Buscar

AD1 PORTUGUÊS VIII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A língua portuguesa é composta por uma língua que se escreve, chamada de português, e por uma língua que se fala, que pode ser chamada de vernáculo. A fala é mais espontânea e natural, enquanto a escrita apresenta uma linguagem mais formal.
 A língua falada apresenta a variação linguística que é um fenômeno natural que permite que a língua seja mais espontânea. Essa variação acontece em todos os níveis da língua e de diversas formas, dividindo-se em: fonético/fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas, semânticas e estilístico-pragmáticas.
 Fazem parte da língua, a norma padrão que funciona como um modelo que normatiza o uso da língua falada ou escrita, e a norma culta, que é usada por grupos de pessoas mais estudadas, escolarizadas. A língua tem o poder de identificar o falante, a sua classe social e o meio em que vive.
 A língua se modifica quando entra em contato com outras línguas. Sendo assim, o português do Brasil é resultado do processo histórico de formação e consolidação, e também resultado das influências externas que a nossa língua sofreu. Nos versos da letra do samba-enredo da Mangueira (2007), essa influência dos acontecimentos que o Brasil viveu é relatada:
“Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram Brasil...
Nos trazendo a maior riqueza 
A nossa língua portuguesa
Se misturou com o tupi, tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
E assim a língua se modificou”.
 Além de outros versos da letra da música, os versos acima falam do português brasileiro. A língua portuguesa teve sua origem no latim vulgar. As grandes navegações e a conquista de diversas colônias contribuíram para que a língua portuguesa fosse alterada. O contato entre indígenas, africanos e imigrantes, favoreceu o multilinguismo, que contribuiu e ainda contribui para a formação da identidade do português brasileiro.

Continue navegando