Buscar

Discusiva AFGC E GESTÃO ORÇAMENTARIA NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A Importância De Uma Boa Relação Com Os Fornecedores
Manter uma boa relação de parceria com os fornecedores é uma estratégia essencial para o sucesso da empresa, afinal, são eles que fornecem condições para que atenda aos clientes.
Assaf Neto (2005, p.530) cita que “os estoques costumam manter uma participação significativamente significativa no total de investimentos ativos da maior parte das empresas industriais e comerciais”
Mesmo o administrador financeiro não participando diretamente da gestão dos estoques, pois esta função fica a cargo de outros profissionais da empresa, como o administrador financeiro pode contribuir na boa gestão dos estoques?
Nota: 25.0
	Os estoques são capital em forma de produto, o administrador financeiro deve perceber o estoque da empresa como capital investido, se o estoque estiver parado, isso representa recursos financeiros que poderiam ajudar a empresa a pagar funcionários e qualquer tipo de despesa. Se estão parados, o administrador deve fornecer dados financeiros para a correta gestão do estoque, como por exemplo, os níveis adequados de estoque para atingir bons resultados.
Gitmam (2010,p.530) O administrador financeiro “tende a agir como assessor ou vigia no que se refere aos estoques, não tem controle direto sobre eles mas fornece dados ao processo de sua gestão”.
Também pode atuar de forma participativa em conjunto com as áreas responsáveis pela manutenção de níveis adequados de estoques, com objetivo de atingir bons resultados para a empresa.
Base teórica: cap. 5, pág. 101
Resposta: Os administradores modernos, qualquer que seja sua área de atuação, devem ter a consciência de que o capital de giro investido em estoques tem custos financeiro, e que afetará o resultado econômico e financeiro. Todos os responsáveis, diretos ou indiretos, pela administração dos estoques devem contribuir para manter o mais baixo possível o nível de estoques sem, contudo prejudicar as atividades normais das empresas. O administrador financeiro pode contribuir substancialmente nessa tarefa, evidenciando os valores e tempo de permanência dos estoques em cada fase de produção, por meio de um eficiente controle gerencial.
Questão 2/4 - Gestão Orçamentária
O objetivo do gestor financeiro referente aos estoques é otimizar as movimentações operacionais com os fluxos financeiros. A área financeira de uma empresa, preocupa-se com os fluxos de pagamentos e também com os custos adicionais para a manutenção dos estoques podendo ser destacados os custos de capital, instalações e serviços.
Sobre os custos com estoques, além dos mencionados acima, quais outros riscos ao procedimento de se estocar as empresas estão sujeitas?
Nota: 25.0
	Gabarito: Além dos custos mencionados acima, também se pode apontar alguns riscos ao procedimento de se estocar como deterioração, furtos e em alguns casos obsolescência do produto. Rota da aula 04, página 04.
Resposta: A gestão de estoque é um processo que busca o equilíbrio entre a oferta e demanda. Dentre deste contexto todas as organizações têm o objetivo de redução de custos e controle dos erros do controle de estoque, porém, para que haja, é necessário que se utilize de ferramentas que contribuam para gestão de estoques eficaz. Além dos custos mencionados acima, também se pode apontar alguns riscos ao procedimento de se estocar como deterioração, furtos e em alguns casos obsolescência do produto.
Questão 3/4 - Gestão Orçamentária
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
A respeito da Governança Corporativa, podemos afirmar que a preocupação deste procedimento é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que os comportamentos dos profissionais de finanças estejam sempre alinhados com o interesse de todas as partes interessadas direta e indiretamente no negócio.
Aponte benefícios sob o ponto de vista dos negócios especificamente para o orçamento empresarial. 
Nota: 25.0
	O aluno descreve que melhora a reputação da empresa e permite acesso a melhores fornecedores e recursos, possibilitando um planejamento mais assertivo. Ainda melhora a eficiência operacional e o gerenciamento de riscos.
O aluno ainda descreve que a adoção de boas práticas de governança melhora o acesso e reduz os custos de capital junto aos agentes de crédito, melhorando o planejamento de capital através.
Justificativa Rota 4. Tema 5. Página 20.
Resposta: Melhora reputação da empresa e permite acesso a melhores fornecedores e recursos, possibilitando um planejamento mais assertivo. Ainda melhora a eficiência operacional e o gerenciamento de riscos. A adoção de boas praticas de governança melhora o acesso e reduz os custos de capital junto aos agentes de credito, melhorando o planejamento de capital. O orçamento empresarial sob o ponto de vista da análise permitira a concessionária identificar seus pontos vulneráveis, possibilitando a aplicação de medidas corretivas de forma ágil e eficaz. Por outro lado, possibilitara também avaliar novos investimentos visualizando as oportunidades que poderiam ser exploradas pela empresa, além de permitir uma redução de custos e, consequentemente, de preços dos seus produtos e serviços em relação a seus concorrentes,
Questão 4/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A política de capital de giro é afetada pelo ciclo operacional da empresa e pelo fato de que os recebimentos e desembolsos de caixa raramente são sincronizados... quanto menos sincronizados forem os recebimentos e desembolsos, maior será a necessidade de capital de giro. (MAYO, 2008,p.396)
 O administrador financeiro da empresa passa grande parte do seu tempo analisando o capital de giro da empresa, que é afetado diretamente por alguns elementos, entre eles o ciclo operacional. Escreva o que é o ciclo operacional em uma empresa?
Nota: 25.0
	O ciclo operacional representa o período de tempo que decorre entre a aquisição da matéria-prima e o recebimento dos recursos financeiros obtidos da venda dos produtos da empresa, no caso de empresas varejistas (comerciais), é o período entre a aquisição dos produtos dos fornecedores e o recebimento do dinheiro da venda destes produtos para o consumidor final. Base teórica: cap 5, pág. 109
Resposta: O ciclo operacional corresponde ao intervalo entre a entrada dos produtos na empresa até o recebimento do produto através das vendas. É a combinação dos ciclos econômicos e financeiros, ou seja, inicia quando a empresa adquire a matéria-prima e finaliza quando recebe o pagamento de seus clientes. É o período do tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos, os ciclos operacional define o longo e o curto prazo para empresas. Períodos de tempo inferiores ao ciclo operacional da empresa são considerados curto prazo, enquanto que períodos maiores que o ciclo operacional são considerados longo prazo. No entanto, quando o ciclo operacional da empresa é inferior a um ano, prevalece a duração do execício social (uma ano) como parâmetro para o curto e o longo prazo: menos que um ano, curto prazo, e mais que um ano, longo prazo.