Buscar

Comportamento Humano nas Organizações

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO
IURI INOCENCIO MARTINS – C85CHD-7
MARIANA SILVESTRE COLLI – N783JE-0
WENDY MAYRA DOS SANTOS – N827JF-6
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018
C85CHD-7		IURI INOCENCIO MARTINS
N783JE-0		MARIANA SILVESTRE COLLI
N827JF-6		WENDY MAYRA DOS SANTOS
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO
Trabalho apresentado na disciplina Comportamento Humano nas Organizações junto à Universidade Paulista – UNIP.
Professora Ingrid Bergamo
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................4
METODOLOGIA..........................................................................................5
POPULAÇÃO ALVO .............................................................................5
INSTRUMENTOS UTILIZADOS ............................................................5
PROCEDIMENTO ..................................................................................5
RESULTADOS E DISCUSSÃO ..................................................................7
CONCLUSÃO .............................................................................................8
REFERÊNCIAS ...........................................................................................9
ANEXO.......................................................................................................10
APÊNDICE.................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta informações práticas e teóricas de funcionamento de uma empresa, propondo uma análise dinâmica dos processos psíquicos mobilizados pela confrontação do sujeito com a realidade do trabalho. 
As teorias são embasadas em fatores internos e externos da empresa, bem como: produção, organização, divisão de tarefas, motivação de trabalho, planejamento, eficiência, dentre outros. A dada disciplina e este relatório tem o objetivo de compreender as relações pessoais e interpessoais ligadas ao âmbito profissional. O trabalho como sendo de grande importância para a satisfação do homem, as interações e também para a sobrevivência nos dias atuais.
Anteriormente, os funcionários eram vistos apenas como força de trabalho, porém com as transformações ocorridas no ambiente laboral, passaram a ser vistas como parte fundamental para o funcionamento pleno da organização. 
Parte dos desafios encontrados pela área de Recursos Humanos se dá para o aprimoramento das relações, fazendo com que os colaboradores realizem suas atividades e sintam-se valorizadas e com importância dentro daquela empresa, mantendo assim, a motivação dentro do trabalho.
O trabalho teve como objetivo a prática de entrevistas e observação, visando à fundamentação teórica da disciplina e as diferentes formas de liderança apresentadas nas empresas. 
METODOLOGIA
POPULAÇÃO ALVO
A empresa onde realizamos o presente trabalho foi a Colorado Atividades Rurais LTDA, fundada em 1991, é uma microempresa que tem suas atividades focadas na criação de gado para venda e para produção de laticínios, também possuem hectares que, em contrato com uma usina local, tem coparticipação dos lucros onde a mesma planta cana de açúcar para colheita.
A empresa possui dois locais de funcionamento, por se tratar de criação de animais de grande porte, há o trabalho rural, que é composto por três funcionários que trabalham de segunda a sábado das 06h às 18h, e também possuem o escritório para onde é direcionado a administração do negócio, contendo três funcionários, e seu funcionamento é de segunda à sexta-feira das 08h às 17h.
O participante que colaborou com nossa pesquisa, possui 36 anos de idade e é formado desde 2005 em Administração de Empresas na UNIESP.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Para a realização deste trabalho, utilizamos os materiais listados abaixo:
Termo de consentimento
Folha Sulfite
Caneta
Roteiro de Entrevista Semiestruturada
PROCEDIMENTO
Entramos em contato com o responsável da empresa e explicamos o objetivo da nossa pesquisa, deixando claro que seu nome seria sigiloso, só utilizaríamos os dados de forma integra. Estabelecemos uma data com o responsável onde faríamos a entrevista. Reiteramos que os dados seriam sigilosos, explicamos a finalidade do Termo de Consentimento e coletamos a assinatura, assim, pudemos dar continuidade a entrevista e observação, que ao todo, durou cerca de 5 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com base nas aulas e discussões realizadas em sala durante a explicação dos tópicos e assuntos abordados na disciplina de Comportamento Humano nas Organizações, pudemos obter um embasamento teórico e aprendizado dos conceitos para a execução deste relatório.
