Buscar

Currículo Escolar uma elaboração significativa


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA – CEL 0374
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2018
Currículo Escolar: uma elaboração significativa?
 A escola deve se ocupar da formação do indivíduo e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno. A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Visto que o currículo é uma questão tão importante no aspecto escolar este passou então a ser visto como um campo profissional de estudos e pesquisas.
 A elaboração curricular para sua efetivação cotidiana é transcender a prática pedagógica centrada no professor e trabalhar, sobretudo, a sensibilidade deste para uma aproximação real da criança, compreendendo-a do ponto de vista dela, e não do ponto de vista do adulto.
 Não podemos deixar de dar importância aos saberes prévios dos alunos como base para a construção do conhecimento em sala de aula. Então, uma escola que pretende trabalhar com a diversidade, a elaboração do currículo, deve prever as adaptações, admitindo flexibilidade que oportunizem adequar à ação pedagógica às necessidades particulares de cada um.
 Depois de participar do dia a dia das turmas de 1° ao 5° ano, pude observar diversas atividades no decorrer das aulas, e atividades que levavam como tarefa. Uma prática que acontece uma vez ao ano na instituição onde fiz a regência escolar, e que me chamou muita atenção foi à apresentação da SELIBI, na qual os alunos de todas as séries fizeram trabalhos e apresentações sobre a famosa poetisa Cecília Meireles.
 As atividades como desenhos, recitação de poemas, danças, entre outras foram expostas, e apresentadas não apenas para os alunos, mas para os pais. Com isso, podemos ver a relação Escola – Família, onde os responsáveis puderam presenciar um pouco do conteúdo que passam a seus filhos, de forma diferente, não somente nas reuniões pedagógicas.
 Assim, as experiências vividas no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro de explicações pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas.
 Estas adequações, feitas de forma a garantir o processo de aprendizagem a todos os educandos, inclusive aos que apresentam necessidades educacionais especiais, são as chamadas Adaptações Curriculares. Não é necessário apenas elaborar um novo currículo, mas torná-lo dinâmico e flexível, para que atenda realmente a todos. A programação de cada estudante precisa ser significativa, contextualizada e motivadora, além de propiciar o desenvolvimento de cada um.