Buscar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0574_AV_201405061529 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201405061529 - LUDIMILLA SANTOS FERNANDES
	Professor:
	JANDIRA INACIA DA ROCHA
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 13/03/2015 10:33:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201405311142)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com França (2008, p.34) que define seleção de pessoas como: "escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados". Robbins (2005, p.398) afirma que a seleção eficaz "adequa características individuais (capacidade, experiência, etc) aos requisitos do trabalho". Para o alcance deste objetivo há que se reunir instrumentos específicos capazes de colher as informações pretendidas sobre os candidatos. Cite os 3 instrumentos mais comuns, explicando cada um deles:
		
	
Resposta: Existem varios metodos para selecionar candidatos,um dos mais realizados são: Entrevista: é um dos meios mais completos para se obter informação do perfil do candidato; Dinamica de grupo: Atraves da dinamica o recrutador verifica as caracteristicas de cada candidato como forma de se expressar,relacionamento interpessoal;tomada de decisão e etc. Entrevista por competencia: Foca no que o candidato sabe fazer,o recrutador busca o melhor candidato que esteja de acordo com o perfil do cargo; Perfil Profissiografico.
	
Gabarito: As entrevistas (devem ser, acima de tudo, objetiva. O selecionador que optar por esta modalidade deve estabelecer quais as questões básicas a serem levantadas durante o processo de recrutamento); Os testes escritos Testes de simulação de desempenho (testes psicológicos podem ser conceituados como uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a função fundamental de mensurar diferenças ou mesmo as semelhanças entre indivíduos, ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes momentos). Dinâmicas de grupo; ....
	
Fundamentação do(a) Professor(a): adequada ao que se pede
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405082046)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em qualquer situação é necessário considerar várias alternativas para que possamos chegar a uma conclusão do assunto. Este assunto diz respeito ao processo perceptivo, o qual explica como as pessoas se veem umas às outras. Comente o que você entende por percepção e interação pessoal.
		
	
Resposta: Percepçao é o modo como vemos as coisas do nosso jeito,podemos achar que uma pessoa é de uma forma e ela ser completamente diferente. Podemos tambem achar que se alguem for bom em um determinado assunto,ele poderá tambem ser bom em outro e vice e versa.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar barreira que impede o entendimento da situação. O relacionamento que se estabelece depende de como as pessoas se percebem umas às outras. As aparências que cada pessoa cria para representação de papéis. O diferencial de cada individuo. Teoria Implícita da Personalidade construída a partir dos referencias de cada um.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): incompleta- adequada ao que se pede
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405296273)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam: Assinale a Única alternativa correta.
		
	
	O uso da ciência
	
	O uso da dialética
	
	O uso do cognitivismo
	
	O uso de pesquisas
	 
	O uso do senso comum
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405300290)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Zanelli (2008) define as organizações como sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc. Chiavenato (2000) acrescenta que as organizações existem para que possamos satisfazer necessidades que não satisfazemos sozinhos. A união de esforços para o alcance de necessidades leva à reunião de indivíduos, formando grupos. Para que haja sucesso nessa reunião, deve haver sucesso na interação (Bowditch & Buono, 1992). Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. Assinale a única alternativa que inclui os 3(três) tipos:
		
	
	Equipes equivalentes; Equipes de criação; Equipes táticas.
	 
	Equipes operacionais; Equipes de criação; Equipes táticas.
	 
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes táticas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes orientadas.
	
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes integradas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405311873)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Psicologia das Organizações tem sido considerada como importante ferramenta no desenvolvimento corporativo. Uma vez que ela, além de estudar os comportamentos e as diferenças individuais, também estuda os processos decisórios. Dessa forma, a Psicologia das Organizações considera como aspecto importante da personalidade, que:
		
	
	A personalidade não sofre pressões das variáveis
	
	A personalidade possui uma dinâmica definitiva
	
	A personalidade pode ser concluída
	 
	A personalidade se expressa de forma rígida
	 
	A personalidade é uma estrutura dinâmica e mutável
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405645341)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa corrreta sobre o conceito de inteligência. Podemos afirmar que:
		
	
	A Inteligência não pode ser desenvolvida na experiência cotidiana;
	
	A Inteligência domina as Emoções em quaisquer circunstâncias.
	 
	A Inteligência é a capacidade intelectual de obter conhecimentos;
	
	A Inteligência não depende das informações obtidas pelo sujeito;
	
	As pessoas inteligentes não estão sujeitas a desenvolverem estresse;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405335494)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Especialistas de RH utilizam um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Esta afirmativa mostra que o RH tem utilizado:
		
	 
	O treinamento
	
	A pesquisa de clima
	
	O Desenvolvimento
	
	A Avaliação de Desempenho
	
	As Entrevistas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405335499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que não exista nenhuma interferência no processo de seleção por parte do entrevistador, é necessário que se faça previamente um estudo das funções sobre a vaga em questão. Este levantamento das funções recebe o nome de:
		
	 
	Perfil Profissiográfico
	
	Perfil das Competências
	
	Perfil do Candidato
	
	Perfil das Tarefas
	
	Perfil Psicológico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405646198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cenário empresarial é baseado em desempenho e resultados. Não é raro o colaborador se defrontar com metas de desempenho a serem alcançadas, como um meio dos empregadores avaliarem seu rendimento e possível permanência ou não no quadro da organização. São poucas as empresas que se preocupam verdadeiramente com o aprendizado dos seus colaboradores. De acordo com Guns (1998), a organização baseada no desempenho obtem seus resultados em curto prazo, enquanto as baseadas na aprendizagem focam o longo prazo. Alguns fatores demonstram essa diferença:
		
	
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que não reinveste continuamente em aprendizagem. A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo valorizada, já que ela reinveste em aprendizagem.
	
	A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada,já que ela não reinveste em aprendizagem. A organização baseada na aprendizagem não consegue atingir um melhor desempenho já que não reinveste continuamente em aprendizagem.
	
	A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada, já que ela não reinveste em aprendizagem. Ela se contenta com efeitos temporários.A organização baseada na aprendizagem também não consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo.
	
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que reinveste continuamente em aprendizagem. Porém, não garante o sucesso da organização, já que não se preocupa com a competitividade.
	 
	A organização baseada na aprendizagem consegue melhorar seu desempenho com o decorrer do tempo, já que reinveste continuamente em aprendizagem. A eficácia da organização baseada no desempenho acaba sendo prejudicada, já que ela não reinveste em aprendizagem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405313817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os meios corporativos ora estimulam o trabalho em equipe, ora a produção individual, o que fomenta desatenção aos colegas e competitividade. Estes episódios podem fazer com que os colaboradores promovam:
		
	
	Crescimento de habilidades técnicas;
	
	Desenvolvimento satisfatório de equipe;
	
	Aquisição de habilidades interpessoais;
	 
	Falta de ética nas relações de trabalho;
	
	Bom clima organizacional.

Outros materiais