GESTÃO DE BENEFÍCIOS  aula 3
5 pág.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS aula 3


Disciplina<strong>gestão de Benefícios</strong>26 materiais36 seguidores
Pré-visualização2 páginas
GESTÃO DE BENEFÍCIOS 
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual dos benefícios financeiros fornecidos para os trabalhadores que tem a capacidade de permitir todos os objetivos complementares citados abaixo:
\uf0fc  Gerar oportunidades de crescimento profissional;
\uf0fc  Recompensar a permanência dos funcionários por um longo tempo na empresa;
\uf0fc  Manter a empresa competitiva no mercado;
\uf0fc  Atrair e fixar os recursos humanos;
\uf0fc  Demonstrar responsabilidade social e valorização dos empregados.
 
		
	
	Doação.
	
	Financiamento de veículos.
	 
	Participação nos resultados.
	
	Empréstimo Especial.
	 
	Previdência Privada.
	
Explicação:
É um tipo de benefício pouco ofertado pelas empresas mas que atrai profissionais que percebem salário acima do teto máximo da previdência social.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A remuneração variável é um benefício concedido aos empregados por atingirem as metas determinadas pela empresa. Não é concedido de forma obrigatória e nem se trata de um benefício de caráter assistencial. O pagamento poderá ser feito semestralmente ou anualmente. Chamamos esse benefício de:
		
	
	Indenização
	
	Gratificação
 
	
	Ajuda de custo
 
	
	Prêmio
 
	 
	Participação nos Resultados
 
	
Explicação:
A participação nos resultados está regulada na lei 10101/2000. Ela não é obrigatória mas a empresa que investe neste benefício está isenta dos encargos sociais. Ela pode ser paga até 2 vezes no ano.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o beneficio de Previdência Privada, analise: I. O deficit na previdência social e uma aposentadoria com um valor abaixo do padrão mantido durante o exercício da profissão levam as empresas a buscarem planos de previdência complementar. A previdência privada tem se configurado como um dos meios mais visados para garantir uma aposentadoria com mais qualidade de vida. II. A previdência privada é um mecanismo de planejamento pessoal financeiro. Sua finalidade é auxiliar na aquisição de renda vitalícia fundamental para quem deseja garantir um padrão de vida equivalente na ocasião da aposentadoria. E, para isso, as empresas assumem um papel fundamental na concessão desse benefício. III. Por ser um programa de longo prazo e uma necessidade subentendida do ser humano, a implementação de um programa de previdência complementar colabora para o fortalecimento do vínculo empregatício e consolidação da relação entre a organização e o funcionário. Isso permite às empresas construírem um bom planejamento sucessório. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
	
	Somente a altertiva III está correta.
	
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	 
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
Explicação:
Todas as alternativas apontadas estão corretas pois o plano de previdência privada além de garantir o valor da última remuneração do empregado proporciona a empresa manter seus bons profissionais.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A empresa GAMA pretende instituir o benefício da previdência privada para os empregados que recebam além do teto máximo de contribuição para previdência social, a empresa GAMA contribuirá com 50% do valor mensal e o empregado com os 50% restantes. Qual a intenção da empresa GAMA ao oferecer esse benefício?
		
	
	Admitir empregados que recebam abaixo do teto máximo da previdência social.
	 
	Garantir o poder aquisitivo do empregado quando da sua aposentadoria.
 
	
	Favorecer a empresa que pretende não reajustar o salário do empregado.
 
	
	Oferecer uma garantia de que o empregado não sairá da empresa.
 
	
	Manter o empregado na empresa pelo menos por 10 anos.
 
	
Explicação:
O benefício da previdência privada garante ao trabalhador que receba acima do teto máximo da previdência social o seu último salário quando a aposentadoria. Portanto garante o poder aquisitivo do empregado.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma das vantagens dos benefícios financeiros é, normalmente, o baixo custo para os empregados.  No caso do empréstimo consignado isso ocorre porque:
		
	
	Há maior volume de recursos financeiros envolvidos, uma vez que o banco reduz seu custo fixo com a empresa, que passa a remunerar a instituição financeira a cada empréstimo concedido;
	
	Há menor burocracia, uma vez que o banco possui agência dentro da própria empresa, o que encurta o caminho entre o demandante do empréstimo (o empregado) e o fornecedor (a instituição financeira);
	 
	Há relativa garantia do pagamento, na medida em que o empregador irá descontar do empregado o valor devido e repassá-lo ao banco ou entidade financeira;
	
	Há um fiador pessoa jurídica, normalmente considerado de maior credibilidade que um fiador pessoa física.  A existência de garantia, por parte da empresa, reduz os custos do empréstimo até o valor de 6 (seis) salários mínimos;
	 
	Há garantia de pagamento, pois a empresa é fiadora do empregado para fins de empréstimo, conforme parceria padrão associada aos empréstimos consignados;
	
Explicação:
Enquanto o empregado estiver na folha de pagamento da empresa, o desconto e a transferência para o banco serão realizados, o que dá alguma garantia de pagamento, ainda que relativa.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É uma forma de poupança de longo prazo para evitar que a pessoa na aposentadoria sofra uma redução muito grande de sua renda. O empregado que receba além do teto máximo da previdência pode contribuir, espontaneamente, para complementar sua renda tão logo se aposente. Estamos falando de:
		
	
	Aposentadoria proporcional
	
	Aposentadoria especial
 
	
	Assistência Social
 
	
	Previdência Social
 
	 
	Previdência Privada
 
	
Explicação:
A previdência privada é uma aplicação financeira que pode ser feita por qualquer pessoal. Algumas empresas concedem esse benefício para quem recebe acima do teto máximo da previdência social, pois quem recebe até esse teto o valor já está garantido pela previdência social. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quais os percentuais normalmente praticados pelas empresas como adiantamento quinzenal?
		
	
	De 30 a 40%
	 
	De 20 a 40%
	
	De 30 a 50%
	
	De 30 a 60%
	
	De 20 a 50%
	
Explicação:
É a prática utilizada por algumas empresas, oriunda ainda dos tempos de inflação alta.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Conforme Patrícia Bispo do RH.com.br, os fatores que interferem direta ou indiretamente na performance dos profissionais tem levado ao surgimento de várias vertentes de estudos no campo organizacional. Há, por exemplo, quem defenda que a motivação do indivíduo, não importa o segmento em que ele atua, vem de dentro para fora. Ou seja, a pessoa torna-se responsável por estar ou não satisfeita e cabe a ela tomar ações que impactem no seu dia a dia. Por outro lado, existem os que afirmam que a empresa deve realizar ações que permitam ao funcionário ver novos horizontes na sua rotina de trabalho e, dessa, maneira, garanta a retenção de talentos. Nesse contexto, os Planos de Participação nos Lucros (PPR) contribui para:
		
	 
	melhoria do clima organizacional, através do sentimento de pertencimento e responsabilidade criado pela sensação provocada nos colaboradores em se tornarem parceiros do negócio da empresa, contribuindo para seu crescimento. É uma boa alternativa para as pessoas aumentarem seus salários, sendo uma das poucas formas de fazer crescer os lucros num mercado cada vez mais competitivo.
	
	proporcionar ao funcionário melhores condições de atendimento de seus compromissos financeiros, sem ter que se ausentar durante muito