Buscar

Mercadologia I Tarefa Dissertativa 1 ESAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefas Dissertativas Mercadologia I 
Nas unidades 8 e 9, estudamos sobre o ambiente de marketing (microambiente e macroambiente). Pesquise em jornais, revistas, internet ou até mesmo realize uma visita a uma empresa de seu interesse e analise casos em que apresente empresas que sofrem influências das variáveis controláveis e das variáveis incontroláveis do ambiente de marketing. Selecione influências positivas e negativas. Faça comentários sobre os casos pesquisados e destaque como as empresas enfrentaram as influências. Não se esqueça de referenciar a sua fonte! 
R:
Toda empresa deve elaborar estratégias para apresentar sua oferta ao mercado, mas apresentando de forma clara a análise de todos os fatores que podem influenciar o seu traçado e cumprimento, tais fatores são variáveis existentes no ambiente de mercado, e podem ser internas ou externas ao mercado, determinando sua modelagem, além de mudar as intensidades, os costumes e os acontecimentos do processo de comercialização. Essas variáveis podem ser controláveis ou incontroláveis, para que se possa decidir sobre quais estratégias poderão dar melhor cumprimento às metas da empresa, devemos antes conhecer cada uma dessas variáveis mercadológicas. As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção, já as variáveis incontroláveis são caracterizadas por ocorrências que independem das ações da empresa, mas provocam alterações substanciais no mercado. 
Compete às empresas estarem atentas a elas, avaliá-las e adotar políticas que consigam conciliá-las aos objetivos empresariais. Dentre elas destacamos: a legislação, a ética, a política, a cultura, o sistema social, a religião, os comportamentos e a economia, a sociedade é uma estrutura complexa, onde as pessoas estão permanentemente em confronto e disputa, interligando-se, interdependendo-se. 
Exemplo: 
Variáveis controláveis do varejo: 
1 - Subcomposto de produtos e serviços; Componentes: Serviços de venda, Variedade e sortimento, Serviços ao cliente, Crédito, Linha de preços, Garantias e trocas, Alterações e ajustes, Imagem da loja. Entregas. 
2 - Subcomposto de comunicação; Componentes: Venda pessoal, Vitrines, Displays, Relações Públicas, Layout. Catálogos – Televendas. 
3 - Subcomposto de distribuição; Componentes: Local da loja, Centros de distribuição, Armazéns, Manuseio de mercadorias, Empacotamento. 
Influências positivas e negativas : No centro dessas variáveis encontra-se o consumidor e que todos os esforços devem ser dirigidos a ele. Como em círculo ao seu redor, encontra-se a informação de mercado, que representa a necessidade de informações que devem ser obtidas do consumidor para se chegar mais perto dos seus desejos e necessidades. Outra observação feita é que todo sucesso das operações de varejo não depende da seleção apropriada de cada elemento e subcomposto, mas, sim, a interação entre os mesmos. 
Variáveis incontroláveis do Varejo: 
1 - Demográficas: mudanças nos padrões demográficos, tais como idade, índice de natalidade, estado civil, instrução, crença religiosa, etnia, renda salarial, níveis culturais; periodicamente forçam os administradores do varejo a adaptarem os produtos com os quais atuam ou até mesmo a localização das lojas, em virtude de mudanças em tais padrões e nas exigências de cada segmento. 
2 - Econômicas: papel importante no setor de varejo. Por meio de medidas governamentais, inflação, mudança de câmbio, valorização, recessão, renda do consumidor desindexações pode haver necessidade de se adaptar ou mudar produtos. Fator que obriga os varejistas a criarem estratégias para cada momento instituído pela economia. 
3 - Políticas: as diferentes ideologias e princípios que orientam as decisões políticas mudam os diversos aspectos da comercialização. 
3 - Legais: as leis, regulamentações e normas federais, estaduais e municipais afetam diretamente a administração das organizações de varejo, pois uma empresa não funciona apenas de acordo com seu próprio conjunto de regas, mas, sim, submetida às regras do entorno. 
4 - Sociais: formado pelas pessoas de uma sociedade, seus valores, crenças e comportamentos, bem como seus interesses relativos a esses aspectos. 
5 - Tecnológicas: as inovações e os aperfeiçoamentos técnicos têm tornado os varejistas mais competitivos, possibilitando a esse setor a oportunidade de oferecer aos clientes novos valores. 
6 - Culturais: visto pelos varejistas como um fator importante, principalmente no mercado religioso. 
7 - Concorrência: dificilmente uma organização é única no fornecimento de determinado produto ou serviço . 
Influências positivas e negativas : As atividades varejistas sofrem importantes influências dos fatores ambientais. Sabe-se, por exemplo, que quedas e altas da economia ajudam ou prejudicam certos negócios, motivos pelos quais as variáveis incontroláveis devem ser analisadas por setores ou até mesmo por empresas individuais. Observa-se, também, que as ameaças e oportunidades causadas por essas variáveis dependerão do tipo de negócio do varejista.
	Fontes : http://separatanet.blogspot.com/2013/10/003003-ambiente-de-marketing-as.html 
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/250037.pdf

Continue navegando