Buscar

Prática 9 - Obtenção do Acetileno (Etileno) e sua Caracterização

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEAPARTAMENTO DE QUÍMICA / CCEN / QUÍMICA ORGÂNICA I 
PRÁTICA Nº 9
OBTENÇÃO DO ACETILENO (ETILENO) E SUA CARACTERIZAÇÃO
INTRODUÇÃO: 
O Etileno é um hidrocarboneto insaturado inflamável de fórmula C2H2 que se constitui no membro mais simples da família dos alcinos, denominado vulgarmente de Acetileno que, quando puro é um gás incolor e inodoro. Entretanto, na sua forma comercial o acetileno apresenta odor característico e por ser um gás menos denso do que o ar, quando escapa (vazamentos), procura as partes mais altas dos ambientes. O acetileno em combinação com o oxigênio é utilizado para: solda e corte de chapas de ferro; tratamento pelo calor, escarfagem; desempeno, têmpera e limpeza de metais por chama; brasagem e revestimento de peças metálicas. 
O acetileno é produzido em geradores especiais pela reação do carbureto de cálcio com à água, obtendo-se também o hidróxido de cálcio como sub-produto; assim gerado contém água e algumas impurezas em pequenas quantidades que entram no processo junto com as matérias primas, como o ar, ou são formadas em reações paralelas, como fosfina, a amônia, o sulfeto de hidrogênio. Para remoção destas impurezas o acetileno é resfriado, lavado, purificado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados. Para acondicionamento seguro do acetileno, evitando-se riscos de explosões, os cilindros de estocagem de acetileno contêm um material poroso saturado com um solvente, como a acetona.
CONSTANTES FÍSICAS: 
São insolúveis em água, mas bastante solúveis nos solventes orgânicos de baixa polaridade: ligroína, benzeno, tetracloreto de carbono; -75ºC P.e; -82ºC P.F.
2 C + CaO ( C2Ca
C2Ca + H2O ( HC(CH + Ca(OH)2 
ESTRUTURA: H–C(C–H
Colocar 3 a 4 gramas de carbeto de cálcio dentro de um Erlenmeyer feche-o com uma rolha de borracha adaptada com um funil de decantação e tubo de vidro recurvado. Verificar se a torneira do funil de decantação se encontra bem fechada. Com o auxílio de uma proveta, colocar cerca de 20 mL de água destilada no funil de decantação.
Colocar em um tubo de ensaio cerca de 4 mL de água de bromo a 1% e Conservar na geladeira. Em outro tubo de ensaio colocar cerca de 4 mL de solução de permanganato de potássio a 0,5% e conserve na geladeira.
Retirar a tampa de vidro do funil de decantação e abra cuidadosamente a torneira, deixando cair gota a gota à água destilada no interior do Erlenmeyer sobre o carbeto de cálcio. Observar se houve mudança na coloração e anote.Repita o procedimento acima usando o outro tubo de ensaio contendo o permanganato de potássio a 0,5%.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
1- Robert T. Morrison and Robert N. Boyb “ Química Orgânica “ Fundação Calouste Gulbenzian – Lisboa, 12ª Ed. ( 1997 ).
2- Vogel I. Arthur – Química Orgânica; “Analise Orgânica”; Editora Ao Livro Técnico S.A. ( 1971 ).
3- http// www.ibg.com.br/acetileno.htm

Continue navegando