Fundamentos Geográficos do Turismo AP1
3 pág.

Fundamentos Geográficos do Turismo AP1


DisciplinaFundamentos do Turismo141 materiais6.207 seguidores
Pré-visualização1 página
Respostas em vermelhoREVISÃO PARA AP1 \u2013 FUNDAMENTOS GEOGRÁFICOS DO TURISMO
AULA 1
1. Defina:
a) Destino turístico R.é a localidade visitada pelo turista.
b) Centro emissor R.é a cidade que recebe o turista.
c) Hierarquia urbana R.status de importância econômica.
d) Cinturão turístico-recreativo R.conj. De localidades que se encontram no interior de uma isócrona.
e) Turistificação R.Tornar-se destino turístico, mesmo que não possuam grandes atrativos turísticos.
2. Associe as modalidades de transporte aos principais meiosde transporte.?
 
3. O que são linhas isócronas? R.Distância física entre as cidades.
 
AULA 2
1. Defina: R.Uma completa a outra:
a) Patrimônio turístico R.elementos presentes no espaço geográfico que apresentam condições de atrair turistas.
b) Recursoturístico R.ao identificarmos no patrimônio condições de atrair turistas, tais como praias,
montanhas, edificações históricas etc., temos então
Recursos Turísticos
c) Atrativo turístico R.quando viabilizamos o deslocamento de turistas para lugares que possuem recursos turísticos, por meio de vias de acesso e meios de transporte, temos então umAtrativo
Turístico;
 
d) Oferta turística R.a partir do momento em que esse atrativo turístico está vinculado a outros elementos relevantes para a atividadeturística, tais como alojamentos, restaurantes, infra-estrutura de apoio turístico etc., o atrativo passa a integrar aOferta Turística;
 
e) Produto turístico R.quando esse atrativo se encontra inserido no mercado turístico, propiciando aos turistasfacilidades para consumir o atrativo turístico e a oferta a este vinculada, temos umProduto Turístico,
2. Segundo Milton Santos, o espaço geográfico é composto por sistemas de objetos (fixos) e sistemas de ações (fluxos). Explique(falta o resto da pergunta)
3. Como o turismo pode ser um agente produtor do espaço geográfico? R.O turismo é um dos mais relevantes fenômenos da sociedade contemporânea, agindo nas esferas social, econômica, ambiental, política e cultural, movimentando trilhões de dólares todosos anos e centenas de milhões de turistas, sendo também uma das atividades que mais empregam mão de obra no mundo. Uma atividade dessa magnitude tem imenso poder de transformar os lugares onde se insere, principalmente os núcleos receptores, propiciando novos fl uxos junto aos fi xos já existentes ou fazendo com que novos fi xos sejam instalados para suprir a demanda dos fl uxos turísticos. Tais ações imprimem importantes mudanças no espaço geográfi co, caracterizando o turismo comoum relevante agente produtor do espaço geográfico.
 
AULA 3
1. Defina:
a) Sítio urbano R.Nos estudos urbanos, o sí­tio de uma cidade é a base física onde ela se assenta. Essa base é composta por um relevo e eventuais acidentes hidrográficos.
b) Rede urbana R.passou a ser o meioatravés do qual produção, circulação e consumo se realizam efetivamente\u201d.
 
2. Por que o turismo é considerado um agente de redistribuição geográfica da riqueza? R.faz com que, durante curtos períodos, o habitante metropolitano deixe de consumir na metrópole para fazê-lo em localidades espalhadas pelo território fluminense, onde o dinamismo econômico é baixo.
 
3.Estrada vicinal
R. Compreende as vias de circulação de menor extensão e importância, geralmente de terra ba­tida e destinadas a interli­gar pequenas localidades vizinhas (daí o adjetivo \u201cvicinal\u201d). Por cobrirem zonas de baixa densidade demográfica, apresentam fluxo bastante reduzido. E por servirem basi­camente áreas rurais, predomina o transporte em tração animal.
AULA 4
1. Diferencie cultura material e cultura imaterial. R.Por cultura material devemos entender o conjunto de artefatos construídos pelo homem; IMATERIAL> conjuntode saberes, crenças, tradições e valores, ou seja,toda adimensão da cultura que não é material (tais como os artefatos,arquitetura, vestimentas etc.).
2. Defina:
a) Geossímbolo R.são monumentos dotados de simbolismo e que servem de cartão-postal a estas duas cidades. Ambos são, pois, atrativos turísticos. Em suma, os geossímbolos, por seu elevado valor cultural, tendem aatrair turistas.
 
b) Região culturalR.É oconjunto de técnicas, cuja extensão geográfica tende
a corresponder ao território no qual predominam determinadas
condições ambientais, forma uma região cultural.
c) EtnocentrismoR.é a obrigação da demonstração dos ritos das crenças e costumes de habitantes locais. Um tipo de escravização cultural
 
d) Não lugarR.que significa um lugar desprovido de identidade autêntica.
3. Diferencie os \u201cturistas diversionários\u201d dos \u201cperegrinos modernos\u201d.
R- turistasdiversionários- é o turista que tenta permanecer mais tempo e travar contato com a comunidade nativa, estabelecer conversações, aprender seus valores e atitudes.
 
-peregrinos modernos- aqueles que buscam aprendizado e até mesmo elevação espiritual em suasviagens.