Em observação ao trabalho realizado pelos colaboradores, notamos que há certo distanciamento, provavelmente pela quantidade de funcionários serem baixa e cada um ter a sua sala, não há conversa paralela, havendo comunicação apenas a respeito do trabalho, feita sempre por telefone. Pudemos observar apenas o ambiente referente ao escritório, pois não tinha possibilidade de alguém nos acompanhar até o campo onde os ajudantes ficam para que pudéssemos observar seu trabalho e interação. Desta forma, os colaboradores do escritório são especialistas, cada um cuidando de uma área especifica dentro do planejamento da empresa.
CONCLUSÃO
Diante da entrevista realizada com o responsável da empresa, pudemos perceber que há um comodismo com relação às tarefas efetuadas e a empresa em si e conforme nossa entrevista e as observações realizadas no local nos levaram a acreditar que a falta de benefícios não desmotiva os funcionários, o que nos remete a acreditar que o salário pago para este grupo de trabalhadores seja suficientemente satisfatório.
Atualmente, o contratante busca para sua empresa um trabalhador que seja generalista, que tenha conhecimento abrangente em várias áreas e que goste da profissão que escolheu, pois são estes funcionários que tendem a se manter motivados e buscam autorrealização em sua vida pessoal e profissional, não trabalhando apenas por questões financeiras. 
Um bom líder juntamente com bons colaboradores, que saibam administrar e cumprir com as demandas fazem uma empresa crescer cada vez mais e atingir seus objetivos.
Concluímos que a organização possui uma boa administração, apesar de ser vista como uma chefia, pois apesar de ser uma microempresa, a mesma se encontra há anos no mercado apesar da crise que o mercado nacional está enfrentando neste período. O mais indicado para as empresas no momento, seria ter uma liderança, onde o funcionário é visto pelos superiores como parte complementar daquela empresa, que seu envolvimento é fundamental para o desenvolvimento contínuo da empresa. Porém, há um aspecto que poderia ser melhorado dentro dessa empresa, como a criação de um suporte maior em relação à contratação de estagiários, o que traria benefícios tanto para empresa quanto ao indivíduo/estudante que estaria buscando a inserção dentro do mercado de trabalho, pois mesmo que a demanda de trabalho seja baixa, auxiliaria na melhor divisão de tarefas, fazendo com que nenhum funcionário dentro do escritório sinta-se sobrecarregado.
REFERENCIAS
Site: http://www.scielo.br/pdf/rae/v33n2/a04v33n2.pdf. Acessado em: 05/05/2018.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo, Oboré,1991.
DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do Trabalho: 1 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1994.
ANEXO
APÊNDICE
APÊNDICE B: 
ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM O GESTOR
IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DA INSTITUIÇÃO / UNIDADE
Tipo da organização:Microempresa, com organização linear. 
Número de funcionários:
Seis colaboradores.
Negócio/Atividade Principal: 
Criação de bovinos para corte.
Posição no Mercado/Posição Econômico-Financeira
Produtos/Principais concorrentes: 
Devido à área de atuação, não há concorrência direta.
Horário de funcionamento: 
Escritório: segunda à sexta das 08h às 17h.
Propriedade Rural: segunda a sábado das 06h às 18h.
Planos de expansão:
Não há planos futuros de expansão devido à crise financeira que atualmente o país se encontra
Espaço Físico: 
Escritório: 200m².
História: Fundação, Ciclo de Vida até os dias atuais (como surgiram, objetivos, crises, êxitos, mudanças):
Fundada há 27 anos, a empresa atua na exploração de atividades agrícolas e pecuárias. Em 1991 se deu início a compra e venda de gado para produção de laticínios. Em 2010 firmou-se uma parceria com a Usina para arredondamento de 400ha de terra para plantação de açúcar. Em 2018 essa área foi aumentada para 450ha. 
Missão e Valores Empresariais:
Não há definidos estes parâmetros na empresa, porém o gestor afirma que preza pela criação de excelentes animais para ter qualidade nos produtos (leite e carne).
Objetivos e Políticas Gerais:
A empresa tem como objetivo estar entre as melhores produtoras do seu ramo de atividade, garantindo confiabilidade aos seus fornecedores. 
Estrutura e poder:
Censo Organizacional: 
Há poucos funcionários na empresa, conforme especificado acima. A empresa tem como cultura o atingimento de metas, onde todos devem trabalhar como equipe tendo os mesmos objetivos em comum.
Principais fatos que caracterizam o Estilo de Gestão e Supervisão praticadas na Organização em geral:
Por ser microempresa, a gestão fica sob os cuidados do gestor, que passa as tarefas de maiores prioridades para os Administradores. O tipo de gestão praticada por essa empresa é bem flexível, porém há pouca comunicação.
