Buscar

psicologia aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Se para Piaget conhecer um objeto é agir sobre ele, podemos afirmar que:
Conhecer é modificar, transformar o objeto e entender o processo desta transformação, e em consequência, entender como o objeto é construído.
Porque
O sujeito não seria o que o meio ambiente faz dele: seria o que ele faz do que o meio ambiente faz dele. Cada aluno é um sujeito ativo de seu desenvolvimento cognitivo, na dinâmica interativa com o objeto.
Marque a opção correta:
		
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	ambas as afirmativas são falsas.
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
	 
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	2 No site ¿Toda Matéria¿ Foi apresentada uma situação hipotética entre dois irmãos, os quais possuem a mesma tonalidade de pele; porém, um deles vive numa cidade praiana, toma muito mais sol e possui pele mais morena. Por outro lado, seu irmão, o qual vive na cidade grande, possui uma pele mais clara, determinada pelo meio em que vive. Conforme a ideia citada acima, assinale a resposta correta.
		
	
	Cromossomos
	 
	Gene
	
	Genótipo
	 
	Fenótipo
	
	Genoma
	
	
	3 As novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional. Entretanto, há professores que ficam aprisionados ao recurso técnico, fazendo leitura de slides de data show, dirigindo o estudo do aluno numa relação linear do tipo ensino gera aprendizagem. Esse modelo pedagógico tecnicista é respaldado em qual teoria no campo da psicologia?
		
	
	Sociocultural
	
	Psicanálise
	 
	Comportamental
	
	Psicogenética
	
	Não diretiva
	
	
	4 Por que é preciso que haja Equilibração entre Assimilação e Acomodação?
		
	 
	Por que apenas Acomodação impossibilitaria generalizações, enquanto apenas Assimilação traria esquemas amplos, não permitindo captar diferenças
	 
	Por que o desenvolvimento do indivíduo depende de sua capacidade de equilibrar adequadamente a organização e a adaptação
	
	A premissa inicial está incorreta, pois não é preciso que haja este equilíbrio
	
	Por que sem equilíbrio não conseguiríamos passar adequadamente por todos os oito estágios do desenvolvimento propostos por Piaget
	
	Por que apenas Assimilação impossibilitaria generalizações, enquanto apenas Acomodação traria esquemas amplos, não permitindo captar as semelhanças
	
	5 (ENADE, 2012) O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no Brasil já estava em pleno desenvolvimento na segunda metade do século XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o que possibilitou a criação de cursos acadêmicos regulares. ANTUNES, M.A.M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.; GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado). O período que antecede o marco histórico mencionado no texto caracterizou-se por I. intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus campos de atuação. II. farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de conhecimentos desenvolvidos em outros países. III. práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de Psicologia. É correto o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	6 De acordo com Piaget, quando uma criança modifica um esquema cognitivo previamente existente para que esse esquema possa ser compatível com os aspectos cognitivos de um novo estímulo, diz-se que a criança realizou uma
		
	 
	modificação
	
	conservação
	
	adaptação
	 
	acomodação
	
	assimilação
	7 A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e usa explicações causais para compreender os fatos. E lida com o pensamento abstrato em sua plenitude. Que período é este?
		
	
	sensório-motor
	
	concreto
	 
	operatório formal
	
	pré-operatório
	 
	operatório concreto
	
	
	8-Freud, Piaget e Skiner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão em suas teorias: Psicanálise, o Construtivismo e o Behaviorismo, respectivamente. Com base nesta afirmativa, essa dimensão seria para cada um deles, respectivamente:
		
	
	D) A memória, a aprendizagem e o inconsciente.
	
	B) A cultura, a afetividade e o pensamento.
	
	A) A linguagem, a inteligência e o inconsciente.
	
	E) Nenhuma alternativa anterior responde o enunciado
	 
	C) O inconsciente, a inteligência e o comportamento.
	 
	1 Na idade adulta, pode-se considerar psicologicamente ou comportamentalmente maduro quem
		
	 
	sabe distinguir quando está indefeso, à disposição de forças externas, e quando não está; e quando tem, pelo menos em parte, sob controle as circunstâncias da vida.
	
