Buscar

SLIDE DE ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 
DIEGO SANTOS
JOÃO BOSCO
FERNANDO
ANDERSON
INTRODUÇÃO 
O que é e envelhecimento ?
 “Processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". (ERMINDA, 1999, p. 43)
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existiam 390 milhões de pessoas acima de 65 anos em 1998 e estima-se que em 2025 essa população será o dobro. 
O viver bem para o idoso
 Cinco fatores são recomendados para o idoso ter saúde: vida independente, casa, ocupação, afeição e comunicação.Se algum desses fatores estiver deficiente a qualidade de vida do idoso estará comprometida. 
Segundo Neri “os baixos níveis de saúde na velhice associam-se com altos níveis de depressão e angústia e com baixos níveis de satisfação de vida e bem estar”.
Benefícios da Atividade física
 A prática de atividade física promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade aeróbia, a melhora de força e de flexibilidade, a diminuição da resistência vascular .
E, como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, o aumento da auto confiança e melhora da autoestima.
Atualmente, estudos mostram a importância dos exercícios envolvendo força e flexibilidade, pela melhora e manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso.
Programa de atividade física para os idosos
 Há uma diminuição no nível de atividade física com o envelhecimento e estudos mostram que a atividade física mais prevalente é a caminhada e o alongamento e exercícios de força entram em declínio com o avanço da idade. 
Estudos mostram a importância dos exercícios de força para a manutenção do equilíbrio, agilidade e da capacidade funcional dos idosos. Para manter a força muscular e o equilíbrio, importante realizar exercícios com pesos, de 2 a 4 vezes por semana, que estimulem a musculatura e auxiliem na manutenção da postura e do equilíbrio
Na Carta de Ottawa, dentre os cinco aspectos básicos a serem desenvolvidos para a promoção da saúde, menciona a construção de políticas públicas voltadas à saúde.
Considerações Finais
A prática de atividades físicas é de fundamental importância para a qualidade de vida do idoso. 
Há, portanto, o reconhecimento por parte de algumas políticas públicas da necessidade de se incrementar a prática de atividades físicas desta população. 
Erminda (1999) complementa que o envelhecimento pode ser dividido em três dimensões: biológica, cronológica e social. 
Referências
FRANCHI, Barros; JUNIOR, Montenegro. ATIVIDADE FÍSICA: UMA NECESSIDADE PARA A BOA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE. Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, Espanha/Portugual, Sistema de Información Científica 2005.
FRONTERA. R. A importância do treinamento de força na terceira idade. Revista Brasileira Medicina Esporte, Niterói, vol.3, n.3, julho/setembro 1997.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando