Buscar

Gestão e Mapeamento de Processos e Sistemas de Informação Gerencial

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Assinale a sequência correta:
	
	A
	2 - 1- 3
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 - 2 - 1
	
	D
	3 - 1 - 2
	
	E
	2 - 3 - 1
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
	
	A
	a) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
	
	B
	b) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
	
	C
	c) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
	
	D
	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo.
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
	
	A
	a) ( ) Efeito bidê (bottom-up ou de baixo para cima): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, brainstorm com a direção ou determinação de executivos.
	
	B
	b) (  )  Abordagem direta (bottom-up):  É a abordagem mais comum e a mais utilizada na condução de mapeamentos, através de fluxogramas.
	
	C
	c) (  ) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
	
	D
	d) ( ) Abordagem baseada em gestão por processos (top-down), sem interferência hierárquica.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas listadas abaixo.
(      ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(      ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(      ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(      ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(      ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2-1-1-2-2;
	
	B
	2-2-1-2-2;
	
	C
	1-2-2-2-1;
	
	D
	1-2-1-1-2;
	
	E
	2-2-1-2-1;
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Considerando o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:
	
	A
	Mapeamento de Processos
	
	B
	 Visão Sistêmica
	
	C
	 Processo
	
	D
	Modelagem;

Continue navegando