Buscar

Estudo de Caso, Ceia do Senhor


Prévia do material em texto

TEMA:  A interpretação da  Ceia do Senhor - Mateus 26.26-30
PROBLEMA: A interpretação do texto de Mateus 26.26-30 e paralelos sobre a Ceia do Senhor tem sido uma das mais importantes questões que dividem os cristãos. As diversas interpretações confessionais sobre o texto refletem métodos diferentes de interpretação bíblica. Preocupados com a questão da interpretação da Ceia do Senhor em 1982, teólogos de diversas confissões reunidos em Lima no Peru procuraram estabelecer um documento de convergência a respeito do significado da Ceia do Senhor e de mais dois assuntos controversos entre os cristãos que é o batismo e o ministério. Um líder religioso prepara a fala que terá com a sua comunidade durante um encontro semanal. Como poderá apresentar diferentes interpretações para a Ceia do Senhor?
QUESTÃO ORIENTADORA: Demonstre como foi utilizado o método de interpretação literal do texto da narrativa da Ceia do Senhor em Mateus 26.26-30 e como pode ser utilizado um método de interpretação alegórico (simbólico) nesse texto.
A Ceia instituída por Cristo comunica uma realidade de comunhão tanto vertical como horizontal. No Catolicismo, a interpretação da Ceia do Senhor é Transubstancial. Ou seja, os elementos pão e vinho mudam de substância e se transformam em carne e sangue na hora da consagração dos elementos. Na visão Luterana, a Ceia é Consubstancial. Ou seja, Cristo está presente fisicamente nos elementos pão e vinho. Para Zwuinglio, a Ceia é uma recordação da morte de Cristo. No entendimento de Calvino, Cristo está presente espiritualmente na Ceia, como alimento para nossa alma. A forma alegórica ou simbólica da Ceia revela a libertação espiritual do povo de Deus. Se a Páscoa judaica marcou a libertação do sofrimento do cativeiro egípcio, em Jesus, através da sua morte na cruz, marcou a libertação da escravidão do pecado e reconciliação com o Pai.

Continue navegando