Buscar

redação instrumental av 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603793897)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em qualquer discurso, é importante que o falante tenha a capacidade de adequar seu modo de falar (e escrever) ao assunto, ao ambiente, ao ouvinte etc. Considere essa afirmação e indique a ALTERNATIVA INADEQUADA.
		
	
	a) Um advogado, num tribunal de júri, diz: - É evidente que a testemunha está faltando com a verdade.
	
	b) Um advogado, num tribunal de júri, diz: - O depoimento da testemunha vai de encontro aos fatos ocorridos.
	
	d) Num velório, uma pessoa, ao cumprimentar a viúva, diz: - É extremamente doloroso, para mim, saber que seu marido faleceu.
	
	e) O estagiário telefonou ao juiz e lhe perguntou: - Vossa Excelência virá ao fórum hoje?
	 
	c) Um advogado, tomando chope com um amigo em um bar, diz-lhe: - Por obséquio, poderias fazer-me a fineza de emprestar-me seu isqueiro.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603793905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Qualquer pessoa tem dificuldade de negar que utilizaria qualquer meio para defender alguém que ama. Em casos de um assalto, por exemplo, uma mãe está perfeitamente disposta a matar o assaltante para defender a vida de seu filho. Para fugir de uma perseguição, o motorista de um carro é plenamente capaz de causar um acidente para evitar que algo de mal aconteça aos caronas que conduz. O que há de comum nestes e em tantos outros casos de que se tem notícia é que existe um sentimento de amor ou bem querer que impede que uma pessoa dimensione racionalmente as consequências do ato que pratica em favor da proteção de alguém.
		
	
	Oposição concessiva.
	
	A Fortiori.
	
	Autoridade.
	
	Causa e efeito.
	 
	Senso comum.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603793908)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre polifonia e intertextualidade, qual a análise incorreta?
		
	
	A paráfrase é um recurso linguístico presente tanto na polifonia quanto na intertextualidade.
	
	A intertextualidade sem uma intenção exclusivamente argumentativa repete ¿ideias e falas¿ de outros emissores, as quais serão notadas em função do repertório de leitura do interlocutor e não pela citação direta.
	
	A polifonia é a incorporação ao discurso de asserções emitidas diretamente por terceiros.
	 
	Na intertextualidade a citação direta é uma ocorrência predominante na fundamentação do argumento.
	
	A polifonia é um reforço à linha argumentativa e ao recorrer a vozes alheias pelas citações, busca fundamentar proposição.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603794031)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A narrativa jurídica pode ser simples ou valorada. Sabemos que cada uma possui aplicação e características distintas. Numere os parênteses, em I ou II, associando as características apresentadas aos tipos de narrativas conforme a numeração. (I) Narrativa simples (II) Narrativa valorada ( ) Presença de modalizadores ( ) Predomínio da imparcialidade ( ) Presença da Argumentação ( ) Predomínio da parcialidade ( ) Uso da polifonia A Sequência correta é...
		
	
	(II) (I) (I) (II) (I)
	
	(I) (I) (II) (I) (II)
	 
	(II) (I) (II) (II) (I)
	
	(I ) (I) (I) (I) (II)
	
	(II) (II) (II) (II) (I)
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604144181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O autor dirigiu-se à empresa ré a fim de adquirir veículo novo para comemorar o seu aniversário, com sua esposa e filho, assinando declaração como instrumento comprobatório do termo de responsabilidade No entanto, para ABSOLUTA SURPRESA do autor, no dia combinado o automóvel sequer havia chegado à concessionária. [...] A esposa do autor, nesse ínterim, foi acometida de mal súbito, TENDO de ir de táxi ao hospital 
		
	 
	 valorada, já que se acha marcada pelo compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte
	
	tão somente de acontecimentos, já que se acha pautada no ponto de vista do autor
	
	simples, porque não possui compromisso de representar qualquer uma das partes. Apresenta os fatos importantes para a compreensão da lide, de forma objetiva e imparcial
	
	simples, porque se baseia na enunciação da lide em questão
	
	cronológica, pois apresenta os fatos de acordo com o tempo em que se desenvolveram

Continue navegando