Processos técnicos (organização do trabalho, equipamentos, tecnologia, condições materiais, insumos, subsistemas, interações entre subsistemas, produtos):
Os processos utilizados dentro desta empresa estão ligados basicamente aos conhecimentos e experiência dentro de cada área. Utilizam computadores e há um sistema interno para análise dados e cumprimento das demandas exigidas.
Processos Sociais (Sistemas de gestão de pessoal: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação, plano de carreira, benefícios, segurança e higiene) políticas, normas, regulamentos, comunicação, etc.:
Processos de gestão como recrutamento e treinamento de pessoas são realizados por prestação de serviços no qual é contratado e caso de necessidade. Por ser uma microempresa, há pouca possibilidade de crescimento pessoal e não possuem benefícios.
IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DE AMBITO INDIVIDUAL
Dados pessoais: 
36 anos, masculino
Tempo de trabalho: 22 anos 
Dados educacionais: 
Que especialidade e qual o ano de sua formatura? 
Gestão Financeira, 2005
Quais cursos (graduação ou pós-graduação) que você fez?
Administração de Empresas
Quais cursos você pretende fazer? 
Especialização em Gestão Financeira.
Como foram feitas essas opções?
Devido ao trabalho exercido.
Vida profissional: 
Como tem sido sua trajetória profissional? 
Em meados de 1996 iniciou a trajetória profissional, trabalhando como Office boy. Até que em 2000, foi promovido para Auxiliar Financeiro.
Como ocorreram as mudanças em sua carreira? 
Através de uma primeira oportunidade de trabalho e o interesse e oportunidade que lhe ofereceram.
Como foram feitas as opções?
Devido ao trabalho, teve oportunidade na área e continuou.
Bem-estar, felicidade e infelicidade no trabalho: 
Quais foram às sensações e os momentos de felicidade e alegrias que você viveu no trabalho?
Na formação acadêmica, mudanças de cargo na organização.
Quais foram às sensações e momentos de infelicidade e frustrações que você viveu no trabalho? 
A crise econômica que o país está atravessando no momento atual.
Percepção de empresas: 
Como devem ser as empresas para lhe trazerem felicidade no trabalho? 
Uma empresa que proporciona um ambiente sadio, programas de incentivo ao trabalhador, planos de cargos e salários.
O que mais o incomoda em uma empresa ou empregador?
Uma má administração
Dados familiares: 
Quais as profissões ou ocupações dos seus pais, irmãos ou cônjuge?
Pai e mãe são aposentados, não possui irmãos ou cônjuge.
Possuem parentes com a mesma profissão?
Não.
Quais as impressões de sua família sobre sua atividade?
A família possui uma ótima impressão sobre a atividade trabalhada.
Expectativas da carreira: 
Qual o seu projeto de vida profissional: passado, presente e futuro?
Considero-me uma pessoa critica. Quando realizo uma tarefa procuro sempre verificar se a mesma está bem feita, e gosto de opiniões, pois através dessa troca de conhecimento é que evoluímos e chegamos aos melhores resultados. Na minha trajetória profissional sempre estive envolvido com a parte financeira, gosto e me empenho muito na minha função.
Auto avaliação do desempenho:
Qual o grau de satisfação com o seu próprio desempenho?
Excelente. Sinto-me satisfeito com o trabalho que realizo.
Avaliação do trabalho:
Qual o sentido que o seu trabalho tem para você? 
Fonte de renda e conquistas, tanto profissionais quantos pessoais.
Que impacto tem seu trabalho sobre a sua vida pessoal? 
Recursos financeiros.
APÊNDICE C: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA UNIDADE
ÂMBITO GRUPAL
OBJETIVO: Identificar as variáveis setoriais (formais) e grupais (informais) que influenciam a organização e o indivíduo. Procure registrar os acontecimentos e falas e, ao lado, as hipóteses e impressões em relação a esse dado.
Participação/Alienação/ Envolvimento – Satisfação - Saúde Mental
Identificar como cada pessoa se relaciona com seu trabalho nas expressões faciais e falas expressas sobre sua relação com o trabalho. 
Não há muita comunicação, pois cada um possui sua sala. Comunicação se restringe apenas via ramal a respeito de trabalho, sem conversas paralelas. Não pudemos observar as relações devido ao pouco tempo que tivemos.
