Buscar

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA
 FERREIRA, Rafaela Ferreira. PLURALISMO JURIDICO – UM NOVO PARADIGMA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yrHkJaEduVM; 22/09/18. 
 Este vídeo de Rafaela Ferreira, traz uma reflexão atenciosa em relação ao tema bastante decorrente na nossa atual realidade o Pluralismo Jurídico, o qual nos faz perguntarmos a nós mesmo – o que é, quais efeitos e causas, as consequências vão até onde, é entendido e aceito pela sociedade.
 Também retrata o porquê e tratado como novo paradigma, pois demostra a grande desigualdade e miséria existente na África negra, exemplos típicos de países africanos, devido que o governo não cumpre seu papel de Estado fazendo com que os direitos não cheguem as sociedades de todas classes sociais, daí surgindo a pluralidade do Direito que é os costumes e leis criados por determinados grupos afetados por este tipo de governo, neste contexto e onde o conteúdo deixa claro que a realidade brasileira e um reflexo dessa situação, pois no pais já se encontra este paradigma.
 Vale ressaltar neste trabalho a colocação, de alguns pensamentos como do notável escritor Honoré de Balzac “ A igualdade talvez seja um direito, mas não existe poder na terra que possa transformar em realidade. ”, e do importantíssimo filósofo Jean Jacques Rousseau, “ As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada têm. ”, os quais fazem que queremos aprofundar nossas reflexões.
 Para enfatizar de forma agregada este contexto amplo em relação a sociedade brasileira o conteúdo foi analisado na seguinte frase dita pelo Miguel Reale “ A vida do direito é o diálogo da história. ” Juntamente com os outros pensamentos aqui descritos análise concluída e que com uma única fonte de Direito não é possível, para concretizar o Direito de Igualdade, pois o Estado cria leis que não são eficazes as camadas sociais inferiores, como de conhecimento de todos a própria luz da lei deixa claro no artigo 5 da Carta Magda, CF 88:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
 Entretanto sabemos que a realidade e outra e saberás quando essa que esperamos irá acontecer, então já que o governo é falho o que resta para estas sociedades e aplicação de suas próprias leis, para suprir a real necessidade, não ficando preso em uma Lei Estatal, assim a pluralidade da lei torna uma perspectiva de uma “lei justa” do direito o qual tem um diálogo sem fim.
 A autora Ferreira, retrata uma realidade a qual fechamos os olhos diante dela e fazemos por despercebidos e que sem dúvidas e bem nítida não tem como não perceber o nível desigualdade e descaso do governo o qual cada vez mais tira do pobre para enriquecer ainda mais os ricos, então sua colocação em forma de vídeo como cidadã tem grande relevância e credibilidade.
Francisco Franco é acadêmico sob o registro RA 2018 0212 6971, na instituição Faculdade Estácio de Sá, cursando o 2 º semestre Curso Direito, 09/2018.

Mais conteúdos dessa disciplina