Buscar

Contextualizada Políticas Públicas


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO
AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM
JACIARA DANTAS DE OLIVEIRA
Abaixo temos dois depoimentos antagônicos sobre esta mudança, a partir deles, dos seus conhecimentos e de pesquisas exponha, em no mínimo 30 linhas, a sua opinião acerca do novo ensino médio.
“...a reforma faz com que os estudantes sejam divididos entre aqueles que vão ter acesso a um ensino propedêutico e aqueles que vão ter acesso a um ensino técnico de baixa qualidade...” declaração do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara à revista Carta Capital em 09/02/2017.
“...É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho... a MP é uma tentativa importante de melhorar o ensino médio. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular...” posicionamento de Cleverson Lino Batista, professor de filosofia, ética e sociologia, em entrevista à revista Exame em 15/outubro/2016.
O novo ensino médio chega com algumas mudanças na história da educação do Brasil, entre elas estão o aumento da carga horária de estudos que mudaria de 800h para 1.400h, versatilidade da grade de disciplinas e incluindo o ensino profissionalizante de onde se tem uma expectativa importante, já que 90% dos adolescentes não vão para a faculdade e por fim as escolas integrais.
A decisão da implantação do novo ensino médio que será norteado pela base comum curricular (BNCC) sucedeu-se a partir de preocupações relacionadas aos últimos resultados obtidos pelo Ideb, índice que mede a qualidade do ensino, que vinha muito abaixo da média cabível. Os resultados mostram um ensino de pouco significância no aprendizado e muita para a evasão escolar.
Vejo essa reformulação como uma forma de mudar o roteiro na vida desses adolescentes, pois receber o ensino profissionalizante pode de forma mais rápida inserir esses jovens ao mercado de trabalho.
Outro ponto significativo é a flexibilidade das disciplinas, com exceção de língua portuguesa e matemática, isso deixa o aluno muito mais interessado nos estudos, participam com mais frequência das aulas e aprofundando-se nos conteúdos mais relevantes ao logo do ensino médio.
 De acordo com o político e ativista Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo e diante do que foi mostrado, percebe-se a necessidade do engajamento da sociedade para a compreensão e real implantação da nova legislação, já que o ensino atual não evidencia os resultados almejados, de acordo com o Ideb. 
Precisamos visualizar a reforma como um modelo que vai deixar o ensino médio mais prazeroso e começar a enxergar a oportunidade que milhares de jovens terão para trilhar o futuro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://epoca.globo.com acesso em 31 de março de 2018.
http://blog.una.br/saiba-as-vantagens-e-desvantagens-da-reformulacao-do-ensino-medio/acesso em 31 de março de 2018.
http://portal.mec.gov.br/auditorias/30000-uncategorised/39871-novo-ensino-medio acesso em 31 de março de 2018.

Continue navegando