Buscar

Avaliação Neurológica

Prévia do material em texto

AVALIANDO RESPIRATORIA
	
	
	1a Questão (Ref.:201602831978)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	2. A manutenção do equilíbrio do corpo no espaço é um fenômeno complexo que depende de mecanismos múltiplos. Essa função só é possível graças a integração de várias estruturas, a saber: o sistema motor (força muscular, tônus muscular, reflexos tônicos de postura), sensibilidade proprioceptivas, sistema vestibular, entre outros. O estado de equilíbrio pode ser investigado de maneira estática e dinâmica. Assinale abaixo um exemplo de avaliação de equilíbrio estático:
		
	
	Prova do Rechaço
	
	Prova Calcanhar-Joelho
	
	Movimentos Alternados
	
	Avaliação da marcha
	 
	Sinal de Romberg
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602347247)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Inabilidade do paciente, usar objetos apropriados e não pode ser testada usando mímica ou imitação?
		
	
	Apraxia para vestir-se;
	
	Agnosia visual;
	
	Apraxia ideomotora.
	 
	Apraxia ideativa;
	
	Agnosia tátil;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602466094)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	- Paciente F.P.R., sexo masculino, 76 anos de idade, feirante, que foi admitido no Hospital de Pronto Socorro no dia 19 de setembro de 2015, com diagnóstico clínico de AVC Isquêmico, história patológica pregressa de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Fibrilação Atrial Crônica. Através dos resultados obtidos na avaliação fisioterapêutica, os sinais vitais apresentaram: Pressão Arterial (PA) 140x80 mmHg, freqüência cardíaca (FC) de 72 bpm, e freqüência respiratória (FR) 14 irpm. O paciente apresentou lúcido, orientado no tempo e espaço, fácies atípica, fala e linguagem preservadas e hemiparético no dimídio direito. Apresentou Sinal de Babinski presente a direita. Constatou-se através da avaliação da ADM passiva, mobilidade normal global, sem dor nos segmentos corpóreos do paciente. De acordo com a Escala de Ashworth, o punho direito apresentou um moderado aumento do tônus muscular, e no membro inferior direito observou um leve aumento do tônus muscular. Com o paciente em decúbito dorsal foi testado o reflexo cutâneo-plantar, deslizou-se o cabo do martelo a partir do calcanhar para a base do dedo mínimo e depois em direção da base do hálux. Como resultado deste teste, podemos encontrar:
		
	
	Roda dentada
	
	Dismetria
	
	Afasia
	
	Tremor
	 
	Sinal de Babinsk
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602360778)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao avaliarmos a presença do reflexo córneo, estamos verificando a integridade de dois nervos cranianos. Este reflexo é caracterizado pelo fechamento da pálpebra ao se tocar a córnea com um pedaço de algodão. Levando em consideração os nervos que participam desse reflexo, pode-se afirmar que:
		
	
	O n. trigêmeo é a via aferente e o n. oculomotor é a via eferente.
	
	O n. trigêmeo é a via aferente e o n. acessório é a via eferente.
	
	O n. facial é a via aferente e o n. oculomotor é a via eferente.
	
	O n. oculomotor é a via aferente e o n. troclear é a via eferente.
	 
	O n. trigêmeo é a via aferente e o n. facial é a via eferente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602275559)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os quadros de lesão neurológica do sistema extrapiramidal nos núcleos da base fazem com que o portador apresente movimentos involuntários das mãos e dos pés e movimentos de rotação do tronco e do pescoço, contorção da face e da língua ou de outras partes do corpo. Ocorrem também movimentos involuntários dos músculos da face, e as dificuldades para falar tornam sua linguagem quase incompreensível, devido a movimentos involuntários dos lábios e da língua. Esse quadro clínico corresponde a:
		
	
	Hipotonia
	
	Espasticidade
	
	Rigidez
	 
	Atetose
	
	Ataxia
	
	
	1a Questão (Ref.:201602282239)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O reflexo de Babinski anormal indica lesão em qual estrutura?
		
