Buscar

AULA 3 protese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caracteristicas fisicas e eletroacústicas – analógicas
Na prótese analógica tem o microfone que vai captar o som do meio ambiente e é um transdutor, um transformador que vai transformar esse som (energia acústica) numa energia elétrica patendiado para um amplificador, o amplificador vai amplificar esse som e enviar para o receptor que é outro transdutor que vai transformar essa energia elétrica em energia sonora para enviar para a orelha do paciente. Entao vai ter um microfone, um amplificador e um receptor.
O som que é amplificado é enviado para a orelha do paciente atraves do molde auricular. E para tudo isso funcionar precisa de uma bateria para gerar energia.
Alem desses componentes que é o microfone, amplificador, receptor e bateria, a gente pode ter outros componentes dentro do aparelho que é o controle de volume, chave de liga e desliga, alguns aparelhos não tem e se desliga e liga na caixinha da bateria.
Controle de tonalidade
 alem do microfone podemos ter entradas alternativas como a bubina telefônica.
A prótese auditiva é um sistema que capta o som do meio ambiente, aumenta a sua intensidade e fornece esse som amplificado ao usuário com perda auditiva.
A maioria das pessoas que indicamos aparelho auditivo são pessoas com perda neurossensorial, pois alem da falta do som também tem o problema de distorção. Por exemplo, idoso geralmente tem recrutamento e isso gera distorção no som e a prótese auditiva permite também fazer pequenas modificações para adaptar para fazer esse paciente ter uma qualidade de som melhor. Isso que a perda neurossensorial priva ele, pois tem ausência do fucionamento das células ciliadas gerando distoorçoes, e vamos tentar compensar com modificações no ganho da prótese.
Num paciente com uma perda condutiva, por exemplo, aumentar o som já está perfeito, pois é so questão de condução.
Tipos de prótese auditiva de acordo com seu modo de transmissão. 99% são por condução aérea, então fornece um som amplificado atraves de um receptor que vai enviar por via aérea no meato acústico externo. Esse modo de transmissão vai estar ligado ao receptor que é esse transformador, transdutor que modifica a energia acústica, energia elétrica amplificada e a energia sonora petendiado para a orelha do paciente.
Existe também a por condução ossea para aqueles pacientes que tem uma ma formação de conduto ou tem ate um perda condutiva por colesteatoma e se colocar uma aparelho pode piorar o colesteatoma, então é indicado para pacientes que tem gap (alteração de orelha media) e tb orelha externa.
Esse aparelho por condução óssea pode estar ligado a m vibrador com aparelho retro auricular ou de caixinha.
O vibrador vai ser o receptor que vai receber a energia elétrica, vai transformar em energia sonora e depois vai transformar em vibração, e essa vibração vai ser enviada para a mastoide que vi estimular a orelha interna. 
Caracteristicas internas das próteses auditivas, componentes e controles:
Microfone: É um receptor de entrada, transdutor acústico-mecanico-eletrico, transforma o sinal acústico em um elétrico equivalente de corrente alternada. Diversos microfones já foram utilizados em P.A. 
Direcionalidade do microfone -> multidirecionais ou omnidirecionais, captam de forma praticamente idêntica todos os ângulos de incidência da onda sonora. Angulo de 360° capta todos os sons do ambiente por igual. Os direcionais captam de forma variável os sons de diferentes ângulos. 
Quando vamos indicar um ou outro? Pessoas que ficam muito em local barulhento, trabalham em locais barulhentos e precisam se comunicar, é indicado o microfone direcional que vai focar na voz de quem ta falando e deixar o ruído do ambiente em segundo plano. Em uma criança já se indica o omnidirecional pra captar todos os sons por igual, para ela captar todos os sons e trabalhar a questão do processamento auditivo central, a figura fundo. Na fase escolar podemos indicar um sistema FM.
Amplificador: Amplifica o som. Cada amplificador possui em ganho próprio, que é a diferença em dB do som que entra e do som que sai da orelha do paciente. Entrou em som de 1000hz em 40 db, saiu na orelha um som de 80 db, ganhou 40 db. Na amplificação procuramos dar mais nas frequências da fala, principalmente de 2000 a 3000 hz, pq nas frequências mais graves tem ruído junto, e reduz o ruído para aumentar as consoantes que vão dar a discriminação da fala. 
