Buscar

yarla broma

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO
	
Grande parte das substâncias químicas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia estão na forma de soluções. No contexto de um laboratório de química, a preparação de soluções é uma técnica de fundamental importância, pois as soluções são utilizadas em uma série de procedimentos experimentais. Uma solução consiste de dois componentes, um soluto (substância dissolvida) e um solvente (substância que dissolve), que podem estar em qualquer estado físico. Para experimentos de laboratório, são utilizadas principalmente soluções líquidas, obtidas pela dissolução de um soluto qualquer (seja ele sólido, líquido ou gasoso) em um solvente líquido. (CRUZ,2012).
A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em determinado volume de um solvente apropriado. No caso de compostos inorgânicos, o solvente utilizado é quase sempre a água. A massa de sólido a ser pesada depende de dois fatores: 1) da concentração da solução que se deseja preparar, e 2) do volume de solução que se deseja preparar. Para a pesagem do sólido, utiliza-se uma balança analítica ou semi-analítica. Para o preparo da solução, utiliza-se um balão volumétrico de volume apropriado. A concentração da solução a ser preparada deve ser determinada dependendo da finalidade de sua utilização. (CRUZ,2012).
O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, é um sólido branco, muito higroscópico, inorgânico, comercializado na forma escamas, pó, lentilhas, pérolas e micropérolas. Apresenta massa específica de 2,12 g/mL, ponto de fusão de 318,4 ºC e ponto de ebulição de 1390 ºC. O NaOH é uma típica base de Arrhenius, pois quando dissociado em água, libera íons hidroxila (-OH). A soda cáustica, do latim caustĭcus, queimar, é uma base forte com alto poder corrosivo, podendo causar graves queimaduras em contato com a pele. A fabricação do hidróxido de sódio é de extrema importância para diversos segmentos industriais. Esta base é considerada como uma das mais importantes, pois além de ser usada para a produção de tecidos e papel, participa como insumo na fabricação de diversos produtos. (SILVA,2012).
Por conseguinte, o hidróxido de sódio é então obtido mediante uma caustificação pela cal, que só é possível devido ao fato do carbonato de cálcio ser praticamente insolúvel em água. O processo de caustificação consiste em reagir a cal previamente hidratada (Ca(OH)2), previamente hidratada, ou melhor, o hidróxido de cálcio com o carbonato de sódio para a obtenção de soda (NaOH) e carbonato de cálcio. (SILVA,2012).
O objetivo da prática no laboratório foi preparar uma solução de hidróxido de sódio e compreender a importância de tais soluções nos procedimentos experimentais
 2 METODOLOGIA
	2.1 MATERIAIS:
Balança analítica
Becker
Balão volumétrico
Pipeta
Erlenmeyer
Agitador magnético
2.2 MÉTODO:
Para realização da prática os alunos foram divididos em dois grupos, e em seguida, dirigidos a balança analítica para a pesagem de 40 gramas de NAOH dispostos em um Becker. Logo após a pesagem, o hidróxido de sódio foi transferido para o balão volumétrico fundo, com o auxílio de uma espátula, e misturado com 100 ml de água destilada. Em seguida, a mistura foi levada a um agitador magnético, em um depósito com gelo, para homogeneizar a amostra por alguns minutos, com acréscimos de água na solução através da pipeta para facilitar o processo, mexendo sempre a mistura para impedir que cristalizasse.
O passo seguinte depois de obter a solução foi guardar os frascos previamente rotulados, constando no rótulo o nome da substância, a concentração e a data de preparação.
 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
	A seguir o passo a passo e os resultados obtidos com o preparo da mistura de hidróxido de sódio e água destilada. Esse processo resultou em uma solução homogeneizada. 
Figura 1. Pesagem do ácido clorídrico na balança analítica.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 2. Fim da pesagem do ácido clorídrico totalizando 40 gramas.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 3. A mistura foi levada ao agitador magnético em um depósito com gelo.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 4. Mistura prestes a ser rotulada.
 
Fonte: Arquivo pessoal
O sólido deve ser dissolvido antes de se completar o volume do balão com água destilada. Primeiro deve-se adicionar uma quantidade de água até preencher, no máximo, ¾ do volume total, proceder a dissolução do sólido, e então completar o volume com água destilada. Em alguns casos, a total dissolução do sólido pode ser difícil. O procedimento de dissolução deve ser feito repetidas vezes, até que todo o sólido esteja dissolvido. Nunca completar o volume do balão volumétrico se ainda existir sólido no fundo do balão. (CRUZ,2012).
Deve-se ter total atenção para a mistura não petrificar, misturando e adicionando água sempre 	que necessário. O uso do agitador magnético é imprescindível nesse processo. É necessário extremo cuidado na pesagem do hidróxido de sódio, adicionando com cuidado no Becker, para que não ultrapasse o valor de 40 gramas de hidróxido de sódio.
	
	
 4.CONCLUSÃO
 O objetivo de preparar uma solução de 40 gramas de hidróxido de sódio e 100 ml de água destilada foi atingindo. A importância da realização do experimento permitiu grande conhecimento e aprendizagem para experiências posteriores. O cuidado para não cristalizar a solução é fundamental, por isso a importância de manter-se atento durante todo o processo de preparo. É válido ressaltar ainda os efeitos que alguns reagentes podem causar em contato com a pele, sendo nítido o uso exclusivo do jaleco, sapato fechado e luvas quando necessário.
			
 
 5 REFERÊNCIAS
CRUZ, G. Preparação de Soluções por dissolução.2012. http://labiq.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=10&idTopico=75#.W5WGe85KjIU Acesso em 09.set.2018.
SILVA, I. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos.. Revista Virtual de Química. Volume 4. Rio de Janeiro. Pág 73-82. Março de 2012.

Continue navegando

Outros materiais