	
	Cerebelo
	
	córtex parietal
	
	Núcleos da base
	
	Tronco encefálico
	 
	Cortex Frontal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602795719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A intervenção das condutas fisioterapêuticas de forma precoce em pacientes hemiplégicos, após acidente vascular encefálico, se constitui como uma forma eficaz de promover uma melhor recuperação do paciente, visando seu retorno às atividades da vida diária e ocupacionais. Entre os objetivos da reabilitação da fisioterapia na fase aguda podemos citar, EXCETO:
		
	 
	Aumento do risco de comprometimentos secundários.
	
	Melhora da tolerância a atividades e posições.
	
	Aumento da resistência, força e potência.
	
	Aperfeiçoamento das condições de posição ereta e em sustentação de peso.
	
	Manutenção da mobilidade e integridade articular.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602506833)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente foi diagnosticado com paralisia facial, com história que foi dormir bem e acordou com a paralisia. No momento o paciente está apresentando todos os sintomas decorrentes da lesão do nervo facial (VII par craniano) à direita. Considerando o exposto, é esperado que o paciente apresente I ¿ Paralisia de toda a hemiface esquerda com desvio da comissura labial para a direita e perda da audição ipsilateral à lesão; II ¿ Paralisia da hemiface ipsilateral à lesão acompanhada de perda da gustação nos 2/3 anteriores da língua; III ¿ Dificuldade em abrir o olho, com a pupila dilatada contralateral à lesão; IV ¿ Sinal de Bell, sinal do cachimbo e dificuldade em elevar a sobrancelha; V ¿ Comprometimento da musculatura mastigatória associada à redução da secreção lacrimal. Com base no exposto, são verdadeiras as afirmações:
		
	
	I, II e III
	
	III e V
	 
	II e IV
	
	I, III e V
	
	II e III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602275562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São princípios básicos do método Kabat:
		
	
	Inibição de padrões motores anormais, estímulo de pontos motores e estímulo auditivo.
	 
	Reflexo de estiramento, movimentos em rotação (espiral) e em diagonal e estímulo visual.
	
	Uso de pontos-chave para estimular padrões motores.
	
	Facilitação de contrações através de padrões posturais primitivos.
	
	Crioestimulação cutânea, reflexos de estiramento e exercícios posturais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602410155)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Encefálica Vascular é uma das principais causas de lesões permanentes em adultos. A doença é descrita como um déficit neurológico que pode ser causado por interrupção do fluxo sanguíneo a uma determinada região encefálica (DEV ¿ I) ou por um rompimento de aneurisma ou má formação vascular (DEV ¿ H), com duração dos sintomas maior que 24 hs e/ou presença de lesão cerebral pelos exames de imagem. Tanto nas DEV hemorrágicas quanto isquemicas, o quadro clínico vai depender da localização e extensão da lesão cerebral. Baseado nessas informações analise as afirmações abaixo: I ¿ As afasias e agnosias, juntamente com hemiplegias desproporcionadas, são alterações encontradas em pacientes pós DEV quando o comprometimento se dá na região cortical; II ¿ Caso haja alteração vesical, será encontrada nesses pacientes a bexiga neurogênica arreflexa. Não vamos encontrar bexiga neurogênica reflexa em pacientes com DEV; III ¿ Estando o paciente com DEV em unidade de terapia intensiva, com medidas de proteção cerebral, não devemos manipular esse paciente precocemente devido a ele ainda estar na ventilação mecânica; IV ¿ A hipertonia encontrada nesses pacientes é do tipo espasticidade e predomina na musculatura antigravitária do hemicorpo comprometido; V ¿ O tremor de repouso e o opistótono são sinais frequentemente encontrado nesses pacientes. Estão corretas, apenas, as a firmações:
		
	
	IV e V
	
	II e V
	
	I e II
	 
	I e IV
	
	I e III1a Questão (Ref.:201602795719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A intervenção das condutas fisioterapêuticas de forma precoce em pacientes hemiplégicos, após acidente vascular encefálico, se constitui como uma forma eficaz de promover uma melhor recuperação do paciente, visando seu retorno às atividades da vida diária e ocupacionais. Entre os objetivos da reabilitação da fisioterapia na fase aguda podemos citar, EXCETO:
		
	 
	Aumento do risco de comprometimentos secundários.
	
	Aumento da resistência, força e potência.
	
	Aperfeiçoamento das condições de posição ereta e em sustentação de peso.
	
