Buscar

Aula 4 - microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4 – HIV, Varicela
Algumas viroses podem ficar em latência, mesmo quando os sintomas não estão explícitos no doente. Ele ainda possui uma carga viral capaz de causar sintomas quando o individuo tiver uma baixa no seu sistema imunológico.
Coquetel da AIDS – atua inibindo a transcriptase reversa, a adsorção e
Replicação viral
Adsorção – ligação específica entre os receptores virais e receptores celulares localizados na membrana citoplasmática.
Penetração – Fusão de membranas/ Endocitose mediada por receptor/ Endocitose mediada por receptor de vírus que não possuem envelopes.
Desnudamento – a etapa de desnudamento ocorre, em muitos casos, simultaneamente a penetração, e consiste na degradação do capsídeo ou nucleocapsídeo viral, seguidos da exposição do material genético do vírus no respectivo sítio replicativo.
Biossíntese- para conseguir expressão, replicação e o alastramento de seus genes, os diferentes vírus evoluíram muitas estratégias genéticas e bioquímicas diferentes, dependendo de fatores tais como:
Natureza do material genético viral.
Características fisiológicas bioquímica da célula hospedeira.
Sitio de replicação intracelular. 
Morfogênese - montagem das subunidades proteicas e dos componentes da membrana no caso dos vírus envelopados, e empacotamento do acido nucléico viral, com formação de novas partículas virais completas em um determinado sítio da célula.
Liberação – O processo de liberação está intimamente relacionado com as características biológicas do vírus.
Envelopado x Não Envelopados
Líticos x Lisogênicos
Sítio de replicação celular.
Como acontece a latência nos herpes vírus, e pode ser reativado em baixa do sistema imunológico, em feridas excessivas na boca (caso de herpes labial), emocional, estresse físico, variação hormonal, hipertermia.
Herpesvirus – fica em latência no nervo trigêmeo e para se reativar ele percorre todo o feixo do nervo e reativa normalmente próximo a boca, mas nada impede que ele erre o caminho e afete outras partes do corpo.
Herpesvírus humano – existem 8 tipos.

Outros materiais