Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH - Aula 3

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1222_EX_A3_
	09/09/2018 13:02:28 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.2
	Disciplina: GST1222 - CONSULTORIA INTERNA DE RH 
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A implantação da consultoria de RH em uma empresa terá maior possibilidade de sucesso se as seguintes etapas forem adotadas, exceto:
		
	
	Conscientização de todos os funcionários
	
	Políticas de RH definidas
	
	Fazer benchmarking
	 
	Elaboração de plano de demissão
	
	Desburocratização e racionalização
	
Explicação:
Na implantação do processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos, é preciso fazer uma ampla divulgação e conscientização de todos na organização sobre a nova política de RH a ser adotada. Providências facilitadoras do processo como desburocratização e racionalização dos processos e procedimentos, onde for conveniente, devem ser realizadas preventivamente. As políticas referentes à gestão de RH devem necessariamente ser revistas e atualizadas. E, como medida indispensável, há a qualificação do consultor interno para que possa exercer o seu papel com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessária ao consultor profissional. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma das tendências contemporâneas para a área de RH nas organizações é que ela passe a assumir um papel de aconselhamento às outras áreas, orientando sobre as políticas, ferramentas e instrumentos necessários à gestão de pessoas, contribuindo, dessa forma, para o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais. Nesse novo formato, a área de RH passa a agir como:
		
	
	Divisão de Operações de RH.
	 
	Consultoria Interna de RH.
	
	Departamento Estratégico de RH.
	
	RH Divisionalizado.
	
	Divisão de Planejamento de RH.
	
Explicação:
A Consultoria exclusiva é uma atividade exercida por profissional que se dedica em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria ( mentoring, counselling, coaching ) no âmbito restrito de uma determinada empresa. 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A consultoria Interna de RH é exercida por funcionários da própria empresa, especificamente da Área de Recursos Humanos. A expressão "Prata da Casa" refere-se a:
		
	
	funcionário que se destaca.
	 
	ao aproveitamento dos funcionários da própria empresa.
	 
	programa de excelência da área de recursos humanos.
	
	equipe de colaboradores destinados a atuar como consultores internos.
	
	grupo de pessoas que têm competências essenciais.
	
Explicação:
A Consultoria interna é uma atividade de um profissional que possui vínculo empregatício e está subordinado à empresa (CROCCO; GUTTMANN, 2010; ORLICKAS, 2012). Em complementação, Orlickas (2012), afirma que o consultor interno, geralmente, ocupa um cargo de nível técnico ou gerencial na empresa como funcionário. Ele tem um perfil generalista de sua área de atuação e faz a interface entre o cliente interno e a gerência ou direção da área, ou seja, ele é um facilitador. E, ainda tem a capacidade de elaborar diagnósticos, sugerir, opinar, criticar e buscar soluções para os problemas que lhes são apresentados.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A descentralização das políticas e dos procedimentos de gestão de RH se faz com a diligente atuação da Consultoria Interna de RH. Assim, podemos afirmar que essa atuação tem levado os dirigentes e colaboradores das áreas funcionais a:
		
	
	decidir sem ter uma orientação segura.
	 
	obter ajuda consistente na resolução de problemas pessoais.
	 
	obter ajuda consistente na resolução das dificuldades setoriais.
	
	realizar tarefas administrativas sem qualquer esclarecimento.
	
	contratar e promover pessoas sem utilizar ferramentas adequadas.
	
Explicação:
A área de RH deve proceder com cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para que se obtenha a aceitação de todos para que a mudança ocorra. Neste sentido, a descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas por meio das áreas funcionais da empresa ajudará a alcançar os objetivos da organização. O que estamos dizendo é que os gestores das diferentes áreas devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH. 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São objetivos da consultoria interna, exceto:
		
	 
	Formular pareceres
	
	Propor soluções para os problemas identificados
	
	Sugerir melhorias
	
	Realizar diagnósticos
	 
	Tomar decisões estratégicas
	
Explicação:
A Consultoria Interna de RH, busca frequentemente uma rápida solução para os problemas apresentados, elaborando diagnósticos e análises minuciosas, interagindo com seu cliente interno.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	 
	manter uma atitude arrogante
	
	ser solícito no trato com os clientes
	
Explicação:
 Deve ficar claro que sua função é de assessoramento estratégico aos clientes internos, colaborando, acompanhando na solução de problemas e nas tendências de RH, participando em processos determinados de seu cliente, assessorando as áreas no levantamento de necessidades de treinamento, assim como colaborar na identificação de novos talentos, oferecer suporte na execução de programas específicos de cargos, salários, benefícios, entre outros. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; são colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades. Diante da afirmativa, assinale a única alternativa que responde plenamente as conceitos sinalizados, nas opções abaixo:
		
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, vontade do consultor, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custoestabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
Explicação:
Em outros casos temos a recomendação do próprio consultor interno para iniciar um projeto, ele deve ter a liberdade de sugerir e recomendar mudanças nos procedimentos adotados pelos usuários. Essas mudanças podem ser originadas a partir de constatações do ambiente interno, já que ele está em constante vivência, bem como de informações do ambiente externo, tais como ameaças ou oportunidades de negócios.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratécia e mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	
Explicação:
O papel do consultor interno de RH que deve possuir a capacidade de compreender o que está acontecendo e ainda fazer previsões de futuras alterações ambientais. E, a partir dessas informações elaborar diagnósticos e propor novas soluções, de modo que a mudança possa ser planejada e com menor consequências negativas. Entendendo que são as pessoas as principais fontes de riqueza atualmente é importante desenvolver competências. E, assim contribuírem para o objetivo final da empresa.

Continue navegando