	Manutenção da mobilidade e integridade articular.
	
	Melhora da tolerância a atividades e posições.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602467033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Associe corretamente as alterações cognitivas que podem estar presentes nos pacientes com lesões encefálicas. 1. Apraxia; 2. Agnosia; 3. Afasia; 4. Amnésia; A. Déficit na percepção; B. Distúrbio da memória; C. Déficit no planejamento motor; D. Distúrbio de linguagem. A correlação correta entre letras e números se estabelece em:
		
	
	1C, 2B, 3A, 4D
	
	1D, 2C, 3B, 4A
	 
	1C, 2A, 3D, 4B
	
	1B, 2A, 3C, 4D
	
	1A, 2C, 3D, 4B
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601946622)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Parkinson é uma doença progressiva e crônica do sistema nervoso, envolvendo os núcleos da base e resultando em perturbações no tônus, posturas anormais e movimentos involuntários. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I - Há degeneração dos neurônios da substância negra que remetem seus axônios ao núcleo caudado e putâmen; II - Há um aumento significativo do neurotransmissor dopamina no corpo estriado resultando em uma exacerbação nas ligações de dopamina nos núcleos da base; III - O sistema dopaminérgico regula (inibe) a ação tônica dos interneurônios colinérgicos (Ach); IV - Há uma excessiva resposta excitatória na ação tônica dos interneurônios colinérgicos que resulta numa ativação generalizada dos sistemas motores esquelético e intrafusal; V - A ativação generalizada dos sistemas motores esquelético e intrafusal se da por meio do tracto córtico espinhal; É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II, III e V.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II, IV e V.
	 
	I, III, IV e V.
	
	II, III, IV e V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602753791)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. Alberto foi admitido no hospital com história de hemorragia no cerebelo, devido a um trauma de crânio. Ele ficou internado 2 semanas e após a alta foi indicado que procurasse um fisioterapeuta para cuidar da reabilitação das sequelas provenientes da lesão do cerebelo. Para a avaliação desse paciente serão úteis as seguintes escalas:
		
	
	Mini exame do estado mental e escala de Ashworth;
	
	Escala de Glasgow e escala de Barthel;
	 
	Escala de Berg e escala de Tinneti.
	
	Escala de Glasgow e MIF
	
	Escala ASIA e escala de Ashworth;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602803412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação é o ato de coletar dados através da anamnese e do exame físico para obter um diagnóstico fisioterapêutico e elaborar um bom plano de tratamento, uma das etapas da avaliação, importante para elaboração de um plano terapêutico eficaz é o Exame Físico, que consiste em um conjunto de técnicas e manobras realizadas durante a avaliação, que busca diagnosticar uma doença, problemas de funcionalidade, entre outros. De acordo com nossas aula marque a alternativa correta: I ¿ A palpação é uma das etapas do exame físico que investiga hiperemia, edema, temperatura, tônus e pontos dolorosos II ¿ Tônus é o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso nervoso III ¿ Quando o estado de tensão aumenta tanto que impede os movimentos, estamos diante de uma situação de espasticidade, observada comumente nas lesões de sistema nervosos periférico. IV ¿ O tônus está relacionado com o estado de tensão muscular, enquanto o trofismo relaciona-se com o diâmetro do ventre muscular.
		
	
	Apenas a assertiva um é verdadeira e não se relaciona com as demais alternativas
	 
	As assertivas II e IV são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	Todas as alternativas são verdadeiras e elas não complementam umas as outras
	
	As assertivas I e III são verdadeiras e a primeira justifica a segunda
	
	As assertivas II e IV são verdadeiras e a primeira justifica a segunda.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201602769665)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alternativa que apresenta uma correta característica da doença de Parkinson é:
		
	
	Tremor durante o sono
	
	Hipercinesia
	 
	Tremor de repouso
	
	Tremor que aumenta durante o movimento
	
	Tremor ao esforço
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601799830)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A doença de Parkinson (DP) é a doença neurodegenerativa mais freqüente na população depois da doença de Alzheimer e é fonte de grave incapacitação para um grande número de pessoas. A doença é resultado de uma degeneração de neurônios da substância negra ocasionando uma deficiência de dopamina no corpo estriado. Tal alteração compromete a motricidade do indivíduo que implicará em dificuldades para a realização das AVDs bem como sua independência. Ao realizar a avaliação, o fisioterapeuta verificará neste paciente:
		
