Buscar

Feira Cultural Regional Interdisciplinar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL..
Projeto: “As possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.”
SANTO ANDRÉ
 2018
Introdução
Este desafio visa promover a análise de situação de aprendizagem para uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando de forma interdisciplinar conteúdos das áreas de: História, Geografia e Arte, a atividade articula o eixo temático: história local e do cotidiano área de História, com estudos relacionados à paisagem local – área de Geografia e utilizando as representações da Arte.
Objetivos e proposta interdisciplinar.
Para aguçar o interesse pelas disciplinas de Geografia, Historia e Artes a professora, em conjunto com sua coordenação, organizaram uma Feira Cultural Regional.
O presente desafio tem como objetivo identificar e listar as etapas para a realização de uma Feira Cultural Regional que irá proporcionar vivencias culturais para dentro da escola, mostrando os hábitos alimentares, vestimentas, artesanato, geografia local e costumes da região.
As professoras da escola irão atuar em conjunto, de maneira interdisciplinar, e irão expor a proposta aos alunos de duas turmas do 3º ano inicial. Após apresentação do projeto, os alunos formarão quatro grupos.
Para que este projeto tenha seu objetivo atingido, serão aplicadas 10 aulas intercalando História, Geografia e Artes sobre os temas propostos.
A Feira Cultural Regional acontecerá em um sábado das 9 às 12 horas. Cada aluno será avaliado durante todo o período da Feira de forma individual e em grupo.
Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da situação de aprendizagem
	Proposta
	Preparar e produzir uma feira cultural 
	Objetivos 
	-Praticar a alfabetização cartográfica.
-Identificar as origens.
-Despertar a curiosidade referente sua ancestralidade.
-Identificar as plantações predominantes da região. 
-Conhecer a culinária e vestimentas locais.
-Registrar os casos contados pelos moradores.
-Apreciar os artesanatos locais.
Procedimentos avaliativos
O aluno será avaliado conforme o seu empenho nas pesquisas e o desenvolvimento durante a feira cultural.
Proposta interdisciplinar
A proposta de apresentar matérias e conteúdo aos alunos de forma interdisciplinar é de extremamente válido e produtivo, ao relacionar seus conteúdos podemos aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra.
O educador deve procurar o diferencial, usar a tecnologia como seu aliado, mas trazer o aluno para o convívio do o trabalho em grupo e em contato com a comunidade, trazendo uma vivencia valiosas.
O docente deve sempre observar e identificar as necessidades dos alunos para que possa intervir positivamente, criando vínculos ou reativando eles, através do ensino consegue criar uma interação entre parentes, vizinhos e amigos.
Situação de Aprendizagem
	Turma – proposta aos alunos de duas turmas do 3º ano inicia dividida em 4 grupos
	Objetivos
	-Praticar a alfabetização cartográfica.
-Identificar as origens.
-Despertar a curiosidade referente sua ancestralidade.
-Identificar as plantações predominantes da região. 
-Conhecer a culinária e vestimentas locais.
-Registrar os casos contados pelos moradores.
-Apreciar os artesanatos locais.
	Conteúdos
	História, Geografia e Arte
	Procedimentos metodológicos
	Alunos do 3ºano, classes A e B - As duas turmas serão divididas em 04 grupos.
Cada grupo tem uma responsabilidade, conforme segue:
Grupo 1 – Identificar as plantações e o solo predominante da região. Irão presentear os visitantes com mudas de plantas típicas locais.
Grupo 2 – Apresentarão o artesanato da região e ministrarão minis cursos durante a feira, ensinando aos visitantes algum tipo de artesanato apresentado.
Grupo 3 – Entrevistarão moradores da região, filmando os relatos para exibição durante a feira. Também irão expor vestimentas usadas por antepassados da região.
Grupo 4 – Irão dispor para degustação algum prato típico que identificaram na pesquisa sobre a região, além de exibir a receita e modo de fazer.
	Avaliação
	O aluno será avaliado conforme o seu empenho nas pesquisas e o desenvolvimento durante a feira cultural.
	Recursos
	As professoras, familiares e moradores da região irão auxiliar os alunos a realizarem suas tarefas. 
Mudas de plantas típicas, material para artesanato, câmera para filmagem, televisão, roupas, expositores, pratos, panelas, cabides, alimentos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
"Minha vida é andar
Por esse país
Para ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei. "
Luiz Gonzaga
A interdisciplinaridade permite ao docente oferecer um conhecimento global, que incentiva o aluno a construir relação entre os conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo. As exigências atuais te fazem refletir, criticar e a cada dia superar barreiras imposta por limitações, porem romper barreiras e crescer é fundamental para o professor.
Na leitura para elaboração deste desafio, evidencio que os alunos se interessam pelo diferente e inovador. O trabalho em conjunto com a comunidade, pais e amigos é de grande aceitação e o professor tem um papel fundamental para que de certo.
Cabe ao professor a inclusão de métodos e abordagens inovadores.
Vemos como resultado em cada aluno o desenvolvimento emocional, social e cultural que fornecem as qualidades necessárias para uma participação consciente, responsável e solidária em nossa sociedade.
Apesar de a utilização da interdisciplinaridade ser ainda um grande desafio para muitos professores, nesta análise pude observar as possibilidades para o trabalho educacional.
Através deste estudo considero que a inclusão deste método com respeito e tranquilidade pode desempenhar um papel transformador, pois interferem positivamente no rendimento escolar e ajudam a estabelecer limites, criando condições para um conhecimento amplo e descubram sua capacidade de realização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf . Acesso em: 20 mai. 2018. 
 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf . Acesso em: 20 mai. 2018. 
 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.
BRASIL. Significados. Conceitos e significados: Português. Disponível em:
https://www.significados.com.br/interdisciplinar/. Acesso em: 20 mai. 2018.
BRASIL. Significados. Wikipedia: Português. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga . Acesso em: 20 mai. 2018.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Continue navegando