Buscar

teste de conhecimento exercicio 5 compentencias G

Prévia do material em texto

Quando refletimos a respeito do nosso comportamento de consumo, a tendência é pensarmos que somos os principais ¿ ou até mesmo os únicos ¿ responsáveis por nossas escolhas, que ocorrem em função de nossas próprias necessidades, desejos e preferências. No entanto, há outros indivíduos que também estão envolvidos no nosso comportamento de consumo e por vezes desempenham um importante papel: os grupos de referência. Estes podem ser entendidos como aquelas pessoas ou grupos dos quais os indivíduos buscam orientação sobre seu comportamento e valores, além de aprovação. Em realação aos grupos, de acordo com MOWEN; MINO (2003), estes afetam os indivíduos de cinco maneiras básicas, EXCETO: 
 
	
	
	
	Processos de influência de grupo e Processos de comparação social
	
	
	Faz com que o indivíduo se sinta inútil em relação ao outro.
	
	
	Criação de papéis dentro do grupo,
	
	
	Desenvolvimento de pressões à conformidade
	
	
	Desenvolvimento da polarização de grupo
	
Explicação:
Os grupos afetam os indivíduos de cinco maneiras básicas: Processos de influência de grupo, Criação de papéis dentro do grupo, Desenvolvimento de pressões à conformidade, Processos de comparação social, Desenvolvimento da polarização de grupo (MOWEN; MINOR, 2003). Pág 27 do Livro Didático da Disciplina.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Qual a principal característica dos grupos sociais?
	
	
	
	Desempenho;
	
	
	Intuição;
	
	
	Resultado;
	
	
	Interação;
	
	
	União;
	
Explicação:
A principal característica dos grupos sociais é a interação. Tela 6 do Conteúdo online
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo:
	
	
	
	Observação.
	
	
	Reflexão.
	
	
	Negociação.
	
	
	Leitura.
	
	
	Discurso.
	
Explicação:
Negociação - é uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Tela 12 do Conteúdo Online.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Um grupo de colaboradores da empresa Sol Ltda. mora em bairros próximos e resolveram contratar uma van para o transporte de ida e volta ao trabalho. Tendo como referência a teoria dos grupos sociais, podemos afirmar que eles constituíram um:
	
	
	
	Grupo formal.
	
	
	Grupo informal.
	
	
	Grupo Autônomo
	
	
	Grupo organizacional.
	
	
	Grupo temporário.
	
Explicação:
Grupos informais são aqueles sem uma regra ou norma, são grupos primários, isto é, são pequenos e dizem respeito a relações dadas por semelhança e afinidade. O objetivo último da relação é ela em si, e não um meio para se alcançar algo.
Enquanto os grupos formais são pautados pela alta racionalidade, está pautado por leis, por regras, por uma burocracia racional-legal, quando as relações sociais são mediadas por dispositivos contratuais, como em uma empresa, por exemplo, são grupos secundários, pois são grandes e dizem respeito a relações entre pessoas por interesses em comum, sendo o objetivo último da relação a interdependência.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
	
	
	
	Desempenho.
	
	
	Formação.
	
	
	Normatização.
	
	
	Agitação.
	
	
	Produção.
	
Explicação:
Formação - fase de conhecimento, em que o gerente deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. Formação é caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão testando o terreno para descobrir quais os comportamentos aceitáveis no grupo. Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo. Pág. 24 do Livro Didático da Disciplina.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Os supervisores de equipes, tendo como referência a teoria dos grupos sociais, quando incentivam as pessoas a seguirem o exemplo do colaborador que apresenta o melhor desempenho, estão se baseando nos princípios da:
	
	
	
	Tarefa unitária divisível.
	
	
	Tarefa unitária aditiva.
	
	
	Tarefa unitária disjuntiva.
	
	
	Tarefa unitária conjuntiva.
	
	
	Tarefa unitária definitiva.
	
Explicação:
Disjuntiva - (desempenho do mais forte) o desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido Diferentes Tipos de Tarefas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
	
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
Explicação:
LER O TEXTO DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS, NA TELA 8 DO CONTEÚDO ONLINE.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
	
	
	
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	
	
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	
	
	Suposiçãoque, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.

Continue navegando