Buscar

AD1 HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2018.2
Disciplina: História na Educação 2
Coordenador (a): Helena Araújo
Aluno (a): Elizângela Alves Silva dos Santos Matr.:17212080089
Polo: Itaguaí
	Bom trabalho !!
Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História na Educação 2 traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Por outro lado, é bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós!
Helena Araújo – coordenadora de His na Educação 2
1ª Questão: Faça uma carta, conte a um amigo a diferenciação entre cultura e civilização. Dê uma forma de carta ao seu trabalho e escreva de 10 a 15 linhas. (6,0 p.)
Itaguaí, 13 de agosto de 2018.
Querida Valéria,
	Como vai? Espero que bem! Estou com muita saudade, mas no momento ainda não posso voltar. Tenho aprendido muito aqui, e gostaria de compartilhar com você como diferenciar cultura e civilização. Pode-se dizer que cultura são características humanas que não são inatas, não nascem com o homem, mas que podem ser criadas, desenvolvidas e aprimoradas através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Como hábitos, costumes, tradições, músicas, danças, arquitetura, religião, língua formam a cultura de um povo. Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra uma determinada sociedade. É o grau da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico.	
	Espero que tenha contribuído para aumentar seus conhecimentos sobre o assunto. Aqui termino com uma vontade enorme de te ver. Um grande abraço, e até breve.
	Sua amiga Elizângela. 
	
2ª Questão: Identifique e explique dois aspectos da herança cultural greco-romana. (4,0 p.)
	Um dos aspectos mais importantes da herança cultural grega foi a criação do conceito de cidadania. O que antes só era permitido aos nobres participar dos conselhos e das formulações das leis, passou a ser direito dos comerciantes, artesãos e camponeses, por meio de reformas sociais. Foi também da Grécia que surgiram os principais pensadores filósofos como Platão, Sócrates e Aristóteles, que influenciaram as práticas culturais e educacionais. Essas reformas e transformações proporcionaram o nascimento do Ocidente. Outro aspecto importante de influência romana foi a necessidade de organização e administração política. Os conflitos sociais entre patrícios e plebeus, resultou na conquista de alguns direitos para os plebeus, dentre os quais, o direito de vetar leis que prejudicassem a plebe, como a lei que permitia que plebeus fossem escravizados por causa de dívidas contraídas juntos aos patrícios; e a criação da assembléia da plebe. Esses acontecimentos foram de total importância para a compreensão da cultura e organização política que temos hoje.

Outros materiais