Buscar

Apol 2 Nota 100 Valdeir Psicologia e Comportamento Organizacional e Gestão Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 2 Valdeir
Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Comumente observamos pessoas com dificuldades em se comunicar com colegas de trabalho, chefias e mesmo dentro de sua própria família. Para melhorarmos o entendimento daquilo que nos é transmitido necessitamosconhecer os obstáculos individuais presentesna comunicação e que por vezes, interferem na compreensão do que está sendo comunicado.
Todo gestor para alcançar melhores resultados de sua equipe deveria conhecer asdefinições dos quatro obstáculos da comunicação
Com referência aos obstáculos individuais da comunicação, correlacione àscolunas I e II e depois marque a alternativa CORRETA.
Coluna I 
a. emoções
b. percepção seletiva 
c. medo de se comunicar 
d. filtragem 
Coluna II 
( ) É comum acontecer sempre quando a comunicação é entre pessoas de status diferentes. Medo de dar más notícias. Desejo de sempre agradar o outro.
( ) Os receptores também selecionam e decodificam as mensagensconforme seusinteresses. Generalizações...
( ) A maneira como o receptor se sente no momento em que dá ou recebe a mensagem influencia na sua interpretação. Impedem a razão e a objetividade.
( ) Evitam se expor e optam por meios “impessoais” de comunicação (e-mail). Tendem a distorcer as demandas da comunicação oral em seu trabalho
	
	A
	b, c, a, d
	
	B
	c, a, b, d
	
	C
	d, b, a, c 
	
	D
	b, d, a, c 
	
	E
	a, c, b, d
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o ‘caçador de talentos’ do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio ‘Geek’, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima ‘onda’ na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e midias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das midias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
 
É CORRETO o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
O mal-entendido na comunicação se apresenta como uma característica humana, pois cada pessoa fala com base em sua interpretação sobre a realidade e escuta conforme sua experiência.
O feedback é uma forma de comunicação que contribui para a resolução de conflitos.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia correta sobre o feedback.
	
	A
	Feedback é a comunicação entre as pessoas, deve possibilitar que os pontos negativos dos comportamentos sejam visualizados. No feedback a comunicação entre os envolvidos deve reforçar o conflito, o que contribui para que seja sanado.
	
	B
	Feedback é a comunicação entre o gestor e os colaboradores, para delegar atividades, informar as metas a serem atingidas e identificar os pontos negativos da equipe para que os objetivos sejam alcançados.
	
	C
	O processo de dar e receber feedback é um exame conjunto entre gestor e colaborador, sua finalidade é possibilitar que o ponto negativo do desempenho do funcionário seja analisado com profundidade para não criar hostilidade na equipe.
	
	D
	Feedback é a comunicação entre as pessoas ou em um grupo, no sentido de fornecer informação sobre a atuação de uma pessoa que está afetando as outras pessoas. O feedback eficaz ajuda o indivíduo ou o grupo a melhorar seu desempenho e a alcançar seus objetivos.
	
	E
	Feedback é uma analise conjunta entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de identificar os pontos positivos e os pontos negativos entre os envolvidos. O feedback quando eficaz deixa claro os pontos a serem melhorados, por isso, é preciso o uso de técnicas adequadas, pois traz discordia e criar hostilidade entre os envolvidos
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Negociação é a arte de dialogar, portanto a forma pela qual o indivíduo se comunica é importante.
Os itens abaixo apresentam formas de se comunicar em um negociação, identifique quais itens apresentam formas adequadas.
Itens:
I – Cada parte envolvida deve utilizar palavras positivas ao falar sobre suas posições.
II – As partes devem possuir um vocabulário amplo para deixar clara as ideias a serem transmitidas.
III – O ouvinte ter clareza sobre a ideia exposta não é um fator relevante.
IV – O feedback é uma ferramenta que pode melhorar a comunicação durante uma negociação.
V – A comunicação é eficaz quando o significo percebido pelo receptor é diferente do emito.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os itens I, II e IV apresentam formas adequadas.
	
	B
	Os itens I, III, e V apresentam formas inadequadas.
	
	C
	Os itens II, IV e V apresentam formas inadequadas.
	
	D
	Os itens II, III e V apresentam formas adequadas.
	
	E
	Todas os itens apresentam formas adequadas.
Questão 5/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história”.
No poema exposto, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, verifique o que podemos concluir sobre as relações humanas que se estabelecem nele, e, depois assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	João amava Teresa, porém amava mais ainda a sua liberdade e portanto, foi para os Estados Unidos. Assim, podemos concluir que nem sempre o que se estabelece nas relações humanas, contenta a todos que estão envolvidos no relacionamento.
	
	B
	Este conjunto de interações trazidos por Drummond permite concluir que as pessoas podem conviver de forma cordial e amistosa, mesmo que seus desejos não sejam atendidos, pois estão inseridos em uma sociedade e devem reconhecer os direitos individuais que cada um possui.
	
	C
	Raimundo amava Maria e por ele ter morrido em um desastre ela não casou com mais ninguém. Mostrando que as relações humanas são estáveis, não sendo possível se relacionar com mais ninguém.
	
	D
	Carlos Drummond de Andrade fala das relações humanas de uma forma negativa, onde nas relações com os demais, os desejos dos sujeitos nunca são atendidos e provavelmente essa foi a causa do suicídio de Joaquim.
	
	E
	Nas relações humanas apresentadas por Drummond, a personagem com as relações humanas mais instáveis era Lili, pois ele afirma que ela não amava ninguém.

Continue navegando