	é totalmente instável e coerente em seu comportamento, mas incapaz de mudanças adaptativas
	
	é incapaz de cuidar de si mesmo, de gerir sua própria experiência de vida, para torná-la satisfatória.
	
	é incapaz de enfrentar acontecimentos adversos que o atingem e situações complexas que surgem
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	2 Para Piaget, a inteligência é uma estrutura biológica e, como as demais, tem a função de adaptar o organismo às exigências do meio. Essa adaptação se faz por meio de dois processos complementares: assimilação e acomodação. Marque abaixo a alternativa que corresponda ao conceito de ACOMODAÇÃO.
		
	
	... é a aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais
	
	... é o processo de autorregulação do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido.
	
	... é o processo de integração de novos conhecimentos em estruturas já existentes. Vai da experiência à mente.
	
	... é o crescimento biológico dos órgãos.
	 
	... é o mecanismo de reformulação das estruturas em relação aos novos conteúdos incorporados, é o processo de busca de ajustamento a condições novas e mutáveis no ambiente, de tal forma que os padrões comportamentais preexistentes são modificados.
	
	
	4 A Teoria da Aprendizagem Social de Bandura apresenta a producão de comportamentos como processo oriundo da seguinte questão:
		
	
	reflexão crítica
	 
	imitação de modelos observados
	
	condicionamento clássico
	 
	conflitos psíquicos
	
	reorganização cognitiva
	
	5 Carina tem 8 anos de idade, cursa o 3º. ano do ensino fundamental. Estava com suas amigas no laboratório de ciências de seu colégio realizando experiências com água em diferentes formas de tubos de ensaio. Num desses experimentos, Carina conta que ao passar a água de um tubo de ensaio fino para outro com um diâmetro maior de largura, sua amiga percebeu que a água ficava com o mesmo volume, entretanto, nem todos os colegas de sala tiveram tal compreensão. Fernanda, também com 8 anos de idade, insistiu em dizer que o tubo mais largo continha menos quantidade de água e que ela tinha evaporado durante a operação de passagem de um tubo para o outro. Qual o esquema de conhecimento que Fernanda ainda não construiu?
		
	
	Simbolização
	
	Objeto Permanente
	
	Egocentrismo
	 
	Conservação do Volume
	
	Pensamento formal
	6 Jean Piaget determinou os estágios do desenvolvimento Cognitivo. Sobre o Estágio pré-operacional é corretoafirmar que I. Ocorre o egocentrismo; II. Nesse estágio a criança desenvolve a capacidade de usar de usar símbolos. III. Ainda não existe uma distinção entre fantasia e realidade, algo que só será possível no estagio posterior. Pode-se afirmar que está (estão) correta(s) as afirmativas:
		
	
	A I e II estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	A II está correta
	
	A I e III estão corretas
	
	A I está correta;
	
	
	7 Teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
		
	 
	inatismo.
	
	behaviorismo.
	
	interacionismo.
	
	cognitivismo.
	
	empirismo.
	
	 8 É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, ou seja, é uma concepção que entende o homem como um ser que não é passivo sob a influência do meio, tendo em vista que este mesmo homem responde aos estímulos externos para posteriormente agir sobre eles, justamente para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Este conceito se refere ao:
		
	
	Gestaltismo.
	
	Behaviorismo.
	
	Marxismo.
	
	Humanismo.
	 
	Construtivismo.
Marque a alternativa em que todas as palavras estão de acordo com a Psicometria, teoria da psicologia de base inatista que atingiu seu auge no início do século XX e que veio a se refletir em nosso sistema educacional brasileiro, oferecendo explicações acerca do rendimento escolar que seria medido pelo instrumento prova:
		
	
	sociointeracionismo , estágios cognitivos , eugenia
	
	nota como meio para se alcançar um fim , motivação intrínseca , aprendizagem significativa
	
	ambientalismo, fatores socioculturais, econômicos e históricos , condicionamento
	 
	processo de aprendizagem , formação integral , pedagogia da inclusão social
	 
	capacidade intelectual, classificação , nota como um fim em si mesmo

Outros materiais