Buscar

Aula 10 Educação Profissional : A Relação Dialética entre Educação Profissional e o mercado de trabalho.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEORIA E PRÁTICA
AULA10 A relação dialética entre educação profissional e o mercado de trabalho
		1.
		De acordo com a definição ¿pura¿ da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações. As críticas feitas a MERITOCRACIA, se baseiam em:
	
	
	A ascensão profissional ou social não depende exclusivamente do esforço individual, mas também das oportunidades que cada indivíduo tem ao longo da vida.
		2.
		Demerval Saviani e Gaudêncio Frigoto defendem uma formação profissional que rompa com as perspectivas tecnicistas. Essa ideia se contrapõe a dissolução dos aspectos manuais e intelectuais e defende que toda formação profissional deve estar fundamentada no conhecimento científico. Essa nova maneira de pensar a organização do trabalho é denominada (o):
	
	
	Politecnia
		3.
		Kuenzer (2005) afirma que, do ponto de vista do mercado, está em curso um processo que ela denominou de exclusão includente. Esse processo se caracteriza por:
	
	
	
	    exclusão dos trabalhadores do mercado formal e sua inclusão em trabalhos precários
		4.
		Para Gramsci, escola unitária seria aquela que:
 
I) favorecesse uma nova cultura, antagônica à da burguesia
II) articulasse o ensino técnico-científico ao saber humanista.
III) reproduzisse a divisão social
IV) preparasse para o exercício profissional de tarefas específicas
 
Assinale a alternativa que indica opções que completem corretamente a frase:
	
	
	Apenas as opções I e II são verdadeiras
		5.
		Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação à tese da polarização das qualificações dos trabalhadores.
(   ) O avanço científico e tecnológico introduz mudanças no processo de trabalho que se traduzem no peso crescente da dimensão mais qualificada do trabalho, pela intelectualização do trabalho social.
(   ) Ao lado da intelectualização de uma parcela da classe trabalhadora vinculada à indústria automatizada, percebe-se a presença de inúmeros setores operários desqualificados.
(  ) A tese da polarização acaba configurando um processo contraditório de superqualificação em alguns ramos produtivos e de desqualificação de outros.
Marque a alternativa que corresponde à ordem correta das suas respostas:
	
	
	V, V, V
		6.
		Gramsci (2001, p.49), criticando a escola de sua época afirmava: ¿A marca social é dada pelo fato de que cada grupo social tem um tipo de escola próprio, destinado a perpetuar nestes estratos uma determinada função tradicional, dirigente ou instrumental.¿
Em contraposição a esse modelo Gramsci propunha:
 
I) propostas formativas que multipliquem e hierarquizem as escolas profissionais de caráter pragmático
II) uma escola onde o processo de trabalho seja o princípio educativo
III) uma escola que proporcione as condições para que cada cidadão possa se tornar um governante
IV) escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa, que equilibre o desenvolvimento da capacidade de trabalhar tecnicamente e com a capacidade de trabalhar intelectualmente.
 
Assinale a alternativa que indica afirmativas que correspondem à proposta gramsciana de escola:
	
	
	      Apenas as afirmativas  II, III e IV são verdadeiras
		7.
		Kenzer (2005, p.34) afirma que, do ponto de vista da educação, está em curso um processo que ela denominou de inclusão excludente que, em articulação com os processos de exclusão includente que ocorrem no mercado de trabalho, acabam por ¿configurar uma nova forma de dualidade estrutural que caracteriza a pedagogia do trabalho na acumulação flexível¿. Esse processo que ocorre na educação se caracteriza por:
	
	
	
	
	
	inclusão das camadas populares em propostas de educação profissional aligeiradas, de modo a legitimar sua exclusão social
		8.
		O século XIX representou para o desenvolvimento científico a possibilidade de atender as demandas do sistema capitalismo. As consequências que caracterizam esse período foram :
	
	
	
	
	
	Consolidação da burguesia e da intervenção do estado na educação escolar
		1.
		Segundo Singer (1995), o universo dos educadores está dividido e polarizado em duas visões opostas dos fins da educação e de como atingi-los: uma visão civil democrática, e uma visão produtivista. Sobre a segunda visão é CORRETO afirmar que:
	
	
	Educar então seria instruir e desenvolver faculdades que habilitem o educando a integrar o mercado de trabalho de forma mais vantajosa possível;
		2.
		Kuenzer (2005) destaca a relação dialética existente entre o mercado e a educação profissional da atualidade. Segundo a autora esta relação dialética se expressa da seguinte forma: o mercado de trabalho exclui os trabalhadores dos trabalhos, formais, com maior segurança e estabilidade, para incluí-los em trabalhos precários, na informalidade. Por sua vez, dialeticamente, os processos de educação profissional promovem:
	
	
	a inclusão das classes populares em propostas educativas aligeiradas e fragmentadas, de modo a legitimar a exclusão social
		3.
		Os críticos à Teoria do Capital Humano elencam diversos argumentos contra as ideias que defende. Entre elas: I. Aplicada ao campo educacional, a ideia de capital humano gerou toda uma concepção tecnicista sobre o ensino e sobre a organização da educação; II. Com ela passou-se a disseminar a ideia de que a educação deve se preocupar em formar o indivíduo para ser atuante na sociedade, trabalhando desde a primeira infância a tomada de decisões e o exercício democrático; III. O capital humano desloca para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional Estão CORRETAS as alternativas
	
	
	I e III;
		4.
		Em nossa sociedade, os tipos e condições de trabalho dependem muito mais de mecanismos estruturais do que de processos educativos. A educação não gera trabalho nem emprego. Políticas de desenvolvimento econômico, de distribuição de renda, de criação de empregos é que são responsáveis por novos postos de trabalho. Nesse contexto é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	a Educação Profissional é uma realidade condicionada pela necessidade de qualificação do mercado, e não o oposto
		5.
		Sobre a educação profissional prevista no artigo 39 da LDB - Lei nº 9.394/96 - é correto afirmar que:
	
	
	
	Será desenvolvida integrada aos diferentes níveis e modalidades de educação.
		6.
		¿O conceito de Escola Unitária desenvolvido por Gramsci pauta-se na unidade dialética entre a atividade intelectual e a atividade manual; entre a ciência e a técnica; entre a teoria e a prática Este modelo, permitindo ao trabalhador o acesso ao domínio científico e não meramente técnico, opõe-se a um modelo de sociedade fundada sobre a divisão social do trabalho.¿ Disponível em: http://www.cefetes.br/gwadocpub/Pos-graduacao/Especializa%C3%A7%C3%A3o%20em%20educa%C3%A7%C3%A3o%20EJA/Publica%C3%A7%C3%B5es/anped2001/textos/t0992091230819.PDF Marque a alternativa que corresponde a proposta da escola unitária:
	
	
	buscar a unidade por meio da articulação entre teoria e prática

Continue navegando