Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Nos dois primeiros anos de vida, mais especificamente no desenvolvimento físico, podemos considerar que:
		
	
	o bebê fica acordado mais de 16 horas brincando, e não chora, pois nesta fase ele é muito calmo.
	
	os reflexos como sucção e preensão estão ausentes nesta fase
	
	as doenças respiratórias são raras nesta faixa etária, para alívio das mães.
	
	a criança tem muita dificuldade de ganhar peso
	 
	os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição de vida do bebê
	
Explicação: Primeira Infância - os recém-nascidos são avaliados do ponto de vista médico, a partir do Índice de Apgar em cinco itens (ritmo cardíaco; respiratório; tônus muscular; cor; reação à estimulação dos pés). Neste, verifica-se a condição de vida do bebê
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Jean Piaget denominou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:
		
	
	operações formais
	
	pré-operatório
	 
	sensório-motor;
	
	condicionado;
	
	de esquemas;
	
Explicação: Sensório-motor
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
		
	
	São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
	
	Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
	
	É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se alimentar.
	
	Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é dispensado.
	 
	São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento do bebê.
	
Explicação:
O bebê vai percebendo que quando joga a bola, alguém aparece novamente com a bola, o que lhe traz satisfação ao ver alguém familiar a ele.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio _______________
		
	 
	permanência do objeto - sensório-motor
	
	assimilação - sensório-motor
	
	permanência do objeto - pré-operacional
	
	acomodação - pré-operacional
	
	adaptação - pré-operacional
	
Explicação:
Permanência do objeto - sensório-motor , faixa etária de zero a dois anos em que  criança está "aprisionada" ao aqui e agora.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo BERGER (2003), a partir de seus estudos sobre os dois primeiros anos de idade, as forças do crescimento e do desenvolvimento biossocial são muito poderosas. A prova disso é visível a qualquer observador, pois adotam novos comportamentos e exibem um domínio cada vez maior de novas habilidades: sentam, levantam, caminham, correm, agarram, jogam, apertam e cada objeto torna-se algo a ser explorado com cada sentido e cada membro. A respeito das primeiras emoções dos bebês, está CORRETO afirmar:
		
	
	recém-nascidos ainda não são capazes de arregalar os olhos de interesse quando alguma coisa atrai sua atenção.
	 
	o choro pode significar um pedido de socorro, alertando os responsáveis quanto à necessidade de proteção.
	
	o bebê não é capaz de reconhecer a voz ou o cheiro de sua mãe que a alimenta
	
	um pequeno sorriso em resposta a um som tranquilizador ou a um estômago cheio só irá surgir em torno do primeiro mês de vida.
	
	as emoções das crianças contribuem para as interações sociais, mas não devemos nos preocupar com um choro, um sorriso ou uma careta, pois são apenas espasmos musculares.
	
Explicação:
Parece obvio que os pais, os adultos não devem ser displiscentes com um choro de uma criança, sobretudo,bebês.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
	 
	logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
	
	o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
	
	as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a teoria da aprendizagem social.
	
	a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e aprendizagem.
	
Explicação:
As crianças podem expressar sentimentos desde que nascem; a propósito, desde o útero materno já sentem sentimentos de rejeição.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João, que estava do lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste estágio, a saber:
		
	
	intuição
	 
	egocentrismo
	
	animismo
	
	irreversibilidade
	
	antropomorfismo
	
Explicação:
Na fase do desenvolvimento moral, a criança encontra-se, sobretudo no início dessa faixa etária na anomia, desconhecimento de regras, portanto, o fenômeno observado é o do egocentrismo.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento emque foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
Explicação:
Se o enunciado da questão fala para marcar a alternativa em que fique evidente a influência da genética, então, a alternativa correta é a que mostra que a genética é predominante frente aos aspectos sociais, ainda que não seja, não exista essa hierarquia entre os fatores determinantes do rendimento escolar, no desenvolvimento e aprendizagem.

Continue navegando