Observar queixas expressas pelos funcionários/ trabalhadores relacionadas à sua atividade ou à organização/instituição.
Não houve relatos de queixa durante o tempo em que estivemos no local.
Setor: 
Objetivos, interação, desempenho:
Há o objetivo em comum, formando então uma equipe de trabalho, a interação entre os membros restringe-se aos ramais.
Instrumentos, ferramentas, documentos:
Computadores, sistema interno de avaliações de trabalho e conhecimentos adquiridos na execução de determinada função.
Conflitos: 
Cooperação/Competição:
Não observamos clima de competição, e acreditamos que isso se deve a cada colaborador ter seu trabalho especifico, e ter um tempo considerável na empresa, gerando segurança.
Relações interpessoais: 
Comportamento do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos.
Mostraram-se responsáveis dentro de suas atividades, organizados.
Liderança: 
Comportamento do condutor do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos.
Aparenta ser rígido, agindo como um chefe.
 Receptividade do condutor pelo grupo
Houve boa receptividade, educados e se mostrando ao dispor de nossa pesquisa.
Cultura e clima (valores e crenças básicas, regras de trabalho):
Observar o ambiente físico, fotos, vestuário, mobiliário, espaço entre as pessoas. 
O local de trabalho era organizado, os funcionários não possuíam uniformes, então usavam calças jeans e camiseta polo. A mobília era visivelmente antiga, porém sendo bem conservada.
Como foi o tratamento entre as pessoas que você encontrou 
Foram gentis, tratando com educação e sutileza.
Como você caracteriza o estilo das pessoas: jovial, formal, sério.
Formal e sério.
Existem regras e regulamentos impressos em manuais de política depessoal? São detalhadas?
Não.
Pergunte para as pessoas que você encontrar verifique se as respostas são parecidas, quanto a se elas podem relatar aspectos das praticas organizacionais:
Qual o histórico dos fundadores da empresa?
Fundador da empresa é a sócia-proprietária, na qual há pouca aparição na empresa.
Qual o histórico dos atuais dirigentes (promovidos ou trazidos de fora?)
Permanece a mesma pessoa, tendo apenas o gestor como braço direito em sua ausência.
Como a organização integra novos funcionários?
Há muito tempo que não há contratação de novos funcionários nesta empresa.
Como percebem a orientação ou treinamento para as pessoas na unidade?
Não conseguimos esta informação devido ao tempo que não é realizada uma contratação.
Como você percebe que o chefe e as pessoas definem o seu sucesso (volume de lucros, atendimento ao cliente, cumprimento de prazos)
Noto que o sentimento de plenitude então acredita que os lucros de seu negócio são bons, pois há também os terrenos, nos quais possuem parcerias.
Como você percebe a definição de justiça na alocação de recompensas?
Acredito que não há, pois não possuem benefícios além dos que são assegurados pela CTPS.
Como você percebe os valores e demais elementos de cultura organizacional presentes?
Deduzo que devido ao produto fornecido, eles levam os valores organizacionais a sério, fazendo o possível para mantê-lo.
Você percebeu alguém que pareça um transgressor na organização?
Não.
 Como a organização responde a essa pessoa?
Não possui pessoa transgressora.
Você pode descrever alguma decisão que tenha sido bem recebida?
Não ficamos tempo o bastante na empresa, e acreditamos que não haja mudanças na forma de realizar o trabalho dentro daquela empresa.
Observe alguma decisão que não tenha dado certo.
Novamente, não ficamos tempo o suficiente para a percepção desta área.
Você descreve uma crise ou evento critico que tenha acontecido na empresa?
Não.
Qual a reação dos dirigentes? 
Não houve momento e nem reação.
O que foi apreendido nesta experiência? (adaptado de Robin, 2000, p.501)
Compreendemos através da entrevista e observação realizada na empresa a funcionalidade da organização, em todas as suas demandas. Através do organograma as funções de cada colaborador e como procedem as atividades pertinentes ao seu cargo. Pudemos compreender a importância que é colocada na comunicação para o total funcionamento desta empresa, para que ela possa prosperar e estar sempre alcançando resultados, o que provém de uma equipe de trabalho bem estruturada, que trabalham juntos visando o mesmo objetivo e sua satisfação.

Continue navegando