Buscar

ATIVIDADE – Contrato de Trabalho

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGICA DA PARAÍBA 
UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO - UAG
DISCIPLINA: Legislação Social.
PROFESSOR: Giorgione Mendes
CURSO: Negócios Imobiliários
ATIVIDADE – Contrato de Trabalho
Aluno (a): Julianne Correia de Figueiredo
O que é contrato de trabalho por tempo determinado? Qual o prazo desse contrato? Dentro deste prazo ele pode ser prorrogado?
É o contrato que sua vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada (§ 1º do art. 443 da CLT). Ou seja, é o contrato que tem data de início e término previamente combinadas entre trabalhador e empregado. Atualmente o prazo máximo de contrato de trabalho, não pode ser superior a dois anos e só poderá ser prorrogado mais de uma vez, contanto que não ultrapasse o prazo máximo de dois anos. Pois, caso venha a ultrapassar esse prazo de dois anos o contrato passará a ser contrato por prazo indeterminado. E para que seja renovado o contrato de trabalho é necessário que se tenha um intervalo para o novo contrato de no mínimo de 6 meses.
O contrato de experiência é considerado contrato por tempo determinado ou indeterminado? Justifique!
Determinado. Pois, o contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. 
Qual o prazo máximo do contrato de experiência? O que acontece caso o prazo referido for excedido? Contrato de experiência pode ser prorrogado?
Todo empregado em experiência deve ser registrado na empresa e ter sua Carteira de Trabalho anotada. Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. Sobre prorrogação, o artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. Desta forma, a prorrogação do contrato de experiência não poderá ultrapassar 90 dias, e nem sofrer mais de uma prorrogação.
Exemplo 1
Contrato de experiência  =   45 dias
Prorrogação                     =   45 dias
Total                               =    90 dias 
          Exemplo 2 
Contrato de experiência    =  30 dias
Prorrogação                       =  30 dias
Total                                 =  60 dias  
No primeiro exemplo, atingimos o máximo em vigência de contrato de experiência 90 (noventa) dias, com uma prorrogação.
No segundo exemplo, não atingimos o máximo de vigência de contrato de experiência, mas, como é permitida somente uma prorrogação, o prazo máximo, neste caso, é de 60 (sessenta) dias
Como se classifica o contrato de trabalho quanto à forma?
Os contratos individuais de trabalho podem ser ajustados de maneira expressa (escrita) ou tácita (verbal).
Os contratos expressos: são aqueles em que a manifestação de vontades entre as partes (empregado e empregador) se dá através de documento escrito em que as condições ajustadas são estabelecidas e anotadas (normalmente) em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Os contratos tácitos: são aqueles que são ajustados verbalmente e, não raro, alterados pela dinâmica de condições em que o trabalho é realizado e que são "incorporadas" ao contrato de trabalho. Esta espécie de contrato individual de trabalho é, em regra, marcada pela informalidade e ausência de recolhimentos de encargos fiscais, previdenciários e acessórios (FGTS, por exemplo) e, consequentemente, notoriamente prejudiciais ao trabalhador.
Cite 4 modalidades de contrato por prazo determinado e conceitue cada uma.
Contrato de experiência: O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. 
Contrato por obra ou serviço certo: O trabalhador deverá estar vinculado a uma atividade específica dentro de uma obra apenas (serviço certo), ou à própria construção de uma obra apenas, e não a “serviços” ou “obras” em geral. O término do contrato se dá com o fim da obra ou do serviço para o qual se contratou o empregado. Como há diferentes atividades dentro de uma obra, o término de cada uma significa o fim do contrato dos empregados vinculados especificamente à atividade. A duração máxima do contrato é de 2 anos, valendo a regra geral do art. 445 da CLT. 
Contrato de trabalho temporário urbano: O art. 2º da Lei n. 6.019/74 define trabalho temporário urbano como “aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços”. 
 Contrato de trabalho temporário rural: Para se adotar tal modalidade de contratação por prazo determinado, o artigo 14-A exige que a atividade a ser exercitada pelo empregado seja de natureza temporária (caput) e que o empregador seja pessoa física que explore diretamente a atividade agroeconômica (§ 4º). São assegurados ao trabalhador temporário todos os direitos trabalhistas devidos ao trabalhador rural permanente (§ 8º). O prazo máximo de vigência do contrato é de 2 meses a cada período de 1 ano. A desobediência à regra implica a indeterminação imperativa do contrato de trabalho (§ 1º).
Quais são os direitos garantidos ao empregado após rescisão antecipada de contrato por iniciativa do empregador e quais os direitos garantidos ao empregado quando a iniciativa de rescisão de contrato vier do próprio empregado?
Quando a rescisão antecipada do contrato for iniciativa do empregador, e a demissão ocorrer sem justa causa antes do final do período previsto, a empresa deve pagar metade daquilo que o trabalhador receberia até o final do contrato. Contudo, alguns contratos possuem uma cláusula que permite a rescisão antecipada (Art.481 da CLT) Nestes casos, A empresa deve pagar aviso prévio, 13º salário, férias proporcionais acrescidas de 1/3, além do FGTS, acrescidos de 40% (art.479 da CLT). Agora, se a rescisão antecipada do contrato for de iniciativa do empregado, a empresa poderá cobrar multa pelo rompimento do contrato antes do prazo. Esta multa segue a mesma regra de quando o empregador rescinde o contrato antes do final do período previsto. Isto é o trabalhador deve pagar ao empregador 50% dos dias que faltarem para o seu término, que será descontado dos dias trabalhados e do 13.º proporcional. Caso a diferença for negativa, a rescisão será zerada, pois o TRCT não poderá ser negativo (art.481 CLT) 
Maria foi contratada pela empresa X a título de experiência, por 90 dias mediante contrato com cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, no vigésimo segundo dia teve rescisão antecipada de contrato sem justa causa. Com base nessas informações e no art. 481 da CLT, analise se Maria terá direito a aviso-prévio ou não? Justifique sua resposta!
O Art. 481 diz que: “Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado”. Sendo assim, Maria deveria ter direito ao aviso prévio de no mínimo 30 dias pela parte que exercer este direito, pois a mesma configura-se dentro de referida modalidade de contratação onde as partes podem pactuar, expressamente no contrato de emprego, a cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
Contudo, já nos casos de contratos por prazo determinado sem cláusula assecuratória de direito recíproco de rescisão antecipada será aplicado o disposto nos artigos 479 e 480 da CLT. Assim, a parte que rescindir antecipadamente o contrato por prazo determinado deverá indenizar pagamento a remuneração referente a 50% do tempo restante até o prazo final de referido contrato, sendo que na hipótese de ser o empregado que rescindiuantecipadamente, para que seja efetuado referido desconto deverá ser comprovado pela empresa prejuízo oriundo de referido pedido de demissão (artigo 480 da CLT), caso contrário não será efetuado desconto.

Continue navegando