Buscar

Apol 5 Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH e Psicologia e Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
A empresa BHEN com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores decidiu implantar um Programa desta natureza. Para tanto, elaborou um projeto e chamou a sua consultoria que é especialista na implantação de PQV e pediu a sua opinião o que deveria realizar na empresa para implantá-lo. Leia na sequencia, as etapas que foram propostas pela empresa e analise se as mesmas estão condizentes com a implantação de um PQV.
I – Desenvolver um diagnóstico de satisfação com todos os funcionários para verificar se a gama de benefícios propicia o bem-estar coletivo e ancora a prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto no trabalho.
II - Desenvolver uma política de comunicação interna que alavanque as ações da QVT.
III - Alinhar a gestão organizacional para que ela esteja voltada para a integração entre produtividade e entrega dos resultados no prazo.
IV - A gestão do trabalho deve se orientar pelo exercício responsável da autonomia, cooperação e flexibilidade, sempre e em todos os níveis.
V - O planejamento das tarefas, os critérios de produtividade e a avaliação de desempenho devem estar em sintonia com a política da qualidade de vida no trabalho.
 
Agora marque a alternativa abaixo, que apresenta corretamente as etapas que são condizentes com a implantação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
	
	C
	As etapas II e V estão Corretas
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
 
    Uma abordagem diferenciada é proposta por Philippe Zarifian, que destaca três características do sistema produtivo atual de grande importância para o entendimento dos desafios da gestão por competência (ZARIFIAN, 2001):
A primeira é a noção de incidente, que representa a capacidade de convivência com fatos imprevistos, cuja ocorrência altera as rotinas produtivas. Os incidentes, cada vez mais freqüentes devido à complexidade que marca a nossa época, fogem à capacidade de previsão e auto-regulação dos sistemas produtivos tradicionais. Cada pessoa precisa buscar continuamente recursos para adaptar-se às novas exigências de seu trabalho.
 
A segunda característica é a crescente importância assumida pela comunicação. Os sistemas de comunicação corporativos proporcionam a ampliação do conhecimento sobre objetivos, valores e normas da organização. A aquisição de competências relacionadas ao relacionamento interpessoal é a conseqüência mais imediata dessa situação. Faz-se necessária, também, a abertura para a constante interação e troca de informações com outras pessoas, setores da organização e com o ambiente externo.
 
A terceira característica destacada por Zarifian. Cada pessoa deve perceber que sua missão no trabalho não é apenas desempenhar as tarefas que lhe são atribuídas ou cumprir normas e rotinas estabelecidas. O que importa, de fato, é a capacidade que a pessoa possui para atender às necessidades de seus clientes internos e externos.
 
Com base nas três características por ele percebidas nos sistemas produtivos atuais, Zarifian define a competência como sendo a inteligência prática, aplicada na solução dos problemas que surgem. Essa inteligência precisa apoiar-se nos conhecimentos adquiridos, procurando constantemente revê-los e atualizá-los, de modo a adaptá-los aos desafios cotidianos.
 
(Fonte: LANA e FERREIRA, 2007 Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3327523/2-gestao-competencias-impactos-gestao-pessoas.pdf)
 
Considerando as ideias apresentadas por Zarifian, analise as afirmações a seguir.
I. Os incidentes na gestão empresarial hoje são previsíveis, podendo ser evitados.
II     Os sistemas de comunicação nas corporações garantem que cada funcionário cumpra o seu papel individualmente sem perder tempo com troca de informações com outros setores.
III     A competência é uma forma de resolver problemas e desafios constantes com inteligência e sentido prático.
 
De acordo com o pensamento de Zarifian é correto o que se afirma em:
	
	B
	III, apenas.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Os autores que estudamos em nossa aula apresentam diversas definições de clima organizacional, porém em todas elas pudemos perceber que o clima representa as percepções que os empregados têm dos valores compartilhados que se tornam tangíveis através das ações que são tomadas nas empresas. Essas ações geram satisfações e insatisfações no grupo que quando vista em conjunto passa a representar o clima daquela instituição.
Vamos pensar em uma empresa que tem o seguinte cenário:
A empresa F&N, pertence ao ramo alimentício. Iniciou suas atividades há 80 anos e os dirigentes orgulham-se da direção da empresa ter passado da mão de pai para filho por várias gerações. Comentam também que já formaram várias gerações de profissionais. Porém as decisões sempre foram centralizadas na cúpula. Preocuparam-se e ainda se preocupam com os efeitos econômicos a que se encontram submetidos e com a lucratividade. Solicitam que seus subordinados também estejam atentos a isso e possam adotar práticas que privilegiem esses aspectos.
A comunicação é descendente, são dadas as instruções sobre o que fazer, porém pouco se fala sobre o como e por que fazer. O planejamento é centralizado pelo estratégico e pouco compartilhado com o nível tático e consequentemente com o operacional.
O controle se dá por meio de relatórios semanais, os quais são elaborados pelos gestores e encaminhados ao estratégico que os retorna com comentários solicitando ajustes e com tomadas de decisão.
Embora os empregados tenham pouca autonomia e certo distanciamento do nível estratégico, demonstram estabilidade no emprego e são fieis a organização e muitos falam que a empresa é a melhor do mercado.
Analise o cenário da empresa F&N e com base na teoria estudada, assinale a alternativa CORRETA quanto a gestão do clima organizacional.
	