	
	Perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de intenção, hipertonia espástica
	
	Perda dos reflexos posturais, hipercinesia, tônus flutuante, tremor de intenção
	
	Reflexos posturais presentes, hipercinesia, flutuação de tônus, mioclonia
	 
	Perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de repouso, hipertonia rígida
	
	Aumento dos reflexos posturais, hipercinesia, hipotonia, tremor de repouso
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601799139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Síndrome de Brown-Sequard se caracteriza por:
		
	 
	lesão incompleta da medula, causada pela hemisecção medular, perda da função motora, propriocepção e cinestesia do lado da lesão; perda da sensação da dor e temperatura no lado oposto
	
	lesão na parte central da medula, causada por movimentos de hiperextensão cervical, provocando perda motora das extremidades do membros superiores
	
	lesão incompleta da medula posterior com preservação da sensação de dor e tato leve abaixo da lesão
	
	lesão incompleta da medula, com lesão primária à medula anterior, preservação da cinestesia e propriocepção abaixo da lesão
	
	lesão incompleta da medula, causada pela hemisecção medular; perda da função motora, propriocepção e cinestesia do lado contralateral da lesão; perda da sensação da dor e temperatura no lado ipsolatera da lesão
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602784687)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As causas de lesão neurológica podem ser variadas, desde uma anomalia congênita até as lesões nervosas periféricas, passando por patologias que afetam o sistema nervoso central, como um trauma de coluna com lesão de medula espinhal e o acidente vascular encefálico. A escala de Ashworth é empregada no exame neurológico com o objetivo de avaliar:
		
	 
	O tônus muscular, por meio da movimentação passiva da extremidade, sendo avaliado o momento da amplitude articular em que surge a resistência ao movimento.
	
	A amplitude articular de movimento, por meio da movimentação passiva da extremidade, sendo avaliado o momento da amplitude articular em que surge a resistência ao movimento.
	
	O equilíbrio estático, por meio da movimentação passiva da extremidade, sendo avaliado o momento da amplitude articular em que surge a resistência ao movimento.
	
	A força muscular, por meio da movimentação passiva da extremidade, sendo avaliado o momento da amplitudearticular em que surge a resistência ao movimento.
	
	O equilíbrio dinâmico, por meio da movimentação passiva da extremidade, sendo avaliado o momento da amplitude articular em que surge a resistência ao movimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602283253)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cada seis segundos, independentemente da idade ou gênero, uma pessoa morre em consequência de AVC no Mundo. A Organização Mundial de AVC está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a Campanha "Um em cada seis". O AVC pode ser prevenido e os pacientes que sobrevivem ao problema, podem recuperar-se e manter a qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados a longo prazo. Foi apresentado o Projeto de Lei que institui a data de 29 de Outubro, como o Dia Estadual de Atenção aos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). A proposta é engajar os profissionais de saúde e a população na luta por melhores condições de prevenção e tratamento da doença. Aponte a alternativa que se apresente equivocada quanto às deficiências e limitações esperadas em um paciente com hemiparesia braquio-crural espástica.
		
	
	As insuficiências de movimento proporcionam a construção de uma atitude postural específica do dimídio afetado, como por exemplo, a flexão anterior do tronco superior devido ao peso do MS com rotação para o lado sadio, favorecendo a impressão de um MS para comprido do que o outro;
	
	As insuficiências de movimento podem ser caracterizadas pelo retorno insignificante das propriedades fisiológicas como força e tônus musculares, após o choque cerebral;
	
	As alterações biomecânicas que favorecem o aparecimento de padrões de movimentos atípicos e de compensações indesejáveis ocorrem em ambos os dimídios corporais.
	
	A transferência do peso corporal para o dimídio sadio justifica-se pela existência de padrões compensatórios indesejáveis, favorecendo a precária estabilidade em diferentes posturas.
	 
	As alterações biomecânicas que favorecem o aparecimento de padrões de movimentos atípicos e de compensações indesejáveis ocorrem somente no dimídio afetado;

Continue navegando