Buscar

Introdução e reeducação alimentar na fase do desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução e reeducação alimentar na fase do desenvolvimento
 A fase de desenvolvimento, se tornou alvo da alimentação inadequada. Com a correria do dia a dia, muitas das vezes os pais acabam facilitando a alimentação dos filhos com a praticidade de alimentos prontos e pouco nutritivos. A relação com a alimentação tem um papel fundamental, nesta fase, para o bem-estar físico, emocional e social da criança. Hábitos incorretos resultam em inúmeros prejuízos, envolvendo doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, obesidade, além de déficit no crescimento. Geralmente o habito da má alimentação, já vem da própria família. A maior iniciativa para reeducação alimentar, deve vir da família junto ao acompanhamento de um nutricionista.
Nosso projeto acontecerá em uma feira gastronômica de uma escola pública, e de início decidimos elaborar uma palestra diferente com práticas e jogos para despertar a atenção da criança e dos pais aos alimentos menos consumidos nessa faixa etária. Começando com a explicação dos futuros riscos que a criança venha ter ao se alimentar de forma inadequada na fase de desenvolvimento. Depois mostramos uma pequena parte do filme “Muito além do peso” no qual uma menininha com diabetes mede sua própria glicose todos os dias, furando o dedo, além de também injetar insulina em si mesma.
Em seguida partimos para os joguinhos e as práticas. 
O primeiro jogo, se resumia em mostrar imagens de frutas, verduras e legumes poucos conhecidos e fazer com que as crianças adivinhassem o nome. 
Após adivinharem, nós aprensentavamos também fotos com sugestão de pratos coloridos e diferentes feitos com o tal alimento da vez.
E na prática, ajudávamos as crianças a montar sua própria lancheira com lanchinhos saudáveis para o dia a dia.
Ainda na prática, levamos os pais e as crianças para a cozinha para ensinar a montagem de pratos coloridos e nutritivos além de incentivar a presença das crianças na cozinha junto aos pais.

Continue navegando