Buscar

Atividade Ginástica não esportivizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLO: SETE LAGOAS
NOME DO TUTOR: SIMONE DILLY
DISCIPLINA: Fundamentos da Ginástica
NOME DO PROFESSOR: 
NOME DO ALUNO: Rodolpho Rodrigues Matias
DATA: 19/03/2018 NOTA: 
A) Os objetivos da Educação Física escolar seguem prioritariamente o ideal da construção do caráter e desenvolvimento ético da criança, contribuindo para sua formação cidadã. As tendências pedagógicas “biológico-funcional” e “técnico-esportiva” possuem um caráter mais físico. Elas devem com certeza ser executadas nas escolas, mas com um sentido secundário, principalmente no ensino fundamental.
B) A tendência pedagógica Sociocultural e o parágrafo de Darido et al. (2001, p. 18), se relacionam intimamente, pois para Darido, o professor de Educação Física é o responsável pela formação de cidadãos, que ele descreve resumidamente como o ser capaz de participar de atividades corporais quaisquer, tendo respeito, dignidade, se inserindo no meio ambiente como um todo e tendo o conhecimento necessário para saber avaliar e criticar o que se têm a disposição no ambiente cultural, sabendo escolher e julgar os padrões independentemente se são divulgados pelas mídias. A tendência Sociocultural sugere o conhecimento e a vivência do maior número possível da cultura corporal de movimento, objetivando uma prática intencional, crítico-reflexiva, autônoma e saudável. A questão da criticidade é essencial no ambiente escolar, pois para se relacionar com a cultura disponível em cada comunidade, o aluno ou criança deve ter a capacidade de julgar e identificar o que é positivo e o que é negativo para si mesmo e para sociedade.
C) Atividade prática – Aula básica de Gong Fu aplicada para alunos do quarto ao nono ano do ensino fundamental. 
Seguindo os conceitos de ginástica não esportivizada, vejo o Gong fu como algo bastante apropriado. A aula se inicia com a reverência ao Shifu( mestre ou professor) e em seguida ao local da aula, exercendo assim o sentido de respeito ao educador e ao ambiente. Os alunos se dispõe em uma formação eu é mantida durante toda a aula. É realizado um momento de meditação inicial, que leva no máximo 5 minutos (no caso das crianças mais novas o tempo é reduzido) e daí então se iniciam as práticas. Acontece a realização de alongamentos básicos que para cada aluno terá um sentido e uma dificuldade diferente, sendo algo novo para alguns e não tão novo para outros. Após os alongamentos são realizados exercícios funcionais como, elevar as pernas, torcer o tronco, agitar os braços, abaixar, saltar, correr, rolar, cada um com um objetivo específico nos ambitos de força, coordenação, agilidade, reflexo, campo de visão, senso espacial, entre outros. Em seguida acontece a prática dos Taolu(formas), que são movimentos coordenados realizados em sequências individualmente. Por fim os alunos são organizados em duplas e aqui realizamos a compreensão e aplicação dos movimentos ensinados no Taolu. Um aluno da dupla usará um movimento ofensivo contra o outro que usará um defensivo. Como no início, todos reverenciam o Shifu e o local da aula e a diferença aqui é que todos se cumprimentam seguindo uma ordem específica de experiência.
Relacionando as atividades presentes na aula com as dimensões do conteúdo.
Todas as práticas apresentadas nesta aula contemplam as três dimensões. 
A dimensão procedimental se refere ao saber fazer, onde o aluno observará os movimentos e exercícios da aula e reproduzirá superficialmente o que está vendo. 
A dimensão atitudinal é onde o aluno percebe e descobre o que ele pode fazer e até onde vai sua capacidade. Como por exemplo, o limite de sai força. Flexibilidade, resistência física e até mesmo compreensão. 
A dimensão conceitual se aplica com o sentido de entender e compreender o movimento, entendendo qual a função dele, seus limites e benefícios, tendo a capacidade de questionar e reconhecer. Isso contemplará toda a aula, pois tudo que é ensinado deverá ser baseado em um objetivo ou função que vai além do quesito físico.

Continue navegando