	E
	Embora a F&N tenha atingido a estabilidade funcional ele desconhece os efeitos de suas ações sobre as pessoas que dela fazem parte, ou seja, seus sentimentos, suas percepções, interpretações, os efeitos das medidas que são tomadas pela cúpula sobre eles, portanto não tem condições de avaliar o clima organizacional vigente.
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Com os desafios que as empresas vêm passando, uma boa gestão de Recursos Humanos, tornou-se essencial para conseguir vencer desafios, uma vez que, gestão do conhecimento é estratégica para as organizações. O setor de Recursos Humanos deixou de estar preocupado em identificar necessidades de treinamento, ou em fazer melhores escolhas na hora de conceder uma promoção, ainda que sejam itens importantes, e passou a ter uma visão mais estratégica, onde os questionamentos começam a ter um novo aspecto.
 
Para ajudar a resolver todas essas questões, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, pode contar com uma ferramenta chamada mapeamento de competências. O uso do mapeamento das competências para a gestão do conhecimento está relacionado principalmente com a possibilidade de aproximar os iguais, em alguns momentos, e os complementares, em outros; de identificar redundâncias ou ausências de habilidades ou competências. Com isso, a espiral do conhecimento avança a níveis exponenciais. Pode parecer complicado, mas é apenas uma forma mais complexa de dizer que "duas cabeças juntas pensam melhor do que uma".
 
(Fonte: Adaptado de LIMA, 2005 <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/artigo-mapeamento-de-competencias/11257/>)
Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As empresas estão adotando uma estratégia de gestão recorrendo ao mapeamento de competências.
 
PORQUE
 
II. O mapeamento de competências identifica as qualidades assim como as limitações dos seus colaboradores nos diversos campos de atuação, podendo com isso fazer uma gestão exponencial aproveitando ao máximo o potencial de cada um de acordo com suas habilidades.
 
A respeito dasasserções assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
As competências humanas têm um valor social inequívoco. Justifica-se, assim, o interesse dos gestores do trabalho por elas. Querem saber como nascem e se desenvolvem, como podem ser estimuladas e administradas tendo em vista o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de processos e produtos.
A gestão do desenvolvimento e uso das competências dentro de um contexto de valorização do trabalho humano, numa perspectiva de qualidade social, visando o interesse coletivo, constitui uma questão estratégica para a construção de uma sociedade superior em generosidade, participação e distribuição social. Trata-se, da afirmação da subjetividade ativa, criadora e crítica dos indivíduos, condição imprescindível para o desenvolvimento livre de seus potenciais e a realização do sentido da vida.
Para o desabrochamento das competências humanas e o pleno cumprimento de suas funções de emancipação é preciso, no entanto, que a sociedade favoreça a distribuição social, que as pessoas tenham acesso a recursos (cognitivos, relacionais, instrumentais, etc.) para que possam articulá-los e mobilizá-los. Além do acesso às informações, aos meios de trabalho adequados, é também fundamental que haja liberdade no processo de trabalho, para que o exercício da autonomia seja de fato, o julgamento possa ser realmente crítico e a criatividade não seja regulada.
 
Disponível em: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp content/uploads/2010/06/USOS-SOCIAIS-DO-TRABALHO-E-DA NO%C3%87%C3%83O-DE-COMPET%C3%8ANCIA.pdf
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações  a seguir.
I. O desenvolvimento das competências depende do acesso aos bens intelectuais e tecnológicos da sociedade.
II. Os gestores empresariais se preocupam com as competências dos funcionários em função de uma maior produtividade e qualidade dos produtos.
III. O aprimoramento das competências pessoais contribui para a formação de uma sociedade mais avançada e justa.
IV. A liberdade e autonomia dos funcionários no ambiente de trabalho prejudicam o desenvolvimento das competências.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	D
	I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina