Buscar

DISCURSIVA MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Incentivos estão ligados a objetivos, eventos ou condições que incitam nossas ações. Há dois tipos de incentivos: os intrínsecos e os extrínsecos. Diferencie esses dois tipos de incentivo:
Há dois tipos de incentivos: os intrínsecos e os extrínsecos. Você pode querer o churrasco por que sentiu o cheiro e viu o ambiente agradável da churrascaria (incentivo extrínseco) ou porque está com fome (incentivo intrínseco). A motivação extrínseca é que vem do meio externo, através de técnicas e ferramentas, acreditando que o indivíduo pode ser motivado
por outros. A motivação intrínseca é a que vem de dentro do indivíduo, atendendo as suas próprias necessidades.
A estrutura motivacional é a soma de todas as motivações ou metas com vista ao alcance dos objetivos dos indivíduos. O perfil motivacional está associado à lista de prioridades motivacionais que são de cada um de nós, em especifico. De acordo com a lista de 10 tipos motivacionais proposta por Tamoyo e Pachoal (2003) cite e explique, no mínimo, três tipos motivacionais.
Autodeterminação - ter autonomia, decidir por si mesma, participar das decisões.
Estimulação - ter desafios na vida e no trabalho, adquirir novos conhecimentos.
Hedonismo - procurar prazer e evitar a dor e o sofrimento, ter satisfação e bem-estar no trabalho.
Realização – ter sucesso pessoal, mostra sua competência.
Poder – ter prestígio, procurar status social, ter controle e domínio sobre pessoas e informações.
Segurança - ter sucesso pessoal, mostra sua competência.
Conformidade – controlar impulsos, tendências e comportamentos nocivos para os outros e que transgridem normas eexpectativas da sociedade e da organização.
Tradição – respeitar e aceitar ideias e costumes tradicionais da sociedade e da empresa.
Benevolência – procurar o bem-estar da família e das pessoas do grupo de referência.
Universalismo – compreensão e tolerância.
Pedro trabalha na empresa de entretenimento “Brincar é bom”. Ele desempenha há três anos a mesma função, opera a máquina que liga o brinquedo roda gigante e certifica-se que todos estejam seguros para a operação. Pedro desempenha sua função de modo muito responsável e seguro. É reconhecido pelo seu supervisor pela sua dedicação e seu comprometimento com a empresa. Entretanto, nos últimos meses Pedro está muito desestimulado. Imagine que você é o supervisor do Pedro. Qual seria a sua proposta para motivá-lo segundo o princípio de Rodizio de tarefas e o princípio do Enriquecimento de Cargo.
Rodizio de tarefas: Como Pedro está desempenhando a muito tempo a mesma atividade, que é extremamente rotineira é monótona, seria interessante que Pedro atuasse em outros setores da empresa de modo que ele possa ter uma visão holística da mesma. Ao mesmo tempo, ele vai se sentir estimulado e desafiado com as novas experiências. Essas novas experiência podem possibilitar um crescimento na organização.
Enriquecimento de Cargo: Pedro poderia assumir novas responsabilidades, aumentando o sentimento de satisfação pessoal. As novas responsabilidades podem ser horizontais: assumindo responsabilidades no mesmo nível do seu cargo ou vertical: assumindo responsabilidades mais elevadas.
Considerando as temáticas abordadas no capitulo , analise a figura e explique qual tipo de motivação: 
Na figura acima a motivação é extrínseca, pois os colaboradores não sabem diretamente qual a vantagem do produto desenvolvido. Entretanto, devido a premiação e ao estímulo externo ( a cerveja grátis) os trabalhadores irão se empenhar para finalizar o projeto. Poderia se afirmar que essa foi a forma encontrada pela empresa para que os colaboradores terminem o projeto, mesmo não sabendo para que serve.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) responde a duas necessidades: dos trabalhadores que reivindicam bem-estar e satisfação no trabalho e das organizações que precisam potencializar a produtividade e a qualidade. Liste as consequências positivas da presença de QVT no ambiente de trabalho.
A QVT elevada conduz a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual as pessoas tendem a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico, enquanto a administração tende a reduzir mecanismos rígidos de controle social.