Buscar

Tríade do tempo

Prévia do material em texto

Tríade do tempo
Paola Machado Schneider¹
Resumo
Este trabalho apresenta a importância do emprego da Tríade do tempo, apresentado por Christian Barbosa², com o intuito de mostrar como se obter máxima eficácia e melhor aproveitamento de seu tempo para com suas atividades, além de possibilitar uma reflexão sobre como o seu tempo é empregado e quantas das suas atividades são realmente significativas e importantes para atingir seus objetivos e se estes mesmos objetivos são realmente os que você anseia.
Introdução
O objetivo deste documento é esclarecer a importância do gerenciamento de tempo que temos e como melhor aproveitá-lo para atingir nossas metas e também como empregar a Tríade do tempo, com a expectativa de visualizar melhor como os nossos dias são utilizados e refletir sobre nossas ações do dia a dia para compreendermos o quanto aproveitamos ou desperdiçamos o nosso tempo e se nossas metas são realmente as que pensamos e porque muitas vezes saímos da trilha dos nossos sonhos.
A Tríade é formada em três esferas de critérios: Importância; Urgência e Circunstâncias. A partir destes três critérios é possível visualizar mais nitidamente porquê e onde as atividades estão ligadas. Uma breve descrição destes critérios, para facilitar na montagem da Tríade: Na esfera da importância, é tudo aquilo que trará resultados efetivos a sua vida, seja ela pessoal ou profissionalmente, este critério é muito íntimo e variado, depende do que você deseja, citando o meu exemplo, na minha esfera da importância tenho de tomar 3l de água por dia, para muitas pessoas isto não faz o menor sentido, mas para mim, sei que esta ação está ligada diretamente à minha saúde.
Na esfera da urgência é todas as atividades que você não tem prazo e caso ignore estas atividades ela vem se tornar um problema. Na maioria das vezes a urgência já foi uma importância, esta quando importância foi ignorada até virar uma urgência. Para que fique mais simples, urgência é tudo que você tem que fazer imediatamente e se você pensou: “Mas tudo o que tenho que fazer é urgente! ”, já aviso que tem algo errado aí, mas adiante esclareço melhor este caso.
 O último, mas não menos importante, as circunstâncias, estas sinto em dizer, mas é a mais difícil de lidar, as circunstâncias estão diretamente ligadas ao nosso conformismo de onde estamos e como vivemos e a ineptidão de dizer não a alguém por não querer parecer grosseiro ou algo semelhante. Citando um exemplo, na esfera de circunstâncias há aquele relatório que o seu chefe pediu e que você sabe que ele não vai ler e não fará diferença nenhuma se ele existir ou não, e mesmo assim você o faz, mesmo que isto atrase suas funções realmente importantes pelo simples fato de você ter medo de dizer não ao seu chefe e acabar demitido.
Lembrando que todos passamos por situações como as citadas a cima e que a intenção é para que se reflita em todas as atividades que fazemos e perceber onde temos que mudar a nosso próprio benefício.
2. Composições perigosas da Tríade
Agora que as três esferas da Tríade foram brevemente esclarecidas, faça uma lista para cada esfera e por fim visualize qual a maior delas. Segundo Barbosa, há três composições perigosas da Tríade. A primeira denominada O super homem, é a composição onde a esfera da urgência é a maior de toas as três, seguida pela esfera circunstancial e a menor a da importância, ela é denominada assim pelo fato de que o super homem vive em torno de viver resolvendo crises, problemas urgentes, não restando tempo para coisas importantes, pois quando não está salvando o mundo, ele está descansando do dia agitado que teve, isso se relaciona a esfera da circunstância, que é quando aquele programa bobo de TV se torna um refúgio do dia.
A segunda composição é o Homer Simpson, onde a esfera circunstancial é a maior das três, seguida pela esfera da urgência e novamente a esfera da importância sendo a menor de todas. Essa composição se dá ao percebemos que Homer é infeliz no trabalho, mas não tenta sair de lá, passa seu tempo que não trabalha em frente à TV ou fazendo suas obrigações como pai como se fosse um fardo. Claramente essa composição é resultado da falta de saber o que quer e do conformismo como vive.
A última composição é O Equilibrista, este tem as esferas circunstancial e urgente quase da mesma dimensão e a esfera da importância sendo a menor, esta composição se dá ao fato de que a pessoa tenta equilibrar em uma mão as tarefas urgentes e na outra as circunstanciais, ela passa o dia todo resolvendo problemas urgentes, sempre com pressa e preocupado, as vezes levando para casa estes problemas mas não restando energia para mais nada, e quando se deu por conta, grande parte de sua vida já passou.
Estes exemplos de composições servem além de entender e visualizar as esferas da Tríade e como elas estão ligadas como também a partir dela elaborar um plano de ação para resolver e melhorar a gestão de tempo para a produtividade de suas atividades e alcançar suas metas e a consciência sobre a distribuição do seu tempo.
3. Tríade ideal
Sim, a Tríade ideal existe, e consiste em que a esfera da importância seja maior que as outras duas esferas, sendo a menor esfera a circunstancial já que é impossível que não haja situações de urgência e circunstanciais, o objetivo aqui não é nos afastarmos de tudo e todos, mas sim focarmos nas metas e objetivos que temos e gerenciar esse tempo da melhor maneira possível para alcança-los.
“...a melhor Tríade é aquela que traz felicidade para você. Não adianta ficar a vida inteira tentando transformar sua Tríade na ideal e ficar se matando por isso” (BARBOSA,2008, p.).
Referências
BARBOSA, Christian, Tríade do tempo,2008
Estrutura de mini artigo disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/glaucius/mpet_mcpf/material_apoio/modelo-miniartigos.pdf&ved=0ahUKEwiv6e6umrLXAhXDDpAKHYrnBhQQFghHMAQ&usg=AOvVaw2JrnrcTbsAfOCJy5uoxtI-

Continue navegando