Buscar

Avaliacao Parcial 3 Supervisao e orientacao

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602947763)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
		
	
	A avaliação dos processos separando alguns grupos e integrando e orientando outros, através de estudos.
	
	O compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com cada grupo em particular, analisando cada um e fazendo educação que contemple a maioria.
	
	A cooperação e troca de saberes e experiências que contemple de forma radical as diretrizes curriculares.
	 
	Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
	
	Procedimentos de supervisão que busque o cumprimento do currículo, tal e qual foi planejado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602947756)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo Supervisão Pedagógica supõe supervisão dos processos pedagógicos na escola, remetendo a uma perspectiva de movimento. No cotidiano escolar esse movimento pode ser observado pela:
		
	
	Postura de acompanhamento dos alunos e seus problemas familiares.
	
	Composição com as secretarias de educação.
	
	Atuação no planejamento de cada professor e também no da O.E.
	 
	Ação do Supervisor pedagógico conjugando observação, acompanhamento e parceria junto à equipe docente.
	
	Atenção do Supervisor pedagógico à gestão da escola.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603841799)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ato Adicional faz a descentralização da educação, cada província passa a ser responsável por sua própria educação. Naquele momento o ministro do Império reclamava a necessidade da criação do cargo de Inspetor de Estudos. Estamos tratando aqui de que período?
		
	
	Reforma nos estados
	
	Reforma pombalina
	
	reforma Couto Ferraz
	 
	Periodo da regencia
	
	Manifesto dos pioneiros
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603518413)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando afirmamos que na década de 60 a figura do Supervisor pedagógico aparece com a função de ¿guardião do currículo¿, estamos nos referindo a uma atuação:
		
	
	Que deveria encaminhar os professores a uma maior elaboração crítica.
	
	Onde a determinação do currículo era atribuição da escola que possuía autonomia.
	 
	Onde, somente, cabia orientar pedagogicamente aos professores, para que a organização curricular prevista para a escola alcançasse seu maior nível de materialização, ou seja, ele cuidava da viabilização do currículo na escola.
	
	Onde os estudos sobre a supervisão escolar apareceram ligados aos estudos sobre currículo com forte intervenção dos professores em sua elaboração.
	
	Onde cabia orientar pedagogicamente aos professores, para que a organização curricular fosse integralizada, mas também com intervenção dos professores na sua elaboração e reelaboração.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603841805)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Kuenzer (2003) apud Ferreira (2007, p. 47) " (...) através da educação, o Estado pode incutir na sua população, interesses, aspirações e valores com a finalidade de facilitar determinadas mudanças consideradas imprescindíveis ao alcance dos objetivos nacionais." Coube à escola (aparelho ideológico) a maior responsabilidade na reprodução das relações capitalistas, mistificando a verdadeira tomada de consciências. A crítica feita pela autora se refere a:
		
	
	escola voltada para a formação do cidadão.
	
	escola básica.
	 
	escola voltada para a formação de mão de obra.
	
	escola integral.
	
	escola especial.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603539530)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na atualidade, compreendemos o papel dinâmico, ativo e articulador do Supervisor Escolar/Coordenador Pedagógico que consiste em:
		
	
	Assumir uma postura de fiscalização e controle sobre a ação educativa direcionada de forma rígida para inviabilizar o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e psicomotores, como aos afetivos dos educandos.
	
	Trabalhar para garantir a realização de ações desarticuladas do processo educativo entre a equipe escolar, promovendo e reforçando o ponto de vista da competitividade.
	 
	Assumir uma atitude transformadora e comprometida com a humanização das relações interpessoais na escola de forma criadora, reflexiva e crítica.
	
	Dar assistência apenas aos professores, negligenciando o atendimento aos pais e demais pessoas da comunidade escolar com as quais os educandos mantêm contatos significativos.
	
	Ser o centro das atenções da escola, preocupando-se sempre com seu bem-estar (físico e emocional) e seu desenvolvimento e crescimento profissional.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602936047)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos contextos considerados relevantes na formação do Supervisor Pedagógico para a necessária mudança é o da atuação profissional. Essa importância se deve:
		
	
	Ao desenvolvimento de propostas mais humanitárias.
	
	À legalização da figura do Supervisor pedagógico na escola.
	 
	Ao fato de que as relações interpessoais e pedagógicas na escola, ajudam a construir saberes.
	
	Ao tempo de experiência profissional.
	
	À figura do gestor escolar.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602936041)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O processo de formação do Supervisor Pedagógico se constitui, segundo Bruno e Almeida (2008) de três contextos relevantes para a necessária mudança:
		
	
	Dialogicidade e temporalidade.
	 
	Vida pessoal, formação inicial e atuação profissional.
	 
	Olhar, falar e ouvir.
	
	Saberes temporais e saberes plurais.
	
	Emancipação e determinismo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602936318)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola, inclui o estabelecer parceria com o aluno: incluí-lo no processo de planejamento do trabalho docente. Desta forma está se referindo:
		
	
	À visualização de novas perspectivas, movimentar o cotidiano do professor, desencadeando movimento de busca pelo conhecimento a partir de outros repertórios de ação.
	
	A adequação do perfil profissional do professor ao ambiente da escola sendo essa um espaço para compartilhar experiências, seja a que se refere ao homem, cidadão ou profissional.
	
	Ao atendimento dos desejos e anseios do professor.
	 
	À participação dos alunos com opiniões, sugestões e avaliações no processo de planejamento do trabalho docente, buscando instigar o professor a refletir e avaliar, com frequência, seu plano de trabalho e redirecioná-lo, também do professor produzir conhecimento sobre os alunos.
	
	A uma proposta de trabalho nova, desencadeando um trabalho de acompanhamento da ação docente.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201602936312)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui:
		
	
	Orientação à equipe de gestão.
	
	Desenvolvimento de programas estritamente ligados às políticas públicas.
	 
	Supervisão das ações docentes e discentes, das ações da equipe de gestão e pedagógica.
	 
	Supervisão do currículo, dos programas, na escolha do livro didático, do planejamento de ensino, dos métodos de ensino, da avaliação, da recuperação, do projeto pedagógico e da pesquisa.
	
	Supervisão dos projetos, observação das aulas, organização do currículo e das salas de aula.

Continue navegando