Os 3 circuitos de amplificação podem ser analógicos ( a onda que vai entrar é igual a que vai sair), os analógicos digitalmente programáveis (ou hidridos) e os digitais, dependendo da forma como o som é processado.
No amplificador, podemos ter o potenciômetro um controle de volume. É um registro que regula o fluxo de sinal elétrico entre os estagio de amplificação, controla a potencia ou ganho do amplificador. 
Ainda no amplificador tem o controle de saída, toda prótese tem. Vamos procurar ajustar de acordo com o nível de desconforto do paciente, vamos colocar sempre a saída máxima abaixo do nível de desconforto do paciente. Ex: um paciente com meniere que é recrutante, o desconforto pode ta em 100 db, então temos que ajustar a saída máxima sempre abaixo do limiar de desconforto do paciente. Se ultrapassar esse limite de saída máxima, o aparelho vai cortar os picos. É uma proteção para evitar trauma acústico e o desconforto do paciente.
Controle de tonalidade ou corta os graves, que é um problema. Ou amplifica demais os agudos. Tem botões no próprio amplificador para aumentar esse ganho na faixa de frequência dos agudos ou diminuir um pouco os graves. Para perda em rampa por ex.
Receptor: É um transdutor eletro-mecano-acustico, transforma a corrente alternada que vem do amplificador em uma onda sonora equivalente e a transmite a orelha do usuário. Todos os receptores são magnéticos. 
Pilha ou bateria- É um deposito de energia química que é convertida em energia elétrica, a mais usada é zinc-air, os modelos são 675 (para retroauricular),13 (mini retro auricular),312 ( intra canal),10 (micro canal) , AA e AAA. Quanto menor, menos dura... duram em torno de 10 dias a 1 mês.
Medida de tempo – mAh (milim-pere-hora)
Bobina telefônica: é um sistema que transforma as variações eletromagnéticos em sinais elétricos equivalentes para serem processados pela prótese. Manda a msg direto para a prótese auditiva. Pode ser usado no cinema, teatro, igreja, enfim, que possuem esse sistema. Gera um campo eletromagnético e a fala do microfone vai direto pra prótese, ouvindo so a voz do pastor, enfim, e não ouve o fundo de ruído. Todos os aparelhos vem com isso.
Entrada para áudio: Saõ encaixes p adaptação de entradas elétricas alternativas como o telefone.
Caracteristicas eletroacústicas
Discrição do aparelho. O ganho em cada faixa de frequência, o quanto que pode ser essa variação. Ex: aparelhos que dão ganho de 700 a 4000 hz, 750 ate 8000, enfim. Conforme a configuração da perda vaamos escolher um aparelho que tem uma gama maior em determinadas frequência ou uma gama menor.
Ficha técnica: 
Saida máxima: É o maior nível de pressão sonora que a prótese é capaz de produzir. O maximo que vai dar de amplificação no maximo 130db.
Realimentação/microfonia: qualquer processo que o sinal de saída é mandado de volta para o de entrada. Que pode ser mecânica, magnética ou acústica.
Mecânica: tampando a entrada
Magnética: cai no chão e o microfone fica próximo ao receptor
Acústica: quando o aparelho ta muito potente e na saída do aparelho o microfone capta novamente. Molde largo tendo escape de som... Entao quando mais potente, mais vedado tem que ser. Perda profunda molde em concha.
Seleção da prótese auditiva
O objetivo principal da seleção e adaptação de uma prótese é uma amplificação sonora dos sons ambientais, principalmente da fala, que ele escute de uma forma agradável, sem incomodar, principalmente a fala. O ganho da frequência é de compensar a perda de audição, nas frequências que tem uma perda maior, tem que ter um ganho maior e vice-versa.
Dois métodos paraescolher a prótese adequada: Metodo comparativo e Metodo prescritivo.

Outros materiais