contexto, sobressaem-se as escolas, como multiplicadoras na preservação do meio ambiente, através de atividades que irão favorecer a reflexão e o comprometimento .
Dessa maneira, as atividades serão realizadas com 25 alunos do 3º Ano, da EMEF “Prof.ª Homera da Silva Braga.
6.6 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
As tarefas serão divididas em três dias consecutivos.
6.6.1 Divisão de tarefas
1° Dia - Atividade 1: buscou-se o conceito Sustentabilidade por meio de pesquisas bibliográficas, destacando a importância de determinados tipos de materiais, muitas vezes considerados como lixo e descartado na natureza. A importância de separar os materiais que serão descartados como o lixo orgânico separado do lixo reciclável e reduzir resíduos são algumas premissas do consumo responsável. Será proposto um tempo para cada aluno contar sobre suas experiências e conhecimentos sobre o assunto. O alerta para que fossem adotados princípios e práticas mais saudáveis de alimentação(VIEIRA, 2015). Pensar em alimentação orgânica, rica em vitaminas, proteínas, sais minerais , cálcio que além de fazer bem a saúde reduziria grande parte do descarte de vários tipos de embalagens como: salgadinhos industrializados, bolachas, doces, balas, entre outros. Por fim, conversaremos sobre maneiras responsáveis de consumo e descarte exaltando valores com respeito ao próximo, ao meio ambiente e a sociedade como um todo.
2° Dia – Atividade 2: Foi primordial levar os alunos ao aterro sanitário, já que muitos alunos desconhecem o destino dos lixos retirados de suas casas.
3° Dia – Atividade 3: Assistir o DVD Conservação da Natureza – Barsa Hoobs, e ao final do filme propor aos alunos que façam um desenho na folha sulfite com lápis coloridos que ilustre o que entenderam sobre sustentabilidade e preservação da natureza.
6.6.2 Avaliação
Será de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas para auxiliá-los no processo de aprendizagem. 
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das aulas , a fim de que a boa aprendizagem e o bom desempenho escolar ocorram para todos.
6.7 REFERÊNCIAS
CONSERVAÇÃO da natureza. [S.I]: Planeta, c2006. 1 videodisco (30 min). son., color. (Barsa Jim Henson’s Hoobs: A aventura de aprender) Conteúdo: Filme 1 – Documentários. Filme 2 – Visita. Filme 3 – Histórias. Filme 4 – Experiência. Filme 5 – Personagens Hoobs. Dublagem em português, espanhol e inglês. Faz parte de coleçãode livros do mesmo título. (DVD/ 107 30 min / MFN=16940).
GIARDINO, C. O desafio de ser professor nos dias atuais. [Portal Estadão] ago. 2015. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-pentagono/o-desafio-de-ser-professor-nos-dias-atuais/>. Acesso em: 05 ago. 2019.
PORTAL GUIA SJC. Aterro sanitário de São José recebe nota 10. [Internet] jun. 2013. Disponível em: <http://www2.guiasjc.com.br/noticias/aterro-sanitario-de-sao-jose-recebe-nota-10/>. Acesso em: 05 ago. 2019.
UNESCO, 2005. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento fiscal do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005,Disponívelem :<http://Unesdoc.org/imagens/0013/001399/139937por.pdf>.Acesso em: 06 ago. 2019.
VASCONCELOS, H.S.R.A Pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Voes, 1997.
VIEIRA, A. de R. Sustentabilidade na escola: sustentabilidade é para toda vida [Internet]. 31 ago. 2015. Disponível em: <http:// gestãoescolar.org.br/blogs/sustentabilidade/2015/08/31/sustentabilidade-e-para-toda-vida/>. Acesso em: 05 ago. 2019.
VIEIRA, C. Lixões e falta de coleta seletiva ainda desafiam cidades do Vale. 1 fotografia. 688 x 410. Disponível em: <http://www2.ovale.com.br/lix-es-e-falta-de-coleta-seletiva-ainda-desafiam-cidades-do-vale-1.726832>. Acesso em: 05 ago. 2019.
ANEXO A – IMAGENS DE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO
	Figura 1 – Foto de descarte indevido (lixão)
	
	Fonte: Claudio Vieira / O VALE.
	Figura 2 – Foto de aterro sanitário
	
	Fonte: Portal Guia SJC.
ANEXO B – FICHA DE FREQUÊNCIA
ANEXO C – FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTÁGIO

Continue navegando