Buscar

Prova Discursiva Ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursiva de LUDICIDADE 
P:Jogo de exercício sensório motor.
R 1: Esse período consiste na repetição de gestos e movimentos simples, com valor exploratório, Por que a criança os realiza para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, Cadência e desembaraço, ou então para ver o efeito que sua ação vai produzir.
R 2: jogo é um impulso lúdico do próprio ser humano e favorece o desenvolvimento dos movimentos do corpo principalmente nos períodos chamados por Piaget de sensório-motor. O ser humano possui  um impulso lúdico já nos primeiros meses de vida com movimento simples de amadurecimento motor com valor exploratório chamado por jogo de exercício sensório-motor e para Piaget cada ato de Inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação.
P: Descreva a concepção de jogos espontâneos.
R:  Os jogos espontâneos é livre e nele a criança tem prazer ela estabelece a vontade de brincar em que ela própria organiza como, com quem e Durante quanto tempo dura.
P: Discorra sobre lateralidade
R: Lateralidade é a manifestação de um predomínio psicomotor relacionado com as metades do corpo, predomínio esse que por sua vez promove a aceleração do processo de maturação e começa por volta dos 6 anos de idade até o seu ponto mais alto que vai até por volta dos 10 ou 11 anos. Ou seja é por volta dos 6 anos ou mais que se identificará se a criança será DESTA OU CANHOTA.
P: Explique o jogo na concepção de Piaget.
R: Na concepção de Piaget ti os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, na medida em que ocorre o processo chamado de assimilação.
P: Resuma a perspectiva de Vygotsky sobre o jogo de regras.
R: Toda atividade lúdica da criança possui regras, sendo jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
P: Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula.
R: O lúdico deve ser trabalhado por meio dos diferentes tipos de linguagens; como a música, A arte, o desenho, A dramatização a dança entre outros toma torna significativo os conceitos a serem trabalhados.
P: Explique as finalidades de uma metodologia para o ensino da Literatura Infantil.
R: Uma metodologia para o ensino da Literatura Infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
P: Explique como o jogo ajuda na aprendizagem.
R: Os jogos educativos ajuda na aprendizagem, porque eles aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividade lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e Ação ativa e motivadora.
P: Descreva os objetivos de uma brinquedoteca?
R: A brinquedoteca deve proporcionar um espaço e um tempo próprio para as crianças, sendo elas as protagonistas das brincadeira. E é desejável que o professor participe das brincadeiras, sendo mediador e ajudando nas brincadeiras, porém sempre respeitando suas imaginações.
P: Destaque os principais motivos pelos quais deve-se utilizar diferentes linguagens e metodologias no ensino fundamental. Cite exemplos de diferentes linguagens?
R: Os motivos pelos quais deve-se utilizar diferentes linguagens e metodologias é porque são ferramentas pedagógicas que desenvolvem o autoconhecimento e a autonomia dos educados. Exemplo de linguagem são em síntese: corporal, oral e escrita.
P: Destaque os motivos pelos quais os professores precisa reconhecer a importância da fantasia para as crianças?
R: O Professor deve reconhecer que a fantasia proporciona ao aluno um espaço de recreação em relação ao lúdico tornando-se um ser ativo e reflexivo na construção do conhecimento na assimilação e descoberta a fantasia é indispensável a infância.
P: A brincadeira de faz de conta com ação lúdica é entendida como...
R: Um tipo de brincadeira de representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações. Uma brincadeira de faz de conta é uma importante ferramenta para a ação lúdica pedagógica, pois nela criança vivencia papéis, enfrenta desafios, elabora sentimentos e organiza o pensamento. Existem quatro tipos de brincadeiras: as educativas, as tradicionais, as de faz-de-conta e as de construção.
P: Destaque as principais diferenças entre brincadeira, brinquedos e jogos.
R: Os jogos são caracterizados pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
 As brincadeiras caracterizam-se por se iniciarem pela imaginação sem intencionalidade imediata mas as regras se faz necessário no decorrer da brincadeira para organizar os conflitos.
 Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática uma rica exploração sensorial motor simbólica e cultural.

Continue navegando