Buscar

Creche suinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Creche
A creche é uma instalação destinado ao alojamento dos leitões depois de sair da maternidade começa com 21 dias e vai até aproximadamente 70 dias de vida. O galpão tem que ter um bom isolamento térmico mas tem que ser ventilado para fazer a troca de ar e não acumular microrganismos no ar que possam adoecer os suínos. 
Após a chegada dos leitões aloja-los em poucas baias e fazer a contagem, separar os animais que precisam de atenção maior, deixar os animais descansarem por 2 horas para que ele se acostumem com o local e com os companheiros de baia, após o descanso assegurar que os animais encontra em água.
Fornecimento de água pode ser por:
• bebedouros do tipo concha neste tipo de Bebedouro a limpeza deve ser diária;
• bebedouros do tipo chupeta este tipo de Bebedouro mas aconselhado de ser usado pois a água sempre sai limpa e fresca. Quando os animais chegarem deve deixar gotejando por algumas horas para que o Leitão ache a água; 
Fornecida para os leitões deve ser fresca potável e controlada por testes químicos e bacteriológicos. Qualidade da água interfere no ganhode peso, assim como o fluxo de água disponível o qual deve ser medido e colocado para os leitões de acordo com sua idade. É de grande importância que haja uma alteração na altura do bebedouro de acordo também com o tamanho do Leitão pois desta forma está se facilitando a ingestão de água pelo mesmo.
Por serem novos os leitões devem ser mantidos em sua zona de conforto térmico e para isso devemos aquecer as instalações da creche pois a temperatura que eles necessitam é mais alta. Podemos usar lâmpadas resistências elétricas e aquecimento do piso para fornecer a temperatura ideal.
O desmame é um período de muitos desafios para o Leitão, tem o desafio social que é a separação da mãe e a ruptura da hierarquia social já estabelecida na maternidade, o desafio ambiental a mudança do ambiente térmico controlado para o ambiente com maior carga microbiana, o nutricional que é a troca do elemento líquido para o alimento sólido de menor digestibilidade e o fisiológico que são alterações da morfologia e na integridade intestinal.
Temos um fator complicador que é baixa resposta imune, a imunidade colostral é muito baixa aos 21 dias e a imunidade natural não está completamente desenvolvida por isso na creche deve ter um grande controle de microorganismos para que os leitões não adoecam tão facilmente.
O desmame ao encurtamento das vilosidades (perguntar ao alisson)
Na creche deve ter um grande monitoramento para verificar os comedores, estimular o consumo de ração pelos animais e verificar os bebedouros. 
Não se deve restringir alimentação na creche, o manejo alimentar na creche tem o objetivo de estimular o consumo mais rápido possível após o desmame, reduzir a ocorrência de diarreia e possibilitar o maior peso na saída da creche. 
Ração fornecida deve ser uma ração complexa com aditivos promotores de crescimento adicionados na ração em pequena quantidade que melhoram o desempenho dos animais, permitem a manutenção da flora e reduzem diarreia.
Devem ser usados co-produtos do leite pois eles dão um bom desempenho aos leitões pela quantidade de proteína e a fração decarboidratos (lactose), indispensáveis na dieta de desmame. A ração com a soja extrusada apresenta bons resultados, o plasma sanguíneo faz o maior efeito na primeira semana após o desmame. 
Temos que maximizar o consumo de ração após o desmame, E para isso é importante usar ingredientes com alta digestibilidade. Muito importante uso de aditivos promotores de crescimento pois eles melhoram o desempenho dos animais de maneira efetiva e econômica, devem ser usados em pequenas dosagens,  permitem a manutenção e melhoria da flora, podemos usar os antibióticos ou os quimioterapicos. 
• antibiótico são substâncias produzidas por microorganismos;
• quimioterapicos São substâncias químicas produzidas por síntese laboratorial; 
Na Europa os aditivos promotores são proibidos pois eles podem causar bactérias resistentes ou atingirem a carne, quando a proibição foi efetivada aumentou seu uso como dose curativa pois os animais adoeceram mais. 
Exemplo de aditivos de desempenho (manejo): 
- redução da proteína bruta da ração
- probióticos
- simbióticos 
- ácidos orgânicos
- óxido de zinco
- sulfato de cobre
- fitoterápicos 
Deve-se tomar cuidado com alimento que tem um poder tamponante alto. Guarde hoje e proteínas (que tem um poder tamponante alto) faz com que o PH diminua no estômago assim ha maior digestão de proteínas e também pede entrada de microorganismos maléficos no organismo.
Ração à base de milho e soja atende o nível de lisina na mas os outros aminoácidos sobram, por esse motivo é importante aderir o conceitode proteína ideal, que reduz a proteína bruta e adiciona aminoácidos sintéticos para suprir a necessidade.
O farelo de soja é um perigo para os leitões pois ele aumento P agar e consequentemente aumentar a entrada de microbiotas, diminuindo então farelo de soja economiza-se pois soja é muito caro e também reduz o nível de microbiota maléfica e o índice de diarreia.
Os probióticos: São cepas de microorganismos vivos que afetam beneficamente o animal hospedeiro melhorando balanço microbiano intestinal. 
---> Mecanismo de ação 
A cepas de microorganismos funcionam como barreiras físicas elas se ligam no glicocálice da célula impedindo a ligação dos microrganismos maléficos desta forma melhorar a digestão. Eles bloqueiam a adesão de bactérias na parede intestinal. 
Os prebioticos: São a energia para os probióticos crescerem estes não são digeridos temos os MOS e FOS. 
Adição de acidificantes: reduzem o PH e assim aumentam a atividade da pepsina, eles invadem o citosol de bactérias, soltando prótons no seu interior e a bactéria gasta energia para mandar para fora assim ela morre.
O cobre é eficiente porém causa impactos ambientais. 
Quando restringimos os promotores de crescimento na produção animal temos uma redução da produtividade, aumento de incidência dedoença nos animais, aumento do risco de infecções de origem alimentar em humanos e a necessidade de criação de um sistema demonitoramento e controle do uso de antimicrobianos. 
---> resumo: 
Na creche devemos estimular o consumo de ração, fornecer ração com ingredientes de alta qualidade e ração também com aditivos auxiliares da digestão e promotores de crescimento, devemos prevenir a ocorrência da diarreia e fornecer água de boa qualidade.

Outros materiais